Nos Estados Unidos, o deputado democrata Monroe Nichols venceu a eleição e faz história ao se tornar o primeiro prefeito negro na cidade de Tulsa, nesta terça-feira, 5 de novembro. Ex-jogador de futebol universitário, Nichols atua na Câmara dos Representantes de Oklahoma desde 2016.
A vitória de primeiro prefeito negro da cidade acontece 103 anos após o Massacra de Tulsa. Considerado um dos piores de casos de violência racial nos EUA, mais de 300 pessoas morreram em um ataque feito por grupos racistas nas ruas da “Wall Street Negra”, que roubaram e queimaram casas e comércio, além de usarem aviões para bombardear o bairro de Greenwood, de maioria negra e classe média.
Notícias Relacionadas
Humanity Summit 2024 discute justiça racial e reparações no Rio de Janeiro
Pequena África recebe R$ 7,3 mi do BNDES; anuncio de investimento foi feito durante o G20 social
Monroe Nichols comemorou a vitória na última noite, em frente às imagens de Black Wall Street e fez um discurso inesquecível agradecendo à comunidade pelo apoio.
“Agora, sem dúvida, haverá alguns contratempos, talvez alguns passos em falso, mas continuaremos a marchar para a frente. Não estaremos em um momento marcado. Podemos não concordar sempre sobre o caminho para a grandeza, mas sempre estaremos unidos em nosso compromisso de chegar lá, e serei um líder honesto disposto a se envolver com todos os cidadãos, mesmo quando discordarmos”, disse durante o discurso.
O democrata destacou como prioridade em sua campanha para prefeito a criação de mais moradias acessíveis e o combate à falta de moradia. Nichols afirmou que deseja colaborar estreitamente com parceiros tribais em questões de segurança pública e empreendedorismo.
Notícias Recentes
Projeto Paradiso e Empoderadas anunciam residência para roteiristas negras na Espanha
Médico recém-formado é condenado a pagar R$ 550 mil por fraude em cotas raciais na UFAL