Monólogo “Traga-me a cabeça de Lima Barreto!” estreia temporada no Rio de Janeiro dia 19

0
222
Foto: Adeloyá Magnoni

Desde a estreia, em abril de 2017, o monólogo “Traga-me a cabeça de Lima Barreto!”, estrelada por Hilton Cobra, tem recebido ótimas criticas e tido muito sucesso entre o público. Este mês, especificamente dia 19 de outubro, estreia no Centro Cultural da Justiça Federal, na Avenida Rio Branco – 241, no Centro do Rio de Janeiro e fica em cartaz até 11 de novembro.

A peça foi escrita especialmente por Luiz Marfuz para celebrar seus 40 anos de trajetória artística, celebra a genialidade de Lima Barreto, refletindo sobre loucura, racismo e eugênia. Foram mais de 10 mil expectadores e dezenas de críticas que ressaltam o valor artístico do trabalho – uma potente junção de crítica social, racial, poesia e arte, criada graças a um coletivo que reúne profissionais como Fernanda Júlia (direção), Marcio Meirelles (cenário), Jorginho de Carvalho (luz), Zebrinha (direção de movimento), Jarbas Bittencourt (música) e Biza Viana (figurino).

O espetáculo mostra uma imaginária sessão de autópsia na cabeça de Lima Barreto, conduzida por médicos eugenistas, defensores da higienização racial no Brasil, na década de trinta. O propósito seria esclarecer “como um cérebro considerado inferior poderia ter produzido uma obra literária de porte se o privilégio da arte nobre e da boa escrita é das raças tidas como superiores?”.  A partir disso, a peça mostra as várias facetas da personalidade e da genialidade de Lima Barreto, a obra não reconhecida e os enfrentamentos políticos e literários de sua época.  Os atores Lázaro Ramos, Frank Menezes, Harildo Deda, Hebe Alves, Rui Manthur e Stephane Bourgade – todos amigos e admiradores do trabalho de Cobra, emprestam suas vozes para a leitura em off de textos de apoio à cena.

Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). A classificação etária é de 14 anos, sujeito a lotação. Reserva de ingressos promocionais para ONGs, Pré-vestibulares comunitários e organizações de mobilização social através dos contatos: Cia dos Comuns: 21-2232 9558 (a partir das 9h) / WhatsApp: 21-98804 6669 / Facebook: Traga-me a cabeça de Lima Barreto / E-mail: comuns@terra.com.br.

Comments

Comentários