O filme “Marte Um“, de Gabriel Martins, foi o indicado pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2023, que será realizado em março do ano que vem. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (5), após reunião do Comitê de Seleção.

“Marte Um”, está em exibição nos cinemas desde o dia 25 de agosto. Em janeiro, estreou em janeiro no Festival de Sundance, um dos maiores eventos de cinema independente, nos Estados Unidos. 

Foram 28 longas-metragens inscritos e habilitados a concorrer à vaga. Pela primeira vez, a eleição foi realizada em dois turnos e “Marte Um” disputou o segundo turno com “A Viagem de Pedro”, “A Mãe”, “Carvão”, “Pacificado” e “Paloma“.

“O Brasil estará muito bem representado por esse filme sensível e com grande capacidade de despertar afetos e esperanças. Toda ação que transforma a vida nasce da nossa capacidade de sonhar”, escreveu Bárbara Cariry, presidente do Comitê de Seleção da Academia Brasileira de Cinema. 

O filme já foi premiado no Festival de Gramado nas categorias Melhor Filme do Júri Popular, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical e Prêmio Especial do Júri.

“Marte Um” marca a estreia de Gabriel Martins em um longa solo. No elenco, estão Rejane Faria, Carlos Francisco, Camilla Damião, Cícero Lucas, Ana Hilário, Russo APR, Dircinha Macedo, Tokinho e Juan Pablo Sorrin.

“Marte Um” conta a história de uma família negra de classe média baixa de Contagem (MG), que seguem a vida entre seus compromissos do cotidiano e seus desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país. Em meio a rotina, Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments