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Cynthia Erivo, Keke Palmer e Kendrick Lamar estão entre os principais indicados ao NAACP Image Awards

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Fotos: Reprodução/Getty Images

As indicações ao 56º NAACP Image Awards, uma das mais prestigiadas premiações do entretenimento negro dos EUA que acontece no mês de fevereiro, foi anunciada nesta terça-feira, 7. De acordo com informações publicadas pela Variety, entre as estrelas que brilharam no ano de 2024 e agora figuram as indicações Cynthia Erivo, Keke Palmer e Kendrick Lamar competem pelo título de Artista do Ano.

O filme “The Piano Lesson” dominou as categorias cinematográficas, com 14 indicações, incluindo melhor filme e atuações de peso como John David Washington e Samuel L. Jackson. Na televisão, a minissérie “Fight Night: The Million Dollar Heist” liderou com nove indicações, com destaque para as performances de Kevin Hart e Don Cheadle.

Ayo Edebiri se destacou como a artista mais indicada, em cinco categorias, principalmente por seu papel na série “The Bear”. Keke Palmer não ficou atrás, com quatro indicações, incluindo sua apresentação no programa “Password”.

A música também teve destaque, com GloRilla e Kendrick Lamar liderando as indicações na categoria musical. Beyoncé marcou presença com três indicações por seu álbum “Renaissance”. Neste ano, o evento terá como tema: “Nossas histórias, nossa cultura, nossa excelência”, e acontecerá no dia 22 de fevereiro e será transmitido pela BET e CBS.

Confira a lista completa de indicados:

INDICADOS AO ARTISTA DO ANO
Cynthia Erivo
Keke Palmer
Kendrick Lamar
Kevin Hart
Shannon Sharpe

INDICADOS PARA PERSONALIDADE DE MÍDIA SOCIAL DE DESTAQUE DO ANO
Kai Cenat
Keith Lee
RaeShanda Lias
Shirley Raines
Tony Baker

CATEGORIAS DE FILMES

Melhor Filme
“Bad Boys: Ride or Die” (Sony Pictures)
“Bob Marley: One Love” (Paramount Pictures)
“The Piano Lesson” (Netflix)
“The Six Triple Eight” (Netflix)
“Wicked” (Universal Pictures)

Melhor Ator em um Filme
André Holland — “Exhibiting Forgiveness” (Roadside Attractions)
Colman Domingo — “Sing Sing” (A24)
John David Washington — “The Piano Lesson” (Netflix)
Kingsley Ben-Adir — “Bob Marley: One Love” (Paramount Pictures)
Martin Lawrence — “Bad Boys: Ride or Die” (Sony Pictures)

Melhor Atriz em um Filme
Cynthia Erivo — “Wicked” (Universal Pictures)
Kerry Washington — “The Six Triple Eight” (Netflix)
Lashana Lynch — “Bob Marley: One Love” (Paramount Pictures)
Lupita Nyong’o — “Um Lugar Silencioso: Primeiro Dia” (Paramount Pictures)
Regina King — “Shirley” (Netflix)

Melhor Ator Coadjuvante em um Filme
Brian Tyree Henry — “The Fire Inside” (Amazon MGM Studios)
Corey Hawkins — “The Piano Lesson” (Netflix)
David Alan Grier — “The American Society of Magical Negroes” (Focus Features)
Denzel Washington — “Gladiador II” (Paramount Pictures)
Samuel L. Jackson — “The Piano Lesson” (Netflix)

Melhor Atriz Coadjuvante em um Filme
Aunjanue Ellis-Taylor — “Exhibiting Forgiveness” (Roadside Attractions)
Aunjanue Ellis-Taylor — “Nickel Boys” (Orion Pictures/Amazon MGM Studios)
Danielle Deadwyler — “The Piano Lesson” (Netflix)
Ebony Obsidian — “The Six Triple Eight” (Netflix)
Lynn Whitfield — “Albany Road” (Faith Filmworks)

Melhor Filme Independente
“Albany Road” (Faith Filmworks)
“Exhibiting Forgiveness” (Roadside Attractions)
“Rob Peace” (Republic Pictures)
“Sing Sing” (A24)
“We Grown Now” (Sony Pictures Classics)

