Montados a cavalo, agentes de fronteira nos EUA usam rédeas para ameaçar migrantes haitianos

0
Montados a cavalo, agentes de fronteira nos EUA usam rédeas para ameaçar migrantes haitianos

Testemunhas relataram à agência de notícias Reuters terem visto guardas com chapéus de caubói montados em cavalos para impedir a passagem de migrantes. Um deles desenrolou uma corda semelhante a um laço e balançou perto do rosto de um homem.

Agentes na fronteira entre EUA e México montados a cavalo foram vistos usando rédeas para ameaçar migrantes haitianos próximo a um acampamento improvisado em Del Rio, no Texas, neste domingo (19).

Após as imagens circularem, a secretária de Imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse não saber qual o contexto, mas não imaginava uma situação que “tornaria isso apropriado”. “Não acho que qualquer pessoa que veja o vídeo vá pensar que isso seja aceitável”, disse em comunicado sobre um vídeo que mostra as ameaças vitalizarem nas redes. 

Diversas fotos de agentes brancos perseguindo homens negros na fronteira foram compartilhadas nas redes e isso ecoou durante o dia e pesou contra a Casa Branca. 

O comandante da Patrulha de Fronteira americana, Raul Ortiz, afirmou que o caso está sendo investigado para garantir que não houvesse uma resposta “inaceitável” das autoridades. Por outro lado, defendeu que os agentes estão operando em um ambiente difícil, tentando garantir a segurança dos migrantes ao mesmo tempo em que buscam por possíveis traficantes.

Já o secretário de Segurança Nacional, Alejandro Mayorkas, explicou que essas rédeas longas são usadas por oficiais a cavalo para “garantir o controle” do animal. “Mas vamos investigar os fatos”, afirmou durante uma entrevista coletiva em Del Rio.

Nesta segunda (20), com temperaturas chegando a 40°C, migrantes reclamavam da falta de água e comida no acampamento, e alguns cruzavam de volta para o México para comprar mantimentos.

imagem: Daniel Becerril – 19.set.21

Comments

No posts to display