No último domingo (13) mais um caso de racismo no esporte revoltou as pessoas e gerou debates nas redes sociais, dessa vez a repercussão foi imediata e intensa, pois envolvia o atleta Neymar Jr.
Após ser chamado de “macaco” por um jogador branco e ter sido expulso por reagir, Neymar desabafou sobre o assunto nas redes sociais e levantou a #racismoaquinao.
Esse não foi o primeiro caso de racismo que ocorreu dentro de campo ou no esporte. Nesta segunda-feira (14), o Instagram Potencias Negras publicou uma reflexão pertinente sobre racismo no esporte. “Os esportes, embora festejados em lugares de ascensão no imaginário da juventude brasileira, são também espaços perversos pra quem é negro no Brasil”.
Notícias Relacionadas
Filho do rapper Rael sofre racismo no mercado Pão de Açúcar
Ananda registra boletim de ocorrência contra Ana Paula Minerato após falas racistas
Em publicação, eles relembram que seja no futebol ou na ginástica olímpica, o crime é o mesmo: racismo. Pessoas negras continuam sendo o alvo mais fácil de toda ordem de insultos e ofensas.
O racismo que Neymar sofreu também nos faz recuperar a noção de racismo como fenômeno global, que guarda peculiaridades em cada lugar do mundo, mas cuja existência conforme o conhecemos hoje, está intimamente relacionada ao capitalismo. Relativizar o que aconteceu com Neymar, ou naturalizar os episódios envolvendo o goleiro Aranha, e o ginasta Ângelo Assumpção é fortalecer a cultura racista, que nos faz crer que existem alguns corpos que podem ser discriminados.
A forma como a sociedade te trata , está diretamente ligada a quem você é, de onde você vem, e qual a cor da sua pele. Pouco importa sua condição financeira.
Se somos expostos ao racismo diariamente, precisamos nos mover em prol dos nossos que também sofrem com o racismo mas não o reconhecem.
E é importante que haja esse reconhecimento e a informação, para que cada vez mais, as pessoas pretas identifiquem o racismo e não se calem. Sempre questione:
O que te torna uma pessoa negra?
O que nos une?
Notícias Recentes
FOTO 3X4: HUD BURK - Cantora
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas