Durante a edição do Morning Show da última terça-feira, a comentarista Zoe Martínez, da Jovem Pan, disse que Neguinho da Beija-Flor é “negro que na escuridão a gente só vê a gengiva”. O programa debatia a fala racista do ex-piloto da Fórmula 1 Nelson Piquet sobre o britânico Lewis Hamilton. O brasileiro se referiu a Hamilton como “neguinho”, e gerou revolta no mundo automobilístico e nas redes sociais.
“Então o Neguinho da Beija-Flor também é racista? E olha que ele é negro, negro, que na escuridão a gente só vê a gengiva. Ele tem muito orgulho de ser negro, da cor da pele dele. Tanto é que o nome dele é Luiz Antônio, alguma coisa. E ele é conhecido como Neguinho da Beija-Flor porque ele tem orgulho aí da sua raça”, disse a comentarista.
Notícias Relacionadas
Quincy Jones, lendário produtor de ‘Thriller’, morre aos 91 anos
Tema da redação do Enem propõe reflexão sobre importância da herança africana na cultura brasileira
Veja:
“Eu assisti ao vídeo e não vi nada demais. Ele não falou ‘neguinho’ de uma forma para atacar, para diminuir. Claro que não, foi uma conversa informal, estava conversando, sendo entrevistado. Quantos ‘neguinhos’ gostam de ser chamados de ‘neguinhos’, com carinho? Qual é o problema disso? Quem vê racismo nesse tipo de fala, da forma que o Piquet colocou, é porque o racismo está nele. Porque existem formas e formas”, continou.
Na noite desta quarta-feira (29), dia do aniversário de Neguinho da Beija-Flor, a escola de samba soltou uma nota se manifestando sobre o caso. “As frases de Martínez revoltam e causam repugnância em familiares e admiradores do aniversariante do dia. Ninguém tem licença para falar de Neguinho da Beija-Flor. Para presumir ou ironizar sua postura diante da intolerância”, diz trecho da nota. Confira a íntegra:
Notícias Recentes
‘Garota do Momento’, novela das seis da TV Globo dirigida por Jeferson De e protagonizada por Duda Santos, estreia nesta segunda
Desinformação ameaça o voto negro nas eleições americanas