Matilde Ribeiro e Petronilha Beatriz Gonçalves recebem os títulos de “Doutoras Honoris Causa” pela UFABC

0
2960
Imagens: Google fotos; Na sequência, professora Matilde Ribeiro e Petronilha Beatriz Gonçalves

Hoje, dia 20 de abril de 2021, o Conselho Universitário da Universidade Federal do ABC (UFABC) concedeu os títulos de ‘Doutoras Honoris Causa’ às professoras Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e Matilde Ribeiro.

A indicação foi feita pelo Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (NEAB) e relatada no ConsUni pelo professor Acácio Sidnei Almeida Santos. Foi onsiderado que o titulo não apenas reconhece a importante trajetória das duas mulheres que são grandes intelectuais para o nosso país, como também, sinaliza a necessidade de construção de uma universidade pública comprometida com as demandas da sociedade brasileira.

“As professoras Petronilha e Matilde são duas grandes batalhadoras pela igualdade étnico-racial no Brasil e abriram portas para a construção de politicas antirracistas em todos os espaços pelos quais passaram.” Publicou a Universidade em  sua cconta oficial nas redes sociais.

A honraria Honoris Causa, que significa “por causa de honra”, é concedida independentemente da instrução educacional a quem se destacou por suas virtudes, méritos ou atitudes. Concedidos por universidades a pessoas eminentes que destacaram-se em determinada área (artes, ciências, filosofia, letras, promoção da paz, de causas humanitárias etc.)

Em face disso, as duas são as mais novas Doutoras Honoris Causa.

professoras Petronilha Beatriz Gonçalves , além de seu longo currículo e estudos, é licenciada em Letras e Francês (1964), possui mestrado em Educação (1979) e é doutora em Ciências Humanas – Educação (1987) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Já Matilde Ribeiro, assistente social e ativista política brasileira, atuando no movimento negro, das mulheres negras e feminista. Foi ministra-chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Governo Lula

Comments