O professor e influenciador João Luiz Pedrosa deve desfilar pela segunda vez na escola de samba Mocidade Alegre, em São Paulo. O desfile acontece no próximo sábado (18), no Sambódromo do Anhembi e tem como tema “Yasuke”, o primeiro samurai negro da história do Japão, João representará o “samurai da educação”.
“Pela segunda vez eu venho desfilando pela Mocidade Alegre em São Paulo. Alegria enorme poder estar participando desse evento que é uma das maiores manifestações culturais do Brasil. Esse ano a Mocidade vem falando sobre Yasuke, samurai de origem africana e que ressurge na esperança e nos sonhos dos jovens negros”, contou o professor, que também participou do BBB 21.
Notícias Relacionadas
Lewis Hamilton e Tyler, The Creator unem automobilismo e moda urbana em coleção cápsula
Netflix revela primeiras imagens do documentário sobre jogador Vinícius Jr.
João Luiz deve desfilar no último carro da escola, onde será o “Yasuke da Educação”, ao lado de outras personalidades pretas que representarão os guerreiros que batalharam como o samurai.
O enredo “Yasuke” foi desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Silveira, que faz sua estreia na agremiação, com o intuito de mostrar que a bravura e o espírito guerreiro de Yasuke é inspiração para jovens negros da contemporaneidade subverterem a lógica do racismo e tornarem-se o que desejarem ser.
Esta é a segunda vez que João desfila pela Mocidade Alegre. O mineiro estreou no Carnaval de São Paulo no ano passado, quando a escola homenageou a sambista Clementina de Jesus. Em 2022, ele também desfilou pela escola de samba Beija-Flor, no Rio de Janeiro.
Notícias Recentes
Continuamos sendo os únicos representantes dos nossos sonhos: 25 profissionais negros que você precisa conhecer
Floresta dos Guarás: Um mergulho nas raízes afro-brasileiras e no turismo comunitário no Maranhão