Ifé Medicina: conheça a clínica criada por cinco médicas negras no Rio de Janeiro

0
760
Foto: Julia Aldenucci.

Espaço une atendimento humanizado e representatividade.

Entrar em uma clínica com cinco especialidades médicas diferentes e todas as doutoras serem mulheres e negras pode parecer um sonho para muitas pessoas da comunidade negra, mas agora é uma realidade. No Grupo Ifé Medicina estão reunidas as sócias Dra. Abdulay Eziquiel (Cirurgiã Plástica), Dra. Aline Tito (Cardiologista), Dra. Cecília Pereira (Ginecologistaa e Mastologistaa), Dra. Julia Rocha (Dermatologista) e Dra. Liana Tito (Oftalmologia Geral e Pediátrica). 

Em ioruba, Ifé significa amor, o elo das sócias junto à medicina, evidenciando a soma do cuidado com experiência e empatia a cada uma de suas pacientes.

A ideia de montar o projeto surgiu em 2020, diante da necessidade de criar um espaço de atendimento menos impessoal, onde as sócias pudessem colocar suas referências de afeto e acolhimento. “O que seria inicialmente um consultório virou uma clínica, pela necessidade de atender melhor as demandas de nossas especialidades. Vamos reunir em um mesmo local atendimento humanizado e representatividade”, atesta Abdulay, médica membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Speaker da empresa alemã MERZ, de produtos na área da cosmiatria, e professora de especialização médica no Hospital da Gamboa.

Observando com otimismo o mercado, as médicas analisam o empreendedorismo feminino. “O mercado é oportuno àqueles que se adaptam às mudanças e o empreendedorismo feminino cresce na medida em que temos grandes mulheres no mercado de trabalho, mas sem o devido reconhecimento de suas competências. Entender nosso potencial e a vontade de se arriscar a partir dos nossos propósitos foi a força que nos impulsionou a empreender”, salienta Aline, médica especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC.

A diversidade na formação do corpo médico implica, entre outras vantagens, na empatia. “Entendemos que acolher, cuidar da melhor maneira possível, superar expectativas e se dedicar ao máximo ao seu ofício são fortes armas e escudos para lidar com os desafios diários. Neste contexto, entende-se que temos elementos fundamentais para promover saúde e bem estar de maneira qualificada e acolhedora”, ressalta Cecília, médica especialista em ginecologia e obstetrícia pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.

“Poder sonhar em meio ao caos foi uma grande oportunidade que tivemos. A saúde é importante demais para estar em segundo plano e, se não existiam situações concretas, tivemos a opção de acreditar e apostar em algo positivo”, finaliza Liana, oftalmologista especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e mestranda em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (USP), onde pesquisa a relação entre os distúrbios da motilidade ocular e as dificuldades de aprendizagem

GRUPO IFÉ MEDICINA

Rua Marquês de Abrantes, 170 – salas 405/ 406 – Flamengo

Tel.: (21) 3100-5458 / 99134-8442 (WhatsApp)

Horário: 09h às 20h

Comments

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.