Jéssica Ellen, Rafael Zulu e Tia Má questionam Aguinaldo Silva sobre o protagonismo preto em suas novelas

0
Jéssica Ellen, Rafael Zulu e Tia Má questionam Aguinaldo Silva sobre o protagonismo preto em suas novelas

Após o Site Mundo Negro noticiar as controversas declarações do autor Aguinaldo Silva sobre a cantora Beyoncé ter usado o Diamante Tiffany, as reações foram imediatas e entre as personalidades que se prinunciaram estão o ator Rafael Zulu, a atriz Jéssica Ellen e a jornalista Maíra Azevedo (Tia Ma).

Imagem: Davi Nascimento

Em um dos tweets o autor questiona a repercussão das fotos do casal Beyoncé e Jay-Z: “Beyoncé se torna a quarta pessoa da história e a primeira mulher negra a usar o Diamante Tiffany: Pois é, mas para mim, justiça social só quando qualquer mulher, independente da raça, idade, religião ou fama puder usá-lo. Isso acontecerá algum dia? O que vocês acham?”, perguntou aos seus seguidores. Diante das falas, o ator e empresário Rafael Zulu, de 38 anos, comentou na postagem do SIte Mundo Negro: “Ahhhhh Sr Aguinaldo Silva acorda! Nunca vi um protagonista preto em seus trabalhos… e olha que não foram poucos. O Senhor sempre foi do’ dreamteam’ dos autores da rede globo nos tempos áureos e NADA de preto em destaque. Agora me vem na altura do campeonato criticá-la por isso??? Pra gente ela é referência e régua de onde queremos e podemos chegar. Não vem colocar a gente contra nosso povo não… não caímos mais nessa!”, postou.

Imagem: Instagram/Tia Má

Tia Má lembrou que na mídia brasileira há um processo de invisibilização de artistas negros do qual o autor também faz parte: “Para ele, os anos de apagamento, de invisibilidade e de representação de estereotipada não é nada. Império é uma novela de outro dia, do autor, e mesmo assim é ínfima a quantidade de artistas pretos no elenco. Para ele, isso não é um problema. Mas, uma mulher preta, bilionária, com seu colar milionário, incomoda porque nos tira do papel de subserviência, de animalização que a branquitude adora nos colocar. CHEGA!!! Não dá mais para dizer que não sabem, que estão aprendendo! Se incomodam com a nossa ascensão, quem mesmo a nossa submissão!”, apontou.

Jéssica Ellen (‘Medida Provisória’ e ‘Três Verões) questionou quais ações o escritor já tomou em favor da representatividade em suas obras: “Aguinaldo, vamos falar do Brasil? Quando, em suas novelas, seus protagonistas tiveram a pele como a minha? Quando, em suas novelas, a cultura preta brasileira foi abordada para ajudar na autoestima da população preta? Quando olho imagem da Beyoncé poderosa e milionária, penso na potência que nós negros somos e no quanto ela inspira milhares de pessoas pretas no mundo todo”, e seguiu: “Não é por falta de talento, e sim oportunidades. O problema do Brasil não é a Beyoncé ser milionária, é a elite branca se incomodar com nossa autonomia e ascensão social”, concluiu.

Imagem: Instagram/Jéssica Ellen

Até o momento da publicação desta matéria Aguinaldo Silva postou apenas ameninadades e não se pronunciou sobre a repercussão negativa de seus tweets. Após 40 anos escrevendo novelas para a TV Globo, Silva foi demitido em janeiro de 2020. Sua última novela na emissora foi “O Sétimo Guardião” (2018), que amargou baixa audiência para o horário das 21h.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display