Instituto Marielle Franco lança projeto de apoio a candidaturas de mulheres negras

0
Instituto Marielle Franco lança projeto de apoio a candidaturas de mulheres negras
Brasília - Marcha das Mulheres Negras Contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver em Brasília, reúne mulheres de todos os estados e regiões do Brasil (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Atuando por meio de formação política e campanhas de comunicação, o projeto Estamos Prontas tem como objetivo desenvolver habilidades e articulações que possibilitem maior presença e participação de mulheres negras, LBTQIA+ e periféricas na política.

Em 2022, teremos uma das maiores eleições das últimas décadas, decisiva para o futuro do país. A partir do entendimento que a defesa da democracia brasileira e o fortalecimento das instituições passam pelo protagonismo de mulheres negras, LBTQIA+ e periféricas, o Instituto Marielle Franco, criado e dirigido pela família de Marielle, e o movimento Mulheres Negras Decidem, anunciam o lançamento do projeto Estamos Prontas, uma iniciativa voltada para mulheres negras – defensoras de direitos humanos, lideranças em seus territórios e de movimentos sociais – que irão se lançar na disputa eleitoral neste ano. 

O projeto, com foco em pré-candidaturas de mulheres negras a nível estadual, abriu o edital nesta quinta-feira, dia 24 de fevereiro, e irá fomentar o desenvolvimento de habilidades por meio de oficinas, como segurança digital e física, comunicação, mobilização, prática  legislativa e preparação jurídica e financeira; criar uma rede de articulação entre essas mulheres negras  negras e seus movimentos nacionalmente; e construir uma campanha de comunicação que fortaleça a narrativa de ocupação da política a partir de uma perspectiva antirracista, feminista e popular. A iniciativa surge após a atuação da organização e do movimento  nos últimos anos no combate às desigualdades, às violências de raça e de gênero, no trabalho de superação à subrepresentação política de mulheres negras e no fortalecimento do ativismo de lideranças feministas negras.

O objetivo do projeto é estimular e fortalecer a maior participação de mulheres negras na política institucional e influenciar a opinião pública  sobre a contribuição fundamental das mulheres negras e o seu legado para o processo democrático do Brasil. Serão abarcadas 27 pré-candidaturas no projeto, uma de cada estado do Brasil. O chamado principal será para mulheres negras que já fazem parte da rede de mobilização e articulação do Instituto Marielle Franco e do movimento Mulheres Negras Decidem.

“Historicamente, o racismo se reflete nos índices de desigualdade social, racial e de gênero, como na ausência de acesso desta população aos espaços de tomada de decisão. A partir do reconhecimento da vasta trajetória das mulheres negras no ativismo político, o Estamos Prontas vem para reconhecer esse legado, conectar essas mulheres e potencializar suas habilidades, de forma que consigam disputar com igualdade de condições as eleições neste ano. Isso é fundamental para que haja mudanças estruturais na vida dessas populações em 2023.”, diz Anielle Franco, diretora executiva do Instituto Marielle Franco.

“Em 2022, temos mais uma oportunidade de fortalecer mulheres negras na política. São elas que darão o tom da resposta ao avanço do extremismo e apontarão soluções para a reconstrução do país. Movidas pela esperança, mulheres negras farão a mudança que o Brasil precisa, garantindo um futuro melhor para todos nós.”, pontua Tainah Pereira, coordenadora política do movimento Mulheres Negras Decidem.

Atualmente, as mulheres negras ocupam apenas  2% de cadeiras no Congresso Nacional, ao mesmo tempo em que representam o maior grupo demográfico do país, representando mais de  28% da população brasileira. Mudar esse cenário de desigualdade está em nossas mãos. As inscrições para o Estamos Prontas estão abertas até o dia 13 de março, no site estamosprontas.org

O vídeo institucional do projeto foi produzido pela Kilomba Produções, um empreendimento de mulheres negras, dirigido pelas cineastas Erika Candido, Natara Ney, Monique Rocco e Gabriela Freitas.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display