Melhor Filme Internacional
“El lugar de la otra” (Netflix)
“Emilia Pérez” (Netflix)
“Memoir of a Snail” (IFC Films)
“The Seed of the Sacred Fig” (NEON)
“The Wall Street Boy, Kipkemboi” (ArtMattan Films)

Melhor Atuação Revelação em um Filme
Brandon Wilson — “Nickel Boys” (Orion Pictures/Amazon MGM Studios)
Clarence Maclin — “Sing Sing” (A24)
Danielle Deadwyler — “The Piano Lesson” (Netflix)
Ebony Obsidian — “The Six Triple Eight” (Netflix)
Ryan Destiny — “The Fire Inside” (Amazon MGM Studios)

Melhor Elenco em um Filme
“Bob Marley: One Love” (Paramount Pictures)
“The Book of Clarence” (Sony Pictures)
“The Piano Lesson” (Netflix)
“The Six Triple Eight” (Netflix)
“Wicked” (Universal Pictures)

Melhor Filme de Animação
“Divertida Mente 2” (Walt Disney Studios Motion Pictures)
“Kung Fu Panda 4” (DreamWorks Animation)
“Moana 2” (Walt Disney Studios Motion Pictures)
“Piece by Piece” (Focus Features)
“The Wild Robot” (DreamWorks Animation)

Melhor Atriz em um Filme
Cynthia Erivo — “Wicked” (Universal Pictures)
Kerry Washington — “The Six Triple Eight” (Netflix)
Lashana Lynch — “Bob Marley: One Love” (Paramount Pictures)
Lupita Nyong’o — “Um Lugar Silencioso: Primeiro Dia” (Paramount Pictures)
Regina King — “Shirley” (Netflix)

Melhor Ator Coadjuvante em um Filme
Brian Tyree Henry — “The Fire Inside” (Amazon MGM Studios)
Corey Hawkins — “The Piano Lesson” (Netflix)
David Alan Grier — “The American Society of Magical Negroes” (Focus Features)
Denzel Washington — “Gladiador II” (Paramount Pictures)
Samuel L. Jackson — “The Piano Lesson” (Netflix)

Melhor Atriz Coadjuvante em um Filme
Aunjanue Ellis-Taylor — “Exhibiting Forgiveness” (Roadside Attractions)
Aunjanue Ellis-Taylor — “Nickel Boys” (Orion Pictures/Amazon MGM Studios)
Danielle Deadwyler — “The Piano Lesson” (Netflix)
Ebony Obsidian — “The Six Triple Eight” (Netflix)
Lynn Whitfield — “Albany Road” (Faith Filmworks)

Melhor Filme Independente
“Albany Road” (Faith Filmworks)
“Exhibiting Forgiveness” (Roadside Attractions)
“Rob Peace” (Republic Pictures)
“Sing Sing” (A24)
“We Grown Now” (Sony Pictures Classics)

Melhor Filme Internacional
“El lugar de la otra” (Netflix)
“Emilia Pérez” (Netflix)
“Memoir of a Snail” (IFC Films)
“The Seed of the Sacred Fig” (NEON)
“The Wall Street Boy, Kipkemboi” (ArtMattan Films)

Melhor Atuação Revelação em um Filme
Brandon Wilson — “Nickel Boys” (Orion Pictures/Amazon MGM Studios)
Clarence Maclin — “Sing Sing” (A24)
Danielle Deadwyler — “The Piano Lesson” (Netflix)
Ebony Obsidian — “The Six Triple Eight” (Netflix)
Ryan Destiny — “The Fire Inside” (Amazon MGM Studios)

Melhor Elenco em um Filme
“Bob Marley: One Love” (Paramount Pictures)
“The Book of Clarence” (Sony Pictures)
“The Piano Lesson” (Netflix)
“The Six Triple Eight” (Netflix)
“Wicked” (Universal Pictures)

Melhor Filme de Animação
“Divertida Mente 2” (Walt Disney Studios Motion Pictures)
“Kung Fu Panda 4” (DreamWorks Animation)
“Moana 2” (Walt Disney Studios Motion Pictures)
“Piece by Piece” (Focus Features)
“The Wild Robot” (DreamWorks Animation)

