Para além de Rihanna: 14 cantoras latinas e caribenhas para colocar na playlist

0
814

Desde que o mundo é mundo a música latina traz um calor especial aos nossos corações, além, é claro, de ser um terreno fértil para que vozes femininas se ergam e possam fazer com que seus desejos, origens e sentimentos sejam ouvidos.

E quando falamos em Barbados, um país insular localizado na América Central, banhado pelo mar do Caribe, apenas um nome vem à cabeça: o de Rihanna, a artista barbadiana mais famosa e conhecida do mundo. Mas, obviamente, há outros artistas tão talentosos no local. Listamos 14 nomes que representam a ampla diversidade cultural latina e caribenha; Confira:

CALYPSO ROSE

Calypso Rose é uma cantora e compositora de Trindade e Tobago. Ela começou a escrever músicas aos 15 anos, e ao longo dos anos, ela compôs mais de 800 músicas e gravou mais de 20 álbuns, e também é considerada a “mãe do calipso”.

KRISIRIE

A artista de 23 anos começou a publicar suas músicas online em 2015. A primeira delas é “Wind Blows”, que chegou a 70 mil streams no SoundCloud. Suas influências musicas são Bob Marley, Beres Hammond, The Weekend, Sade, Ella Fitzgerald e Drake.

NIKITA

Nikita nasceu numa família de músicos e, por isso, cresceu rodeada por todo tipo de música. Influenciada por tantos ritmos, ela criou um som próprio, que mistura elementos do soul, pop, R&B e o soca, gênero musical originado em Trindade e Tobago. A artista tem como principais divas as cantoras Alicia Keys e Chrisette Michele.

SHANTA PRINCE

Shanta começou a fazer barulho em Barbados no ano de 2014, quando sua faixa “Stush” lhe rendeu um lugar na semifinal de uma competição de Soca. Depois disso, ela venceu como revelação no Barbados Music Awards e, no momento, é uma das cantoras caribenhas mais conhecidas pelas ilhas vizinhas.

FAITH

Antes de dedicar-se à música, a cantora de 26 anos era modelo de calendário sensual. Só em 2016 ela começou a tocar em pequenos estabelecimentos, até ser convidada para se apresentar no circuito de hotéis de Barbados. Atualmente, ela é reconhecida em seu país e acabou de lançar seu disco de estreia, “Memories”.

SHONTELLE LAYNE

Shontelle Layne, é uma cantora e compositora de Barbados. Ficou famosa após escrever e participar da música “Roll It” com a cantora Rihanna e o grupo extinto J-Status com isso conseguiu o seu primeiro contrato profissional com a SRC/Motown.

DAYMÉ AROCENA

Daymé Arocena é uma cantora de jazz afro-cubana premiada de Havana, que foi descrita como a “melhor jovem cantora de Cuba”. Ela ganhou o Juno Award de 2015 pelo melhor álbum de jazz, como membro da banda de jazz Maqueque, tocando com a música canadense Jane Bunnett.

BECKY G

Becky G. Mesmo a cantora tendo nascido em Inglewood, cidade situada no Estado da Califórnia, seu sangue latino sempre falou mais alto. Tanto que ela começou a carreira fazendo pequenos covers em inglês na internet, atividade que manteve até ser descoberta por um olheiro. De lá pra cá Becky emplacou single atrás de single nas listas de mais tocadas do rádio e, resgatando as origens de sua família, majoritariamente mexicana, adotou o espanhol como seu idioma oficial desde 2016.

GREEICY

Vencedora da edição de 2018 do reality “Mira Quién Baila” (versão mexicana do “Dancing With The Stars”), a cantora nasceu na cidade de Cali e desde sempre se mostrou interessada em seguir carreira na música. Reunindo ótimas parcerias em pouco mais de um ano de carreira (entre elas Nacho, Anitta e David Bisbal), a cantora é super cuidadosa com a estética de seus trabalhos. Sempre envolta por cores fortes e uma ginga única.

AYA NAKAMURA

Aya Danioko, mais conhecida como Aya Nakamura, é uma cantora maliana. Ela é mais conhecida por seu hit “Djadja”, que tem mais de 600 milhões de visualizações no YouTube.

DEZARIE

Dezarie é uma cantora de reggae nascida em St. Croix, nas Ilhas Virgens Americanas. Divide as dependências do estúdio Afrikan Roots Lab com os conterrâneos do Midnite. Recebeu o prêmio Best New Female Reggae Artist (Melhor Revelaçao Feminina do Reggae) em Atlanta antes de retornar a ilha de St. Croix. Possui cinco discos em sua carreira, Fya de 2001, Gracious Mama Africa de 2003, Eaze the Pain de 2008, The Fourth Book 2010 e Love In Your Meditation de 2014. Em suas apresentações no Brasil, a cantora foi bem recebida pelas críticas e pelo público, devido sua postura e presença de palco.

E chegamos nas ultimas, porém mais ouvidas pelo mundo:

ROSALÍA

Rosalía Vila Tobella, conhecida mononimamente como Rosalía, é uma cantora, compositora e produtora musical espanhola. Conhecida por suas interpretações modernas da música flamenca, Rosalía cruzou fronteiras linguísticas depois de receber elogios de influenciadores internacionais e colaborar com artistas como Travis Scott, J Balvin, Pharrell Williams, James Blake e Ozuna.

SHAKIRA

Shakira Isabel Mebarak Ripoll é cantora, compositora, dançarina e instrumentista colombiana, além de atuar regularmente como produtora, empresária, coreógrafa, atriz, e modelo. Shakira também é embaixadora da Boa Vontade da UNICEF colombiana.

E por ultimo, mas nem tum pouco menos importante; Rihanna

Robyn Rihanna Fenty é cantora, compositora, atriz e empresária barbadense com mais de 275 milhões de obras musicais comercializadas em todo o mundo, Rihanna é um dos dez artistas musicais mais vendidos de todos os tempos. Ela também é o artista mais vendido digitalmente da história, estabelecendo um recorde no livro de recordes mundiais Guinness.

Rihanna também é dona da Fenty Beauty, marca de cosméticos lançada em setembro de 2017 popular por sua ampla inclusão em tons de pele e gênero. O lançamento original incluiu 40 tons mas desde seu lançamento já foi expandido para 50.

Comments