Com objetivo de inspirar crianças negras, a ‘Era Uma Vez o Mundo’, Startup educacional e de impacto social, que desenvolve brinquedos e atividades educativas, distribuirá, de forma gratuita, a partir desta quarta-feira (30), 2 mil bonecas negras de diversas profissões em escolas da rede municipal de educação infantil do Rio de Janeiro.
A distribuição também ocorrerá nos dias 8 e 9 de dezembro. O projeto foi possível a partir do Edital de Soluções de Retomada criado pela Shell Iniciativa Jovem. Jaciana Melquiades, que é professora, educadora social, historiadora e consultora educacional de igualdade racial, além de sócia-fundadora e diretora executiva da ‘Era Uma Vez o Mundo’, acredita que brinquedos podem servir como uma ferramenta de transformação social. Para ela, o efeito das atividades na autoimagem das crianças é imediato, e a utilização de elementos lúdicos é capaz de desenvolver potência não só em crianças, mas também em pessoas de diversas idades.
Notícias Relacionadas
Ministério da Igualdade Racial lança projeto para enfrentar racismo no transporte público do Rio
Lucy Ramos anuncia primeira gravidez e celebra 18 anos de casamento: "esperou a nossa maioridade pra chegar"
“Entendemos esse brinquedo como uma ferramenta poderosa na construção da identidade afirmativa e positiva das crianças de uma forma geral. Na rede pública, encontramos a maioria das nossas crianças negras, e essa distribuição garante que as pessoas pelas quais criamos nosso negócio tenham acesso ao brinquedo, e a todo potencial de desenvolvimento que ele traz junto”, diz Jaciana.
Bonecas negras tem a capacidade de fazer crianças enxergarem de forma humanizada pessoas negras, de uma forma lúdica. A partir deste brinquedo, as crianças se veem, se sentem representadas, criam noção de existência, pertencimento e percebem que há também um lugar no mundo para elas. “Podemos mostrar que é possível transformar a educação e debater a pauta racial através do lúdico. Mas não só debater, promover um enfrentamento real ao racismo desde a menor infância, de forma a construirmos um futuro possível e saudável“, Jaciana ressalta a importância dessa ação.
Nesta quarta-feira (30) a escola contemplada será EDI Rachel Queiroz, localizada na Presidente Vargas. Na quinta-feira (8), será a vez das escolas EM General Mitre e EDI Machado de Assis, localizadas em Santo Cristo, EDI Antônio Raposo Tavares na Gamboa e Ciep José Pedro Varela no Centro. Já na sexta-feira (9), a distribuição será no Ciep Avenida dos Desfiles I, localizado no Sambódromo , CM Estácio de Sá, no bairro Estácio e CM Direitos Humanos em Rio Comprido.
Notícias Recentes
Agência Pública aponta 33 políticos com antepassados relacionados com a escravidão no Brasil
Economia Inclusiva: O papel das mulheres negras no fortalecimento do mercado brasileiro