Na Bahia, ACM Neto e candidata à vice-governadora se autodeclaram pardos para o TSE

0
Na Bahia, ACM Neto e candidata à vice-governadora se autodeclaram pardos para o TSE

Candidatos ao governo da Bahia, ACM Neto e Ana Coelho fizeram o registro do perfil racial como candidatos negros no TSE

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto e a candidata à vice-governadora Ana Coelho se autodeclararam pardos no registro de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). ACM já havia se autodeclarado pardo nas eleições municipais de 2016, quando tentava reeleição para a prefeitura da capital baiana.

CEO da TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia, e candidata à vice-governadora ao lado de ACM Neto, Ana Coelho também registrou sua autodeclaração racial no TSE como parda, levantando a bandeira da representatividade feminina durante a campanha. Assim como ACM Neto, Ana Coelho também tem parentesco com políticos, ela é sobrinha do ex-governador da Bahia, Nilo Coelho.

A autodeclaração de ambos acontece em um contexto de mudanças na distribuição de recursos do Fundo Eleitoral, já que no ano passado, a Câmara dos Deputados aprovou a reforma eleitoral (Emenda Constitucional 111), que estabeleceu novas regras para incentivar a candidatura de mulheres e pessoas negras. Agora, os votos em candidatos com esse perfil contarão em dobro para a distribuição dos recursos do fundo entre partidos políticos.

No Brasil, Estatuto da Igualdade Racial entende que a população negra é formada pelo conjunto de pessoas que se declaram pretas ou pardas.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display