#NegrasRepresentam: Camila de Sousa Lima mãe, protagonista e Coach de mulheres

0
574
A coach Camila de Sousa Lima Foto: Divulgação

Por meio de perfis, a campanha #NegrasRepresentam tem o objetivo de apresentar os pensamentos de mulheres negras em diversas esferas sociais e como suas ações vem propondo mudanças na realidade racial do país.

Camila de Sousa Lima é Mestre em Geografia. Sua construção como mulher negra, ficou fortalecida ao sair Pernambuco e ir morar em Porto Alegre estado onde essas diferenças se tornarão mais latente.

Ao atuar como doula,  foi se atentando para como o racismo se estruturava, uma vez que não via ou tinha clientes gestantes negras. Uma forma de alterar essa realidade foi disponibilizando acompanhamento gratuito para mulheres negras que não tinham condições de arcar com os custos.  Com o tempo, vendo diversos casos de  violência obstétrica e a diferença de tratamento nos partos,  resolveu atuar como palestrante em temas como empoderamento feminino.

  1. O que te motivou a  escolher a  carreira de coach?

A Carreira de COACH foi abraçada porque nela vi a possibilidade de chegar em qualquer Mulher que morasse até longe e precisasse de ajuda de uma forma prática e objetiva.

  1. Como seu trabalho ajuda mulheres negras na escolha de  suas profissões?

Meu trabalho ajuda Mulheres a se sentirem mais livres para fazer suas escolhas, e beneficia todas elas. As Mulheres negras, ao encontrarem outra Mulher Negra acabam por acreditar e realizar o que desejam. Essas  inconscientemente,  se veem como uma pessoa que faz o que diz.  Tenho cases lindos dessas realizações, e o contato com essas histórias é que torna gratificante atuar com essas .

  1. Como é ocupa esse espaço enquanto mulher negra?

Ocupar esse espaço enquanto Mulher Negra é as vezes sufocante, porém tenho muito orgulho do trabalho que venho desenvolvendo com todas e da forma como minhas clientes acabam falando por mim, o que me deixa muito mais forte para lidar com o dia a dia do empreendedorismo em si. É um duplo desafio… como Mulher e como Negra… mas nada me impede de chegar onde quero

Comments

Comentários