Instituto Pretos Novos lança circuito de Oficinas de História e Cultura Afro-brasileira

0
Instituto Pretos Novos lança circuito de Oficinas de História e Cultura Afro-brasileira
Foto: divulgação

O IPN anunciou uma parceria com a L’Oréal Brasil que tem como objetivo preservar histórias africanas e afro-brasileiras

O Instituto Pretos Novos anunciou na manhã desta terça-feira (6), no Rio de Janeiro, o lançamento do circuito de Oficinas de História e Cultura Afro-brasileira. A iniciativa será realizada em parceria com a L’Oréal Brasil. Ao todo serão ofertados 45 cursos que tem como objetivo fortalecer e promover narrativas afrodescendentes e ajudar no combate ao racismo estrutural.

Os cursos serão ministrados por historiadores, sociólogos, jornalistas, entre outros nomes de grandes instituições de ensino, focados em multiplicar o conhecimento histórico e arqueológico da Zona Portuária do Rio, onde está localizado e Instituto Pretos Novos, assim como tratar as temáticas mais latentes da sociedade brasileira como o racismo estrutural.

Foto: divulgação

O evento de anúncio da parceria contou com a presença das atrizes Taís Araújo e Zezé Motta, além de influenciadores e jornalistas que foram conduzidos por uma caminhada para conhecer a história do Cais do Valongo, um dos principais portos onde desembarcaram cerca de um milhão de escravizados trazidos para o Rio de Janeiro, o local é considerado o maior sítio de memória da Diáspora Africana fora da África, além de ser tombado pelo Patrimônio Histórico. É um lugar de memória da dor e sofrimento que guarda um valor histórico para a diáspora africana.

Ao enviado especial do Mundo Negro, Maycon Cabral, a atriz Taís Araújo falou sobre o que sentiu ao visitar o local pela primeira vez. “Você vai concretizando tudo o que aconteceu com a população negra e acontece até hoje nesse país. E acabar ali no Instituto dos Pretos Novos é muito significativo, porque é a concretude da violência, dos maus tratos, dos desmandos, de como a população negra desde que chegou aqui sequestrada, foi tratada sem dignidade, sem humanidade e a gente fica muito abalado, mas ao mesmo tempo reforça o compromisso”, declarou a atriz depois da visita.

Confira a entrevista com a atriz Taís Araújo no vídeo:

Os cursos promovidos pelo IPN acontecem de forma online e gratuita. O projeto tem a duração de 12 meses e o link para inscrição já está disponível no Sympla. Cada aula tem 2 horas de duração. Além disso, as aulas contam com tradutores de libras. 

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display