Em abril de 2020, após quase um mês do início da pandemia que nos acompanha até o dia de hoje, o casal Candace Makini e Amani Kush, gestores da plataforma Kiumbe Ixi, desenvolveram a ‘Jornada Seneb Nbw’ (se lê ‘nebú), um percurso de estudos e práticas com base na saúde holística africana. A pandemia proporcionou transtornos psicológicos em 18,6 milhões de brasileiros, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), sendo que 86,5% destes sofrem de ansiedade. Esse resgate de saberes africanos é um suporte para a comunidade negra e periférica, a mais afetada pelos impactos do isolamento e distanciamento social. A jornada ocorre entre os dias 6 e 12 de fevereiro 100% online via plataforma Zoom.
A palavra Seneb, escolhida para intitular a jornada, significa ‘saúde’ no idioma Mdw Ntchr (se lê ‘Medú néter’), original do Antigo Egito. Partindo de uma perspectiva africana serão abordados de forma teórica e prática, hábitos importantes que nutrem e sustentam os diferentes níveis da existência humana. A partir de saberes ancestrais, a trajetória de resgate entende que o autoconhecimento é imprescindível para o resgate da própria autonomia sobre a saúde. A necessidade de reinvenção proporcionada pela pandemia, fez com que Candace e Amani encontrassem uma nova forma de seguir desenvolvendo seus trabalhos para a comunidade.
Notícias Relacionadas
Dia do Psicólogo: Conheça perfis de profissionais que ajudam a entender a importância de cuidar da saúde mental
Amanda Souza fala sobre ter parado de usar sutiãs: “O meu corpo é livre”
“No início da pandemia nos percebemos nesse lugar de se reinventar e criar possibilidades para dar segmento aos trabalhos que já fazíamos, como a Kemetic Yoga e as rodas de mulheres que a Makini realizava. Quando percebemos que todes precisariam ficar em casa, a perspectiva foi de que as pessoas deveriam olhar para si, aproveitando esse momento de resguardo em suas casas. Todos estavam buscando melhorar sua imunidade, se proteger, lidar melhor com a grande onda de medo e estresse. Então desenvolvemos essa Jornada como uma forma de continuar nossos trabalhos, e de também auxiliar as pessoas nesse processo de se manterem centradas e estabilizadas mentalmente, emocionalmente, e fortalecidas espiritualmente para lidar com os desafios da pandemia”, explica Amani Kush.
Durante a jornada ocorrem aulas expositivas sobre os pilares da filosofia africana, além de práticas de Kemetic Yoga, meditações, e finaliza com um almoço coletivo virtual 100% feito com alimentos vivos (crus). Nesta edição, a primeira de 2021, os convidados especiais serão a Akua e Kofi Heru da Divine Roots Family, também instrutores de Kemetic yoga e saberes ancestrais africanos. As inscrições estão abertas pelo valor de R$ 110,00 e podem ser feitas por Whatsapp.
SERVIÇO
Jornada de Saúde Holística Africana
- Período: de 6 à 13 de fevereiro
- Plataformas: Zoom e Whatsapp.
- Temas: Consciência I-tal; Nutricídio, Alimentação Viva e Jejum; Kemetic Yoga; Técnicas de Respiração; Meditações; Cultura e espiritualidade do Vale do Hapy (Rio Nilo); Poderes elementares: Domínio Mineral e Cristaloterapia; Autocuidado Natural com Aromaterapia; A Energia do Corpo Divino (Divine Roots Family)
- Inscrições: R$ 110,00 via whatsapp 51 8118-3955
Notícias Recentes
Carga mental: 55% das mães assumem sozinhas as decisões do lar mesmo com parceiros
ID_BR leva Deb, a primeira inteligência artificial antirracista do mundo, ao Rock in Rio 2024