Melhor desempenho de dublagem de personagem – filme
Aaron Pierre — “Mufasa: O Rei Leão” (Walt Disney Studios Motion Pictures)
Anika Noni Rose — “Mufasa: O Rei Leão” (Walt Disney Studios Motion Pictures)
Ayo Edebiri — “Divertida Mente 2” (Walt Disney Studios Motion Pictures)
Blue Ivy Carter — “Mufasa: O Rei Leão” (Walt Disney Studios Motion Pictures)
Lupita Nyong’o — “O Robô Selvagem” (DreamWorks Animation)

Melhor curta-metragem (Live Action)
“Chocolate com granulado” (AFI)
“Definitely Not a Monster”
“If They Took Us Back”
“My Brother & Me” (MeowBark Films)
“Superman Doesn’t Steal”

Melhor curta-metragem (animação)
“if(fy)” (OTB/The Hidden Hand Studios)
“Nate & John” (Unity Animation Project, LLC)
“Peanut Headz: Black History Toonz ‘Jackie Robinson’” (Exhibit Treal Studios)
“Self” (Pixar Animation Studios)
“Walk in the Light” (419 Studios)

Melhor Revelação Criativa (Filme)
David Fortune — “Color Book” (Tribeca Studios)
Malcolm Washington — “The Piano Lesson” (Netflix)
RaMell Ross — “Nickel Boys” (Orion Pictures/Amazon MGM Studios)
Titus Kaphar — “Exhibiting Forgiveness” (Roadside Attractions)
Zoë Kravitz — “Blink Twice” (Amazon MGM Studios)

Melhor Performance Jovem em um Filme
Anthony B. Jenkins — “The Deliverance” (Netflix)
Blake Cameron James — “We Grown Now” (Sony Pictures Classics)
Jeremiah Daniels — “Color Book” (Tribeca Studios)
Percy Daggs IV — “Never Let Go” (Lionsgate)
Skylar Aleece Smith — “The Piano Lesson” (Netflix)

Melhor Cinematografia em um Filme
Andrés Arochi — “Longlegs” (NEON)
Jomo Fray — “Nickel Boys” (Orion Pictures/Amazon MGM Studios)
Justin Derry — “She Taught Love” (Andscape)
Lachlan Milne — “Exhibiting Forgiveness” (Roadside Attractions)
Rob Hardy — “The Book of Clarence” (Sony Pictures)

CATEGORIAS DE TELEVISÃO + STREAMING

Melhor Série de Comédia
“Abbott Elementary” (ABC)
“How to Die Alone” (Hulu)
“Poppa’s House” (CBS)
“The Neighborhood” (CBS)
“The Upshaws” (Netflix)

Melhor Ator em Série de Comédia
Cedric The Entertainer — “The Neighborhood” (CBS)
Damon Wayans — “Poppa’s House” (CBS)
David Alan Grier — “St. Denis Medical” (NBC)
Delroy Lindo — “UnPrisoned” (Hulu)
Mike Epps — “The Upshaws” (Netflix)

Melhor Atriz em Série de Comédia
Ayo Edebiri — “The Bear” (FX/Hulu)
Kerry Washington — “UnPrisoned” (Hulu)
Natasha Rothwell — “How to Die Alone” (Hulu)
Quinta Brunson — “Abbott Elementary” (ABC)
Tichina Arnold — “The Neighborhood” (CBS)

Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia
Damon Wayans Jr. — “Poppa’s House” (CBS)
Giancarlo Esposito — “The Gentlemen” (Netflix)
Kenan Thompson — “Saturday Night Live” (NBC)
Tyler James Williams — “Abbott Elementary” (ABC)
William Stanford Davis — “Abbott Elementary” (ABC)

Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia
Danielle Pinnock — “Ghosts” (CBS)
Ego Nwodim — “Saturday Night Live” (NBC)
Janelle James — “Abbott Elementary” (ABC)
Sheryl Lee Ralph — “Abbott Elementary” (ABC)
Wanda Sykes — “The Upshaws” (Netflix)

Melhor Série Dramática
“9-1-1” (ABC)
“Bel-Air” (Peacock)
“Cross” (Amazon Prime Video)
“Found” (NBC)
“Reasonable Doubt” (Hulu)

Melhor Ator em Série Dramática
Aldis Hodge — “Cross” (Amazon Prime Video)
Donald Glover — “Mr. & Mrs. Smith” (Amazon Prime Video)
Harold Perrineau — “From” (MGM+)
Jabari Banks — “Bel-Air” (Peacock)
Michael Rainey Jr. — “Power Book II: Ghost” (Starz)

