Começou a corrida para as indicações ao Oscar 2023! Nesta terça-feira (30), a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou seis filmes brasileiros pré-selecionados para concorrer à indicação do prêmio. Foram 28 longas-metragens inscritos e habilitados a concorrer à vaga, e pela primeira vez, a eleição será realizada em dois turnos.

No dia 5 de setembro, somente um filme vai ganhar o direito de representar o Brasil na disputa por uma vaga na 95ª edição da premiação, que será realizada no dia 12 de março de 2023. Os filmes que estão concorrendo são: “A Mãe“, “A Viagem de Pedro“, “Carvão“, “Marte Um“, “Pacificado” e “Paloma“.

“Marte Um” conta a história de uma família negra de classe média baixa de Contagem (MG), que seguem a vida entre seus compromissos do cotidiano e seus desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país. Em meio a rotina, Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte.

Dirigido e escrito pelo cineasta Gabriel Martins, o filme já foi lançado no exterior e no Brasil, a estreia aconteceu no Festival de Gramado no último dia 17 e chegou aos cinemas na semana passada. Na internet o público já tem elogiado o longa. Como a renomada roteirista Renata Martins, que assistiu ao filme na semana da estreia. “Poderia se chamar o FILME MAIS BONITO do mundo”, publicou. “Sensível e muito importante. Obrigada demais por esse presente, Gabito”.

“Marte Um é sobre a permissão pra sonhar em tempos que mal oferecem condições pra viver a realidade”, tweetou um internauta que assistiu o filme. Outra internauta postou: “Seria corajoso demais colocar Marte Um como representante do Brasil no Oscar 2023. Principalmente com esse governo atual, já que ele fala sobre a vida de uma família pós eleição de 2018”.

Veja o trailer:

Outros filmes de também muita relevância para a comunidade negra são “Pacificado” e “Paloma”. “Pacificado” é uma produção original do Star+ e está em exibição nos cinemas desde o início do mês e chega ao streaming em breve. O filme conta a história da menina Tati, de 13 anos, que luta para se conectar com seu distante pai, Jaca, recém-saído da prisão no momento turbulento das Olimpíadas do Rio. Enquanto a polícia “pacificadora” luta para ocupar as favelas ao redor do Rio, Tati e Jaca precisam navegar entre os obstáculos que ameaçam suas esperanças para o futuro. 

Já o filme “Paloma” é o retrato de uma agricultora, que quer um casamento tradicional em uma igreja católica com o namorado Zé, mas o padre recusou seu pedido. Entretanto, Paloma, uma mulher negra e trans, vai lutar por seu sonho. O filme estreia nos cinemas no dia 10 de novembro.

Veja o trailer de Pacificado:

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments