Com objetivo de inspirar crianças negras, a ‘Era Uma Vez o Mundo’, Startup educacional e de impacto social, que desenvolve brinquedos e atividades educativas, distribuirá, de forma gratuita, a partir desta quarta-feira (30), 2 mil bonecas negras de diversas profissões em escolas da rede municipal de educação infantil do Rio de Janeiro. 

A distribuição também ocorrerá nos dias 8 e 9 de dezembro. O projeto foi possível a partir do Edital de Soluções de Retomada criado pela Shell Iniciativa Jovem. Jaciana Melquiades, que é professora, educadora social, historiadora e consultora educacional de igualdade racial, além de sócia-fundadora e diretora executiva da ‘Era Uma Vez o Mundo’, acredita que brinquedos podem servir como uma ferramenta de transformação social. Para ela, o efeito das atividades na autoimagem das crianças é imediato, e a utilização de elementos lúdicos é capaz de desenvolver potência não só em crianças, mas também em pessoas de diversas idades.

Entendemos esse brinquedo como uma ferramenta poderosa na construção da identidade afirmativa e positiva das crianças de uma forma geral. Na rede pública, encontramos a maioria das nossas crianças negras, e essa distribuição garante que as pessoas pelas quais criamos nosso negócio tenham acesso ao brinquedo, e a todo potencial de desenvolvimento que ele traz junto”, diz Jaciana.

Foto: Divulgação.

Bonecas negras tem a capacidade de fazer crianças enxergarem de forma humanizada pessoas negras, de uma forma lúdica. A partir deste brinquedo, as crianças se veem, se sentem representadas, criam noção de existência, pertencimento e percebem que há também um lugar no mundo para elas. “Podemos mostrar que é possível transformar a educação e debater a pauta racial através do lúdico. Mas não só debater, promover um enfrentamento real ao racismo desde a menor infância, de forma a construirmos um futuro possível e saudável“, Jaciana ressalta a importância dessa ação.

Nesta quarta-feira (30) a escola contemplada será EDI Rachel Queiroz, localizada na Presidente Vargas. Na quinta-feira (8), será a vez das escolas EM General Mitre e EDI Machado de Assis, localizadas em Santo Cristo, EDI Antônio Raposo Tavares na Gamboa e Ciep José Pedro Varela no Centro. Já na sexta-feira (9), a distribuição será no Ciep Avenida dos Desfiles I, localizado no Sambódromo , CM Estácio de Sá, no bairro Estácio e CM Direitos Humanos em Rio Comprido.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments