Músico tem apoio de artistas famosos para a promoção da 1ª Jornada Mundial Contra o Racismo

0
1145

O respeitado compositor e cantor Mombaça, escreveu e interpretou com diversas celebridades, entre eles Zezé Mota, Gilberto Girl e Camila Pitanga a canção “Vem vencer”, que fala sobre a igualdade racial visando combater o racismo no futebol durante a Copa do Mundo no Brasil, em 2014.

Por Silvia Nascimento

Tamanho engajamento de artistas de relevância nacional e internacional como Elza Sores e Chico Buarque, não só interpretando a canção, mas participando do clipe, motivou Mombaça a ir além criando o “Movimento Cultural Artístico Vem Vencer Contra o Racismo”.

Ivan Lins, Elza Soares, Quitéria Chagas, Martinho da VIla, o secretário municipal de cultura Marcelo Calero, a jornalista Luciana Barreto, a jogadora de volei Fofão, Nei Lopes, a diva beninense Angelique Kidjo e muitos outros nomes decidiram aderir ao movimento, que também conta com o apoio das Secretarias Municipal e Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, FUNARTE e líderes religiosos como Frei David também estão presente neste desafio.

O grupo, liderado por Mobamça organiza o Sarau Preto Especial há quase dois anos no Rio de Janeira e se organiza para realizar a “1ª Jornada Mundial Contra o Racismo Vem Vencer”.  De acordo com o compositor esse novo e ambicioso projeto “Surgiu da necessidade de dar maior visibilidade à produção intelectual e artística dos afro-brasileiros de maneira simples, elegante e orgânica.”

A Jornada consiste em corrida, caminhada e passeio ciclístico, além de palestras, seminários, oficinas, feira e moda-afro, shows e entrega do” Troféu Vem vencer de arte e cultura negra” . O plano é que o projeto se inicie em 2015 até o final dos jogos olímpicos 2016, na cidade do Rio de Janeiro, em locais e horários a serem definidos.

Todas as pessoas engajadas no projeto participam de forma colaborativa. Muitos abriram suas casas, seus estúdios e até mesmo o campo de futebol, como Chico Buarque, ou seu escritório, como o medalhista olímpico Robson Caetano, que cede o seu espaço de trabalho para as reuniões do projeto.

Mais informações podem ser obtidas no site do projeto http://www.jornadamundialvemvencer.com/

Fotos: Carlos Jr

Comments

Comentários