O primeiro piloto negro a alinhar no grid da Fórmula 1, Lewis Hamilton sabe usar muito bem seus sete títulos e sua voz para falar sobre as pautas que defende desdo o começo de sua trajetória.
Em 2020, no ápice do movimento Black Live Matters, o piloto foi para o front debater causas raciais. Neste ano, Hamilton se viu no olho do furacão, ao ser atacado com ofensas racistas nas redes sociais após se envolver em uma batida com o holandês Max Verstappen, no GP da Inglaterra. À época, ele disse que estava consciente do papel que cumpria no combate ao racismo.
Notícias Relacionadas
Leci Brandão celebra 80 anos e cinco décadas de samba em programa especial da TV Brasil
Netflix anuncia documentário sobre trajetória de Mike Tyson
Fã declarado do Brasil, Hamilton já falou que gosta do país por seu acolhimento e miscigenação: “Já me perguntaram se eu sou brasileiro. Gosto do Brasil porque é um país miscigenado, e eu não me sinto diferente aqui. E é claro que tem a minha paixão pelo Senna”, afirmou.
Com o passar dos anos, foi empilhando cada vez mais conquistas, recordes e números que se com Michael Schumacher pareciam imbatíveis, o heptacampeão provou que não. Confira abaixo algumas das mais importantes marcas e momentos de Lewis na F1.
Ao longo de sua carreira, Hamilton teve algumas vitórias que marcaram mais do que outras. Um exemplo é o GP da Inglaterra de 2020 quando, na última volta, foi vítima de um estouro de um de seus pneus e levou o carro até a linha de chegada.
No aniversário de 37 anos do heptacampeão mundial, Lewis Hamilton, o homem que cuidava do piloto quando criança publicou algumas imagens do pequeno que seria um dos maiores atletas de todos os tempos. pic.twitter.com/JewsS5Qz0C
— BOTECO F1 (@canalBOTECOF1) January 7, 2022
Sobre racismo, ela fala sobre suas dores e relembra o quanto não se sente seguro em diversos locais e ocasiões: “É algo que eu queria na minha carreira, é aonde eu queria estar. Eu estava lutando por isso. E esta é a hora certa de usar esta plataforma e este momento, deixar a pessoas saberem, particularmente as pessoas negras. Eu queria atingi-las e não deixarem silenciar. Algumas pessoas são tristes. Sou o único piloto que assume esse risco a cada corrida. Eu não sei o quanto disso é sobre o meu discurso, as pessoas interpretam mal, porque eu imagino que as pessoas pensem que estou falando apenas com as pessoas negras e não é sobre isso, é para as pessoas de todas as camadas, as minorias, pessoas marginalizadas, em particular”, completou Hamilton.
Em outubro de 2020 Lewis Hamilton pediu que a Fórmula 1 reconsiderasse seus planos de transferir o GP do Brasil de Interlagos, em São Paulo, para um novo circuito no Rio de Janeiro.
O circuito do Rio de Janeiro ainda não tinha sido construído e tem recebido críticas de grupos ambientalistas, pois se afirma que sua construção resultará no corte de milhares de árvores na Floresta do Camboatá.
Notícias Recentes
Trabalhadora negra é resgatada após viver 28 anos em situação de escravidão na casa de vereadora em Minas Gerais
Como os negócios podem ajudar a combater o racismo ambiental?