Prêmio Empregueafro de Valorização da Diversidade Étnico-Racial celebra iniciativas de inclusão em São Paulo

0
1228

Por Daniela Gomes

No último dia 27 de novembro, o prêmio Empregueafro de Valorização da Diversidade Étnico-Racial celebrou a luta por inclusão da população negra no ambiente corporativo e no empreendedorismo. Durante cerimônia realizada no Salão Nobre da Câmara dos Vereadores de São Paulo, a premiação, que é uma iniciativa da Empregueafro – Consultoria em Diversidade, condecorou personalidades que dedicam suas vidas e carreiras à promoção da diversidade como ferramenta para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Dentre os contemplados por suas ações em prol da inclusão da população negra, foram selecionadas entidades públicas como a Prefeitura de São Paulo, foi representada pelo secretário municipal da Igualdade Racial, Maurício Pestana, e pessoas que trabalham em grandes corporações que investem em programas de diversidade como Adriana Ferreira, líder de diversidade da IBM, a executiva Lisiane Lemos da Microsoft, a gerente de Responsabilidade Social e Diversidade, Karina Chaves do grupo Carrefour, o bancário Ednilson Martins e o especialista em diversidade Adriano Bandini do Citibank. Além disso, a premiação contou ainda com empreendedores negros, como Michelle Fernandes, da Boutique de Krioula, Ana Paula da Xongani Arte com Tecidos e Sérgio All, Fernanda Ribeiro e Marcio Valêncio da rede Afrobusiness, além de ativistas, escritores, jornalistas, líderes religiosos entre outros.

Com falas carregadas de emoção, cada um dos contemplados lembrou a importância de uma premiação como essa, não apenas em suas carreiras, mas também e principalmente como conquista pessoal que reflete na realidade de toda a população afro-brasileira. Entre os discursos que se destacaram estiveram a fala da líder da Aliança de Negros e Negras Evangélicas do Brasil, pastora Waldicéia de Moraes Teixeira da Silva, que ressaltou a importância de lutarmos contra o racismo religioso e por mais respeito às religiões de matriz africana. A sacerdotisa pediu ainda um minuto de silêncio pelo ataque sofrido pelo terreiro da Mãe Baiana, na noite anterior. A comoção também esteve presente no discurso de Adriana Ferreira, que lembrou a luta por igualdade profissional para mulheres e para a comunidade LGBT e de Reinaldo Bulgarelli, consultor de diversidade que acompanhado do neto, falou da esperança de que o mesmo possa viver em um mundo mais justo.

Lista de Premiados:

Prefeito Fernando Haddad – representado pelo Secretário Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Maurício Fernando Pestana.

Paulo Reis – Vereador

Antonio Donato – Vereador

Adriana Ferreira – Líder de Diversidade – IBM

Adriano Bandini e Ednilson Martiniano – Citibank.

Alberto Pinto – Rio 2016

Ana Paula Xongani – Xongani, Arte com Tecidos

Cristina Fernandes – White Martins

Daniela Zeidan – Executiva de Negócios e Pastora

Durval Arantes – Escritor, empreendedor e tradutor

Eliane Serafim – Terapeuta Capilar e Idealizadora do Encrespa Geral

Karina Chaves – Gerente de Responsabilidade Social e Diversidade – Carrefour

Lisiane Lemos – Executiva na Microsoft

Michelle Fernandes – Boutique de Krioula

Paulo Pianez – Diretor do Instituto Carrefour

Reinaldo Bulgarelli – Consultor de Diversidade

Rodrigo Faustino – Ebony English

Sérgio All, Fernanda Ribeiro e Marcio Valencio – Rede Afrobusiness.

Silvia Nascimento – Jornalista

Waldicéia de Moraes Teixeira da Silva – Presidente da ANNEB

Comments

Comentários