Jaca: conheça seus benefícios e nutrientes

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Jaca: conheça seus benefícios e nutrientes
Imagem: Aline Chermoula

Deliciosa, exagerada e pouco discreta!
A jaca é a maior de todas as frutas cultivadas, sendo muito popular em países do Sudeste da Ásia e da África.

Benefícios da jaca para seu organismo
Combate a pressão alta: por ser rica em potássio, a jaca ajuda a prevenir problemas cardiovasculares, como o derrame ou o ataque cardíaco, além de diminuir os níveis da pressão arterial. Seu consumo regular também auxilia na queda dos níveis de sódio no sangue.

Para saber se a jaca está madura e boa para o consumo, veja se as saliências estão bem desenvolvidas e amarelas. Quando pressionada com os dedos, deve ter consistência firme.
O fruto é de forma ovalada, irregular, com casca grossa e áspera com pequenas saliências, verde, ou amarelada. Nascem diretamente do tronco e dos galhos mais grossos e chegam a pesar até 15 kg e medir até 40 cm. É um sincarpo, ou seja, infrutescência produzida pela fusão dos frutos formados pelos ovários de flores vizinhas.
A parte comestível da jaca são os frutículos encontrados no interior dos grandes sincarpos. O interior do fruto é formado por vários gomos, sendo que cada gomo contém um grande caroço recoberto por uma polpa cremosa e branca, suculenta, viscosa e com cheiro forte e característico, muito aromática.
Os gomos podem ser de consistência um pouco endurecida ou mole e são conhecidas popularmente como jaca-mole e jaca-dura. As sementes, que são tóxicas cruas, são comestíveis quando assadas, grelhadas ou cozidas.
Para saber se a jaca está madura e boa para o consumo, veja se as saliências estão bem desenvolvidas e amarelas.
Quando pressionada com os dedos, deve ter consistência firme.

Veja como fazer Chutney de Jaca

INGREDIENTES
• 1 e 1/3 de xícara (chá) de bagos de jaca, bem maduros e sem os caroços (300 g)
• Suco de 1 limão
• 1/4 de xícara (chá) de melaço de cana (75 g)
• 3 cravos
• 1 pedaço pequeno de canela em pau
• 1 e ½ xícara (chá) de água (360 ml)

PREPARO
Numa panela média, aqueça a jaca com o limão, o melaço, o cravo e a canela.
Mexendo de vez em quando, deixe no fogo por uns 10 min., até começar a caramelizar e dourar.
Então, junte a água e mantenha no fogo por mais uns 10min., até que a jaca esteja bem macia.
Retire do fogo, passe para uma tigela e deixe amornar.
Sirva o chutney morno ou em temperatura ambiente com carnes ou pães.
Guarde num pote com tampa por até 1 mês na geladeira.

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