IMS Rio celebra aniversário de Carolina de Jesus, com debate entre Conceição Evaristo e Vera Eunice de Jesus

0
1529

No próximo sábado (14), às 18h, o IMS Rio promove um debate em homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977), que completaria 106 anos neste dia. A conversa contará com a presença da escritora Conceição Evaristo e da professora Vera Eunice de Jesus, filha de Carolina. A entrada é gratuita.

A mediação será dos pesquisadores Raquel Barreto e Hélio Menezes, curadores da exposição sobre Carolina de Jesus, que será inaugurada em agosto na sede do IMS de São Paulo.

Durante o debate, serão abordadas as proximidades entre as obras e trajetórias de Carolina de Jesus e Conceição Evaristo. Esta última conta que, quando leu Quarto de despejo, na Belo Horizonte do final da década de 1960, se sentiu como alguns dos personagens da favela Canindé retratados no diário de Carolina.

Conceição lembra também que sua mãe leu a obra e, inspirada no relato, escreveu um diário, anos mais tarde. “Guardo comigo esses escritos e tenho como provar em alguma pesquisa futura que a favelada do Canindé criou uma tradição literária”, conta em depoimento durante o I Colóquio de Escritoras Mineiras (UFMG).

O evento evidencia a importância da obra de Carolina, cujo acervo está sob a guarda do IMS desde 2006. Entre os itens presentes, estão dois cadernos manuscritos: um deles intitulado Um Brasil para os brasileiros: contos e poemas, e outra coletânea do mesmo gênero, sem título.

Serviço

Carolina Maria de Jesus, presença e legado – Debate com Conceição Evaristo e Vera Eunice de Jesus

  • Data: 14 de março (sábado), às 18h
  • Local: Auditório IMS Rio, Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
  • Entrada gratuita, sujeita a lotação do espaço. Distribuição de senhas 30 minutos antes e limite de 1 senha por pessoa

Comments