”Pessoas pretas e periféricas também podem chegar em qualquer lugar”: Conheça alguns indicados ao Prêmio Gastronomia Preta

0
”Pessoas pretas e periféricas também podem chegar em qualquer lugar”: Conheça alguns indicados ao Prêmio Gastronomia Preta

Criado pelo professor de gastronomia Breno Cruz, o Prêmio Gastronomia Preta visa enaltecer o papel de pessoas da nossa comunidade dentro do ramo. Ao todo cerca de 25 profissionais serão premiados, em 21 categorias diferentes. “O prêmio veio para evidenciar pessoas pretas que estão invisibilizadas em muitas cozinhas e salões de bares, restaurantes e gastrobares. Tem muita gente boa que não é conhecida – obviamente em função de serem pretas”, explica o idealizador.

A premiação acontece no próximo dia 28 em uma cerimônia para convidados no Muhcab, Museu de História e Cultura Afro-brasileira, no Rio de Janeiro.

A ideia do projeto é não somente focar nos chefs de cozinha, mas em toda a equipe necessária para o funcionamento de um bar ou restaurante. Por isso, também concorrem categorias como garçom, garçonete, hostess, maitre entre outros. Conheça a seguir dois finalistas ao prêmio e em qual ou quais categorias concorrerem.

Vagner Luiz Santos da Silva, concorre nas categorias Melhor Chef, Melhor Restaurante pelo Atlântida Restaurante e Melhor Criação pelo prato Croquete de Peixe. Além do trabalho no Atlântida, ele também desenvolve projetos sociais. “Sou também idealizador do @Jacacozinha que é uma cozinha solidaria na favela do Jacarezinho em parceria com a Gastromotiva”, explica ele, que também já trabalhou em restaurantes como Casa Camolese, Sal Gastronomia e Sal Grosso, ambos do chef Henrique Fogaça. “Me sinto lisonjeado e agradecido por estar concorrendo, mostrando para a minha comunidade que nós pessoas pretas e periféricas também podem chegar em qualquer lugar“, afirma.

Francis Tavares concorre nas categorias Melhor Restaurante e Melhor Empreendora. Ela comanda o Nossas Raízes Bistrô, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. “Estou super feliz de estar representando minha cidade nas categorias melhor restaurante e melhor empreendedora do Prêmio Gastronomia Preta. Empreendendo há quase 20 anos em outro negócio de gastronomia, vivi uma época com poucas referências, esta indicação tem um valor muito especial , sinto que incentivará outros empreendedores pretos a acreditarem em seus negócios”, deseja Francis.

O Nossas Raízes Bistrô, nasce no final de 2019, num momento de renovação de pensamentos , onde a busca das nossas referências ancestrais está se tornando cada vez mais essencial. Nossas receitas são das mulheres da família, com temperos naturais , e ingredientes simples, são pratos conhecidos mas que não ganhavam protagonismo como cozinha afro brasileira”, detalha.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display