Com ar arrogante e violento, características marcantes de um colonizador: Tarcísio de Freitas, atual governador de São Paulo, age com truculência em relação à população negra.

Questionado sobre denúncias de violência e tortura praticadas pela Polícia Militar na Baixada Santista (litoral de São Paulo) o governador Tarcísio de Freitas respondeu de forma irônica e arrogante. “Temos muita tranquilidade com relação ao que está sendo feito. A pessoa pode ir para a ONU, para a Liga da Justiça, para o raio que o parta, eu não tô nem aí”, disse na última sexta-feira (8).

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A ação é a mais letal das forças de segurança desde o massacre do Carandiru. Segundo as denúncias encaminhadas ao Ministério Público, foram registrados casos de tortura, assassinatos e mudanças em cenas de crime durante as ações da Polícia Militar. Ao menos 27 das 39 pessoas mortas pela PM na Baixada Santista em fevereiro eram negras. A TV Globo ainda revelou que recebeu denúncias dizendo que corpos de mortos são levados como vivos para hospitais para evitar perícia.

Os negros de São Paulo não são respeitados como cidadãos. Vivem como seres colonizados. “Nas colônias, o interlocutor legítimo e institucional do colonizado, o porta-voz do colono e do regime de opressão, é o policial ou o soldado. Nas regiões coloniais, o policial e o soldado, por sua presença imediata, suas intervenções diretas e frequentes, mantêm o contato com o colonizado e lhe aconselham, com coronhadas, que fique quieto. Como vemos, o intermediário do poder utiliza uma linguagem de pura violência. O intermediário não alivia a opressão, não disfarça a dominação”, diz o pensador filósofo Frantz Fanon.

Há uma mistificação de que todos dividimos uma condição universal de humanidade. No entanto, o racismo estrutura o laço social, pois o mito da democracia racial funda o Estado brasileiro. A concepção de democracia racial é uma tentativa de mistificação da universalidade dos direitos, quando, de fato, institucionalizou-se uma hierarquia baseada na invenção das noções de diferença racial e de gênero, afirma o Dr. Kwame Yonatan Poli dos Santos em seu livro “Por um fio: uma escuta das diásporas pulsionais”, que recomendo com uma das leituras mais instigantes que tenho realizado.

Para o filósofo camaronês Joseph-Achille Mbembe, matar ou morrer ou deixar viver constituem os limites da soberania, seus atributos fundamentais. Para Mbembe, ser soberano é exercer controle sobre a mortalidade e definir a vida como a implantação e manifestação de poder, ou seja, é a capacidade de definir quais vidas importam e quais não. Nesse sentido, necropolítica não é sobre governar a vida, mas sim sobre produzir a morte. No caso do Brasil, a gestão da coesão nacional se dá pela produção da morte do inimigo interno, de que tenho medo: do negro.

Passado um ano de governo, nenhuma iniciativa que vá ao encontro dos anseios da população negra. Na educação ignora-se a lei 10639/03, que garante o ensino da história do negro e da África; nenhum aceno para melhoria de qualidade do ensino e sobre a situação dos docentes.

Na saúde pública , ignora-se a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Continuaremos a morrer de doenças evitáveis. Não houve até agora nenhuma iniciativa que combata a desigualdade racial no Estado de S. Paulo, sequer houve qualquer diálogo respeitoso com as lideranças da comunidade negra.

Tarcísio de Freitas, governador eleito de São Paulo, nas próximas eleições, com sua ironia, arrogância e desprezo pela população negra, deverá ser lembrado na hora do voto.

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