Se o exemplo arrasta, a representatividade negra quando falamos de carreira é um estímulo pouco discutido. Uma pesquisa de 2019 do Ethos feita em 500 empresas com alto faturamento, mostrou que menos de 5% dos líderes de grandes empresas são negros. Mesmo na gerência a porcentagem não passa de 7%. O maior número de pessoas negras em grandes empresas aparece em cargos de trainees e aprendizes.
Mesmo sendo minoria, gerentes, superintendentes e diretores negros existem e as histórias dessas pessoas precisa ser contadas para estimular quem está no mercado de trabalho e mostrar para sociedade que a comunidade negra tem competência em diversas áreas. E para contribuir com esse movimento de representatividade tão necessário, Viviane E. Moreira, Gerente de Riscos e Continuidade de Negócios lançou no Linkedin nessa segunda-feira, 13, o projeto Construindo Conexões onde ela entrevista profissionais negros das mais diversas áreas de atuação.
Notícias Relacionadas
Taís Araujo fala sobre emoção de gravar como Nossa Senhora em ‘O Auto da Compadecida 2’: “Queria esticar aquele momento”
7ª edição da Celebração do Cinema e Televisão Negros dos EUA celebra carreira de Regina King e Tyler Perry
Viviane é uma das executivas negras de maior prestígio dentro e fora da comunidade negra e um dos motivos é que ele sempre falou sobre questões de representatividade até antes de se tornar um assunto de merecida relevância. Ela explica mais sobre o Construindo Conexões:
“O fato do Linkedin se apresentar como uma rede de conexões entre profissionais com posições onde não há representatividade negra, torna-se muitas vezes uma barreira para que os profissionais negros entendam que é um espaço em que eles podem se enquadrar. Importante estarmos lá porque tem conteúdo, cursos e dicas que são necessários para o desenvolvimento profissional de todos, sem falar na possibilidade de networking que é incrível”, explica Viviane que postará as entrevistas a cada 15 dias em seu perfil no Linkedin.
A executiva ainda explica que se preocupa com a invisibilidade de profissionais negros em posições importantes dentro da plataforma. “São profissionais negros que nutrem a nossa carência de representatividade em diferentes segmentos de mercado e têm conhecimentos incríveis para compartilhar”, detalha.
O primeiro entrevistado do programa é Anderson Assunção executivo do setor de engenharia e construção de projetos industriais e de infraestrutura e Gerente Geral para a Fluor no Brasil.
O Construindo Conexões também pode ser visto pelo Youtube.
Assista o primeiro programa:
Notícias Recentes
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas
Leci Brandão celebra 80 anos e cinco décadas de samba em programa especial da TV Brasil