Nollywood – O cinema Nigeriano

0
757
Foto: Reproduçao/Nollywood

O cinema nigeriano, Nollywood, é uma referência de narrativas cinematográficas, em alguns “streamings” eles têm ganhado cada vez mais espaço.

E o mais interessante ao pesquisar sobre o cinema nigeriano, constatei que ele teve/tem investimento do governo nigeriano desde os anos 70, após a independência do país. A Nigéria é um dos países mais ricos do continente africano, é um território muito rico em petróleo. Além do destaque que vem tendo no cinema, a Nollywood, que incrivelmente está muito associado ao “boom” que nos anos 1970 o petróleo teve.

O governo passou a investir no cinema com a intenção de propagar sua política e promover uma descolonização da mente nigeriana após a independência que aconteceu em 1960. A Nigéria foi colonia britânica até 1960. Assim, esses filmes passaram a fazer sucesso no país, embora com viés mais comercial, a presença da cultura e arte foi importante para seu triunfo, se destacando como uma das indústrias cinematográficas mais significantes do mundo, arrecadando por ano cerca de 300 milhões de dólares.

Então resolvi indicar 5 filmes nigerianos que eu já vi e amo, e acredito ser bacana para conhecer um pouco da cultura nigeriana.

FILME 1 – A ESTRADA NUNCA PERCORRIDA de 2015
É a história de um casal a Victória e o Izu, que estão recém separados e precisam fazer uma viagem juntos. É interessante porque indiretamente e de forma natural cita a anemia falciforme, que é uma doença predominantemente na população negra, e aqui no Brasil é pouco falado. Mas enfim, ao longo da viagem eles vão tendo uma lavagem de roupa suja, que olha, se eu falar mais eu vou dar spoiler, então vejam.

Confira o trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=dop5Ujm7H8g

FILME 2 – CINQUENTONAS de 2015
É a história de 4 mulheres negras bem sucedidas que estão chegando nos 50 anos, o filme vai discutir tantos assuntos como afetividade, sexualidade, carreira, padrões sociais, econômicos. Mulheres com problemas e dilemas de mulheres casadas e traídas, separadas, solteiras, num filme bem divertido, mas muito reflexivo. E eu fiquei chocada que Cinquentonas é uma série também, e tem 2 temporadas.

Confira o trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=65AUN3b2umA

FILME 3 – NA BATIDA DE LARA de 2018
É a história de duas irmãs: Lara e Dara, que são riquíssimas, mas sofrem um
golpe e perdem tudo, tudo mesmo. Dara, é cineasta e a irmã caçula, e sai em busca
de tentar solucionar o problema, enquanto Lara, a blogueira, resolve investir em sua
carreira musical, ela canta muito bem. E a mensagem do filme é sobre o poder de
união das mulheres. são 2 horas de filme que vale a pena.

Confira o trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=2lEje7vEgtA

FILME 4 – O CASAMENTO DE NICOLE de 2016
É uma comédia dramática, sobre Victor, um cara que não aceita sua origem pobre e que está noivo de Nicole, a filha de um ricasso nigeriano. Victor tem por missão bancar um casamento milionário, mas não tem um tustão, e vive por inventar mentiras. Eu achei esse filme pesado, muito machista, mas por um lado levanta muitas questões sociais que ainda tem de ser superadas: o machismo e o capitalismo impostos nos países africanos. Mas também nos possibilita conhecer mais da cultura nigeriana.

Trailer indisponível

FILME 5 – SIN CITY de 2019 Um casal, Phil e Julia, viajam para curtir uns dias juntos, vão para um hotel onde recebem uma proposta diferenciada para casais. Em uma das noites o casal aceita essa proposta e vivem uma noite inesquecível, e que quando você pensa que o filme vai acabar, e que a mensagem do filme é sobre um casamento saudável mesmo com aventuras, tudo muda e a trama te segura até o final, e se eu falar mais vou dar spoiler.

Confira o trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=4aoYcXSr0_A

Bom, essas são minhas indicações, se você já assistiu algum filme NOLLYOWDIANO me indica aí, e se você ver algum desses, bora papear.

Escrito por Jéssica Machado -Cientista Social e professora

Comments