O Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) completa cinco anos nesta terça-feira, dia 30 de março. Fundado em 2016, ele surgiu através de uma ideia de Luana Génot, hoje sua Diretora-Executiva. Aluna de comunicação social da PUC-Rio, Luana organizou, em 2013, uma exposição na universidade focada nas diversas identidades do Brasil. O projeto incentivava as pessoas a discutirem sobre a questão da igualdade racial e acabou estimulando a então estudante de publicidade a pensar em como essa conversa poderia ser trazida para o dia a dia e de forma sustentável.
Depois de uma participação na Conferência Mundial da Juventude da ONU, no Sri Lanka, Luana teve certeza que gostaria de criar um modelo de negócio que estimulasse a diversidade étnico-racial no mundo corporativo. O ID_BR nasce com a missão de promover a aceleração da igualdade no país, com foco no mercado de trabalho.
Notícias Relacionadas
Taís Araujo fala sobre emoção de gravar como Nossa Senhora em ‘O Auto da Compadecida 2’: “Queria esticar aquele momento”
7ª edição da Celebração do Cinema e Televisão Negros dos EUA celebra carreira de Regina King e Tyler Perry
“Segundo uma pesquisa do Instituto Ethos, o Brasil demoraria cerca de 150 anos para zerar a desigualdade racial no mercado de trabalho. O nosso propósito, desde o primeiro dia, foi criar ações e promover práticas antirracistas para acelerar esse processo. Não podemos esperar 150 anos”, declarou Luana Génot, Fundadora e Diretora-Executiva do Instituto.
Hoje, o ID_BR é dividido em três pilares de atuação: empregabilidade, educação e engajamento. E todos atuam juntos como um ecossistema para criar culturas corporativas antirracistas que tenham planos de ação com prazo e investimento para este fim, além de estimular o diálogo e engajar as pessoas de modo geral com a pauta.
Empregabilidade
Pilar dedicado a prestar consultorias e treinamentos de diversidade e inclusão para acelerar a igualdade racial dentro das empresas. Como parte dele, o Instituto criou o Selo “Sim à Igualdade Racial”, jornada antirracista que mensura o nível de proximidade das empresas com a pauta e dá suporte no desenvolvimento das atividades. Ao longo dos últimos cinco anos, mais de 100 mil pessoas já foram impactadas por atividades relacionadas ao Selo. Em 2021, o Instituto alcançou a marca inédita de 30 empresas com o Selo.
Dentro do trabalho com as empresas, o ID_BR pretende causar uma mudança dentro do mercado de trabalho, mostrando que empresas devem investir na igualdade racial de modo mais intencional e o quanto isso significa, a médio e longo prazo, inovação, reputação e lucro.
Educação
Dentro deste pilar, o Instituto oferece programas de capacitação para pessoas negras e indígenas, bolsas de estudos em áreas estratégicas do mercado, além de letramento racial para todos que estejam dispostos a aprender mais sobre a pauta.
Engajamento
O pilar de engajamento está focado em promover e organizar eventos e produtos como forma de conscientizar e engajar organizações e sociedade civil na causa. Entre os principais eventos estão o “Prêmio Sim à Igualdade Racial” e o “Fórum Sim à Igualdade Racial”. A premiação homenageia e reconhece pessoas e iniciativas que atuam pela igualdade racial, enquanto o fórum conecta jovens profissionais negros e indígenas com grandes empresas. Juntos, os dois eventos já atingiram mais de 30 milhões de pessoas ao longo das últimas edições. A premiação desde o ano passado acontece em parceria com o canal Multishow do grupo Globo.
“Durante os últimos cinco anos, criamos no mercado, junto dos nossos parceiros, um espaço de aprendizado constante e discussões profundas sobre temas muitas vezes esquecidos ou ignorados. Parte do nosso papel é dar luz a esses assuntos e discuti-los de modo propositivo e objetivo, com a naturalidade que deveria ser comum. Fizemos escolhas ousadas, concretas e fora do comum, e isso se faz necessário todos os dias. Estamos aqui para acelerar a promoção da igualdade racial e não vamos parar”, afirma Tom Mendes, Diretor Financeiro e Administrativo do Instituto.
Saiba mais sobre o ID_BR
Sobre o ID_BR
O Instituto Identidades do Brasil é uma organização sem fins lucrativos, pioneira no Brasil e 100% comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial. A partir da campanha “Sim à Igualdade Racial”, o ID_BR desenvolve ações em diferentes formatos para conscientizar e engajar organizações e a sociedade, buscando reduzir a desigualdade racial no mercado de trabalho, como indica o objetivo dez da agenda 2030, da ONU, que reúne as 17 metas de Desenvolvimento Sustentável para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos.
Notícias Recentes
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas
Leci Brandão celebra 80 anos e cinco décadas de samba em programa especial da TV Brasil