O maior prêmio literário anual, o Jabuti divulgou nesta quinta-feira (22) uma lista com os dez finalistas de cada uma de suas 20 categorias. A lista traz nomes como Alê Santos, Djamila Ribeiro, Luana Genot e o compositor Martinho da Vila, que concorre por seu “2018 – Crônicas de um Ano Atípico”.
O Prêmio Jabuti é o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro. Criado em 1959, foi idealizado por Edgard Cavalheiro quando presidia a CBL, com o interesse de premiar autores, editores, ilustradores, gráficos e livreiros que mais se destacassem a cada ano. A 61ª edição do Prêmio Jabuti teve mais de 2.000 inscrições. Os 57 avaliadores têm formações diversas e todos conhecem profundamente o ambiente do livro. A seleção dos indicados é um guia com representantes do melhor da Literatura e da produção editorial do país.
Notícias Relacionadas
Lançamento de “Aspino e o boi” leva memórias quilombolas à literatura infantil
Autores premiados Itamar Vieira Junior e Jeferson Tenório lideram Clube de Leitura CCBB 2024 no mês da Consciência Negra
Em seu Instagram, Luana Genot celebrou a conquista de ser uma das indicações: “Demorei dois anos para conseguir lançar o meu livro e ver ele sendo reconhecido entre os indicados do prêmio Jabuti 2020 já é uma grande conquista. Com todas as implicações que se tem ao pautar raça no mercado de trabalho, é fundamental ser reconhecido por esses feitos e ter trilhado esse caminho me deixa muito feliz. Fico esperançosa de que não vamos recuar!”, Luana Genot é escritora e diretora executiva do ID-BR. Luana concorre na categoria Ciências Sociais.
Confira a lista completa dos indicados aqui.
Notícias Recentes
FOTO 3X4: HUD BURK - Cantora
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas