Leci Brandão é homenageada em grande roda no Dia do Samba em Brasília

0
Leci Brandão é homenageada em grande roda no Dia do Samba em Brasília
Foto: Divulgação.

O Dia Nacional do Samba não vai passar em branco em Brasília. Uma rede de sambistas da cidade, em parceria com a Onã Produções, realiza na próxima quinta-feira (2) uma edição especial do “Plataforma do Samba”. O evento gratuito vai reunir, a partir das 16h, referências como Teresa Lopes, Cris Pereira, Kris Maciel, o grupo Amor Maior, Milsinho, Rosemaria, Carol Nogueira, Khalil Santarém, 7 na Roda, Samba na Comunidade, Mulheres de Samba, entre outros.

As homenageadas da roda que marca os 15 anos da primeira edição do evento serão a sambista carioca radicada em São Paulo, Leci Brandão, e a compositora carioca, radicada na Ceilândia, Edenia Lucas de Paiva, mais conhecida como Tia Edenia, que estará presente.

“Pra mim é uma grande honra ser homenageada, ao lado de Tia Edenia, nesta 15a edição do projeto “Plataforma do Samba”. Esta edição marca a retomada após esse momento difícil que nosso país e nosso povo enfrentaram e ainda enfrentam. O samba é a música da alegria e, sobretudo, a música da resistência. Precisamos celebrar sempre nossa cultura, porque ela é a nossa essência”, disse Leci Brandão sobre a homenagem.

Foto: Divulgação.

É a primeira vez que o evento acontece depois da pandemia de covid-19, mas o evento já é tradicional na cidade há vários anos, e conta sempre com algum grande nome do samba como homenageado.

“É uma alegria retomar a roda na rodoviária depois desse período em que estivemos em necessário recolhimento. Celebrar nossas matriarcas é uma forma de também celebrarmos o samba, a resistência negra, a memória e a vida”, destaca a cantora e compositora Cris Pereira, uma das idealizadoras do evento, que conta com o apoio da Administração de Brasília e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

Homenageadas

Leci Brandão tem mais de 30 anos de carreira, com atuação destacada na defesa do samba como patrimônio popular artístico nacional e na valorização das mulheres. Além de cantora e compositora, ela é deputada estadual por São Paulo.
Tia Edenia é uma das grandes matriarcas do samba do Distrito Federal e autora de sucessos gravados por Amor Maior e Milsinho, além de sambas-enredos das escolas Capela Imperial e Núcleo Bandeirante.

“Estou muito emocionada com essa homenagem”, conta Tia Edenia, que também é servidora pública. “Sou de uma família de músicos do samba. Compor sempre foi algo intuitivo, um dom que busco honrar.”

Serviço – 15ª Edição da “Plataforma do Samba”
Dia: 02/12 (quinta-feira) / Horário: 16h

Local: Plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto

Atenção: uso de máscara será obrigatório. 

Comments

No posts to display