Erupção de vulcão no Congo deixa 15 mortos e mais de 30 mil desabrigados

0
Erupção de vulcão no Congo deixa 15 mortos e mais de 30 mil desabrigados
Foto: Justin Kabumba

A erupção do vulcão Nyiragongo, na República Democrática do Congo, matou 15 pessoas e deixou e mais de 30 mil desabrigados, segundo informações das autoridades locais, no último domingo (23). O fenômeno teve início no sábado. As lavas correram até bem próximo da cidade de Goma, que fica a 10km do vulcão. O centro da cidade, que tem dois milhões de habitantes, não foi atingido.

O número de mortos divulgado oficialmente deve aumentar nas próximas horas, conforme as autoridades alcancem as áreas mais atingidas. Nove das vítimas morreram em um acidente de trânsito enquanto tentavam fugir, quatro foram assassinadas enquanto tentavam escapar de uma prisão, e duas morreram queimadas, segundo nota oficial do porta-voz do governo, Patrick Muyaya.

Mais de 170 crianças podem estar desaparecidas e outras 150 foram separadas de suas famílias, de acordo com o Unicef. Ainda de acordo com o órgão, serão criados centros para receber crianças e adolescentes desacompanhados.

Antes mesmo das autoridades anunciarem o plano de evacuação, os moradores das regiões próximas ao vulcão já começaram a sair de suas casas. Autoridades de Ruanda, país vizinho, informaram que mais de três mil pessoas entraram oficialmente no país.

Em 2002, o mesmo vulcão entrou em erupção. Cerca de 250 pessoas morreram e mais de 100 mil habitantes de Goma ficaram desabrigados.

Com informações da Associated Press.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display