Redes sociais organizam marchas de protesto contra a morte de jovens negros

0
1936

Em 2012, 56.000 pessoas foram assassinadas no Brasil. Destas, 30.000 são jovens entre 15 a 29 anos e, desse total, 77% são negros.

As estatísticas ganham rosto e nome em casos como o do último dia 28 de novembro, onde 5 jovens negros entre 16 e 25 anos foram fuzilados, dentro de um carro, rumo a uma festa pare comemorar o dia do pagamento, com 111 tiros por policiais militares do 41º BPM (Irajá.)

jovensmortos2
Wilton Esteves Domingos Júnior, 20 anos, Wesley Castro Rodrigues, 25 anos, Cleiton Corrêa de Souza, 18 anos e Carlos Eduardo da Silva de Souza, 16 anos. (Imagem Facebook) Roberto de Souza Penha, 16 anos.

“O Brasil é o país com o maior número de homicídios no mundo, e essa violência letal atinge majoritariamente os jovens negros moradores das favelas e periferias. Os jovens negros são também a principal vítima de homicídios por parte da polícia. E muito pouco tem sido feito para mudar esse quadro. Isso é inaceitável. As autoridades brasileiras – desde o nível local até o nacional – precisam encarar esta realidade com a urgência e a prioridade que a situação exige”, explica Renata Neder, assessora de direitos humanos da Anistia Internacional.

Redes sociais organizam protestos nas ruas

Conscientes que hashtags e mudanças de foto de perfil não são suficientes para chamar a atenção de governo e sociedade sobre o assassinato dos jovens pela polícia, alguns grupos estão organizando marchas e atos de protestos nas ruas. Bruno Ricco que organiza o evento no Rio que já conta quase 3 mil de presenças confirmadas pelo Facebook pede que todos vão de branco e evitem bandeiras e camisetas partidárias.

São Paulo

Quinta-feira: 03/12
A partir das 17h
Local: Vão do MASP (Museu de Artes de São Paulo)
http://on.fb.me/1XHEdbq

Domingo:06/12
A partir das 10h
Local: Av. Paulista,900 (em frente à Gazeta).
atosp

 

Rio de Janeiro

Quinta-feira 03/12
A partir das 17h
Local: Viaduto Negrão de Lima, em Madureira

Sexta-feira: 04/12
A partir das 17h
Local:Palácio do Guanabara
Rua Pinheiro Machado (sem número), Laranjeiras

atoRJ

Distrito Federal

Quinta-feira 03/12
A partir das 17h
Local: Concentração no Conic e caminhada pela Rodoviária do Plano Piloto.

atodf

Comments

Comentários