Por meio do Linkedin Viviane E. Moreira quer aumentar a visibilidade de profissionais negros em cargos de liderança

0
876
Viviane E. Moreira, Gerente de Riscos e Continuidade de Negócios - Crédito Imagem: Arquivo pessoal

Se o exemplo arrasta, a representatividade negra quando falamos de carreira é um estímulo pouco discutido. Uma pesquisa de 2019 do Ethos feita em 500 empresas com alto faturamento, mostrou que menos de 5% dos líderes de grandes empresas são negros. Mesmo na gerência a porcentagem não passa de 7%. O maior número de pessoas negras em grandes empresas aparece em cargos de trainees e aprendizes.

Mesmo sendo minoria, gerentes, superintendentes e diretores negros existem e as histórias dessas pessoas precisa ser contadas para estimular quem está no mercado de trabalho e mostrar para sociedade que a comunidade negra tem competência em diversas áreas. E para contribuir com esse movimento de representatividade tão necessário, Viviane E. Moreira, Gerente de Riscos e Continuidade de Negócios lançou no Linkedin nessa segunda-feira, 13, o projeto Construindo Conexões onde ela entrevista profissionais negros das mais diversas áreas de atuação.

Viviane é uma das executivas negras de maior prestígio dentro e fora da comunidade negra e um dos motivos é que ele sempre falou sobre questões de representatividade até antes de se tornar um assunto de merecida relevância. Ela explica mais sobre o Construindo Conexões:

“O fato do Linkedin se apresentar como uma rede de conexões entre profissionais com posições onde não há representatividade negra, torna-se muitas vezes uma barreira para que os profissionais negros entendam que é um espaço em que eles podem se enquadrar. Importante estarmos lá porque tem conteúdo, cursos e dicas que são necessários para o desenvolvimento profissional de todos, sem falar na possibilidade de networking que é incrível”, explica Viviane que postará as entrevistas a cada 15 dias em seu perfil no Linkedin.

A executiva ainda explica que se preocupa com a invisibilidade de profissionais negros em posições importantes dentro da plataforma. “São profissionais negros que nutrem a nossa carência de representatividade em diferentes segmentos de mercado e têm conhecimentos incríveis para compartilhar”, detalha.

O primeiro entrevistado do programa é  Anderson Assunção  executivo do setor de engenharia e construção de projetos industriais e de infraestrutura e Gerente Geral para a Fluor no Brasil.

O Construindo Conexões também pode ser visto pelo Youtube.

Assista o primeiro programa:

Comments