Marca alemã cria óculos pensados para narizes afro

0
Marca alemã cria óculos pensados para narizes afro
Imagem: REFRAMD

Segundo dados da Fundação Abióptica, cerca de 36 milhões de brasileiros usam óculos de grau (além é claro dos óculos de sol). Embora essas pessoas tenham características diferentes, os acessórios em sua grande maioria são projetados de acordo com características nasais caucasianas.

Como resultado, africanos e asiáticos (da zona sudeste do continente), que na sua maioria têm uma estrutura nasal baixa e larga, usam óculos inadequados. É exatamente esse problema que a Refrmd tenta resolver. Por enquanto, a marca está divulgando uma linha de óculos de sol com um ajuste personalizado, de acordo com as medidas faciais de cada cliente. Mais tarde, a empresa pretende produzir também óculos de grau.

Embora os óculos e o software sejam desenvolvidos com foco na população afrodescendente, o algoritmo da empresa pode fazer com que os seus produtos se adequem a qualquer pessoa com qualquer perfil facial, afirma a marca.

Considerando os desperdícios ambientais, a Reframd produz todas as suas armações sob demanda – via online e com a possibilidade de testes – resultando em zero desperdício a nível de stock.

Com armações de nylon impressas em 3D e lentes de poliamida Zeiss, a marca desenvolveu quatro designs unisexo, Liptitika, Moni, Planga e Umoyo, que podem ser adquiridos em preto, cáqui, bordeaux e laranja. A salientar também que os óculos são resistentes às manchas, aos raios ultravioleta, ao contato com a pele e à prova de transpiração.

Ackeem Ngwenya e Shariff Vreugd fundaram a Refrmd em 2020 em Berlim, devido à frustração pessoal de não encontrar óculos adequados.

Ackeem Ngwenya (produto e estratégia) é um designer de produtos, com origens da África do Sul e Malawi, residente em Berlim, e Shariff Vreugd (marketing e desenvolvimento de negócios) trabalhou para várias startups em Berlim, com foco no desenvolvimento de negócios, e é originário do Suriname.

Hoje, a empresa está a divulgando uma campanha de crowdfunding com o objetivo de potencializar a marca junto dos consumidores e financiar a fase final de produção do produto, máquinas, bem como gastos com software.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display