A Feira Literária Internacional de Paraty (Flip 2018), em um debate da Casa Libre & Nuvem de Livros, irá homenagear a vereadora Marielle Franco, assassinada em março, no Rio de Janeiro. Além dela, as escritoras Conceição Evaristo, Carolina de Jesus também serão homenageadas.
As três foram escolhidas por compartilharem histórias de militância e combate às desigualdades sociais e raciais. Conceição Evaristo, a única viva entre elas, estará presente no bate-papo, ao lado da socióloga Janaína Damasceno e do jornalista Tom Farias, com mediação do bibliotecário e jornalista Vagner Amaro.
Notícias Relacionadas
Exposição resgata história do Grupo Tição e da imprensa negra no RS
TV Cultura exibe ao vivo o encerramento da turnê de Thaíde, com participações de Dexter e Fat Family
O encontro acontecerá no dia 27 de julho (sexta-feira), às 18h, na mesa “Vozes que não podem se calar: encontro entre Carolina, Conceição e Marielle“. Passados quase quatro meses das mortes de Marielle e do motorista Anderson Gomes, até hoje a Polícia Civil não conseguiu esclarecer a autoria do crime.
A Casa Libre & Nuvem de Livros funcionará de 26 a 30 de julho, das 11h às 22h, na Rua da Lapa, 8, Centro Histórico. O espaço é promovido desde 2014 pela Liga Brasileira de Editoras (Libre). “Leitura, gesto político” é o tema que conduzirá os debates na Casa Libre & Nuvem de Livros parte da premissa de que a leitura instaura um campo de presença e encontro com outros saberes, facilitando diálogos e trocas atemporais, contribuindo desta forma com a potencialização e construção de novas consciências.
“Pelo quinto ano consecutivo, a Libre, em parceria com a Nuvem de Livros, traz uma discussão contundente para a Flip. Discutir o papel da leitura é discutir o mundo. É discutir as possibilidade de formação de novos leitores e que estes sejam atentos e reflexivos. Discutir leitura é fugir da alienação que parece nos rondar. O mercado editorial precisa entender que, para o crescimento do número de leitores, é preciso incentivo e formação de seres pensantes”, explica Raquel Menezes, presidente da Libre.
Para obter mais informações sobre a programação completa, acesse: http://libre.org.br/casa-libre-nuvem-de-livros-na-flip-2017-2/.
Notícias Recentes
Mirella Archangello, que ficou conhecida como “repórter mirim”, alcança 960 na redação do Enem e planeja cursar Jornalismo
“Cinema negro afetivo e verdadeiro”: diretor e protagonista falam sobre a potência de ‘Kasa Branca’