Leci Brandão é homenageada em grande roda no Dia do Samba em Brasília

0
Leci Brandão é homenageada em grande roda no Dia do Samba em Brasília
Foto: Divulgação.

O Dia Nacional do Samba não vai passar em branco em Brasília. Uma rede de sambistas da cidade, em parceria com a Onã Produções, realiza na próxima quinta-feira (2) uma edição especial do “Plataforma do Samba”. O evento gratuito vai reunir, a partir das 16h, referências como Teresa Lopes, Cris Pereira, Kris Maciel, o grupo Amor Maior, Milsinho, Rosemaria, Carol Nogueira, Khalil Santarém, 7 na Roda, Samba na Comunidade, Mulheres de Samba, entre outros.

As homenageadas da roda que marca os 15 anos da primeira edição do evento serão a sambista carioca radicada em São Paulo, Leci Brandão, e a compositora carioca, radicada na Ceilândia, Edenia Lucas de Paiva, mais conhecida como Tia Edenia, que estará presente.

“Pra mim é uma grande honra ser homenageada, ao lado de Tia Edenia, nesta 15a edição do projeto “Plataforma do Samba”. Esta edição marca a retomada após esse momento difícil que nosso país e nosso povo enfrentaram e ainda enfrentam. O samba é a música da alegria e, sobretudo, a música da resistência. Precisamos celebrar sempre nossa cultura, porque ela é a nossa essência”, disse Leci Brandão sobre a homenagem.

Foto: Divulgação.

É a primeira vez que o evento acontece depois da pandemia de covid-19, mas o evento já é tradicional na cidade há vários anos, e conta sempre com algum grande nome do samba como homenageado.

“É uma alegria retomar a roda na rodoviária depois desse período em que estivemos em necessário recolhimento. Celebrar nossas matriarcas é uma forma de também celebrarmos o samba, a resistência negra, a memória e a vida”, destaca a cantora e compositora Cris Pereira, uma das idealizadoras do evento, que conta com o apoio da Administração de Brasília e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

Homenageadas

Leci Brandão tem mais de 30 anos de carreira, com atuação destacada na defesa do samba como patrimônio popular artístico nacional e na valorização das mulheres. Além de cantora e compositora, ela é deputada estadual por São Paulo.
Tia Edenia é uma das grandes matriarcas do samba do Distrito Federal e autora de sucessos gravados por Amor Maior e Milsinho, além de sambas-enredos das escolas Capela Imperial e Núcleo Bandeirante.

“Estou muito emocionada com essa homenagem”, conta Tia Edenia, que também é servidora pública. “Sou de uma família de músicos do samba. Compor sempre foi algo intuitivo, um dom que busco honrar.”

Serviço – 15ª Edição da “Plataforma do Samba”
Dia: 02/12 (quinta-feira) / Horário: 16h

Local: Plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto

Atenção: uso de máscara será obrigatório. 

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display