O professor e influenciador João Luiz Pedrosa deve desfilar pela segunda vez na escola de samba Mocidade Alegre, em São Paulo. O desfile acontece no próximo sábado (18), no Sambódromo do Anhembi e tem como tema “Yasuke”, o primeiro samurai negro da história do Japão, João representará o “samurai da educação”.
“Pela segunda vez eu venho desfilando pela Mocidade Alegre em São Paulo. Alegria enorme poder estar participando desse evento que é uma das maiores manifestações culturais do Brasil. Esse ano a Mocidade vem falando sobre Yasuke, samurai de origem africana e que ressurge na esperança e nos sonhos dos jovens negros”, contou o professor, que também participou do BBB 21.
Notícias Relacionadas
Grupo de pesquisa da UFF lança novo site com mapeamento inédito sobre racismo religioso no Brasil
Estudante cria museu virtual para destacar cientistas negras e vence prêmio no RJ
João Luiz deve desfilar no último carro da escola, onde será o “Yasuke da Educação”, ao lado de outras personalidades pretas que representarão os guerreiros que batalharam como o samurai.
O enredo “Yasuke” foi desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Silveira, que faz sua estreia na agremiação, com o intuito de mostrar que a bravura e o espírito guerreiro de Yasuke é inspiração para jovens negros da contemporaneidade subverterem a lógica do racismo e tornarem-se o que desejarem ser.
Esta é a segunda vez que João desfila pela Mocidade Alegre. O mineiro estreou no Carnaval de São Paulo no ano passado, quando a escola homenageou a sambista Clementina de Jesus. Em 2022, ele também desfilou pela escola de samba Beija-Flor, no Rio de Janeiro.
Notícias Recentes
Vencedora do Emmy, 'Abbott Elementary' é renovada para 5ª temporada
"Nossa novela tá no mundo", Duda Santos celebra destaque internacional de 'Garota do Momento' em matéria da Variety