Melhor Atriz em Série Dramática
Angela Bassett — “9-1-1” (ABC)
Emayatzy Corinealdi — “Reasonable Doubt” (Hulu)
Queen Latifah — “The Equalizer” (CBS)
Shanola Hampton — “Found” (NBC)
Zoe Saldaña — “Lioness” (Paramount+)

Melhor Ator Coadjuvante em Série Dramática
Adrian Holmes — “Bel-Air” (Netflix)
Cliff “Method Man” Smith — “Power Book II: Ghost” (Starz)
Isaiah Mustafa — “Cross” (Amazon Prime Video)
Jacob Latimore — “The Chi” (Paramount+)
Morris Chestnut — “Reasonable Doubt” (Hulu)

Melhor Atriz Coadjuvante em Série Dramática
Adjoa Andoh — “Bridgerton” (Netflix)
Coco Jones — “Bel-Air” (Peacock)
Golda Rosheuvel — “Bridgerton” (Netflix)
Lorraine Toussaint — “The Equalizer” (CBS)
Lynn Whitfield — “The Chi” (Paramount+)

Melhor Série Limitada de Televisão (Série, Especial ou Filme)
“Fight Night: The Million Dollar Heist” (Peacock)
“Genius: MLK/X” (National Geographic)
“Griselda” (Netflix)
“Rebel Ridge” (Netflix)
“The Madness” (Netflix)

Melhor Ator em Série Limitada de Televisão (Série, Especial ou Filme)
Aaron Pierre — “Rebel Ridge” (Netflix)
Colman Domingo — “The Madness” (Netflix)
Kelvin Harrison Jr. — “Genius: MLK/X” (National Geographic)
Kevin Hart — “Fight Night: The Million Dollar Heist” (Peacock)
Laurence Fishburne — “Clipped” (FX/Hulu)

Melhor Atriz em Televisão Limitada (Série, Especial ou Filme)
Aunjanue Ellis-Taylor — “The Supremes at Earl’s All-You-Can-Eat” (Hulu/Searchlight Pictures)
Naturi Naughton — “Abducted at an HBCU: A Black Girl Missing Movie” (Lifetime)
Sanaa Lathan — “The Supremes at Earl’s All-You-Can-Eat” (Hulu/Searchlight Pictures)
Sofía Vergara — “Griselda” (Netflix)
Uzo Aduba — “The Supremes at Earl’s All-You-Can-Eat” (Hulu/Searchlight Pictures)

Melhor Ator Coadjuvante em Série de Televisão Limitada (Série, Especial ou Filme)
Don Cheadle — “Fight Night: The Million Dollar Heist” (Peacock)
Luke James — “Them: The Scare” (Amazon Prime Video)
Ron Cephas Jones — “Genius: MLK/X” (National Geographic)
Samuel L. Jackson — “Fight Night: The Million Dollar Heist” (Peacock)
Terrence Howard — “Fight Night: The Million Dollar Heist” (Peacock)

Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Televisão Limitada (Série, Especial ou Filme)
Brandy Norwood — “Descendants: The Rise of Red” (Disney+)
Jayme Lawson — “Genius: MLK/X” (National Geographic)
Loretta Devine — “Terry McMillan Presents: Tempted By Love” (Lifetime)
Sanaa Lathan — “Young. Wild. Free.” (BET+)
Taraji P. Henson — “Fight Night: The Million Dollar Heist” (Peacock)

Notícia/Informação de Destaque (Série ou Especial)
“Black Men’s Summit” (BET Media Group)
“Finding Your Roots with Henry Louis Gates, Jr.” (PBS)
“Laura Coates Live” (CNN)
“NewsNight with Abby Phillip” (CNN)
“The ReidOut” (MSNBC)

Série de entrevistas de destaque
“Hart to Heart” (Peacock)
“Sherri” (Sindicado)
“Tamron Hall Show” (Sindicado)
“The Jennifer Hudson Show” (Sindicado)
“The Shop” Temporada 7 (YouTube)

Melhor Reality Show, Competição de Reality ou Game Show (Série)
“Celebrity Family Feud” (ABC)
“Password” (NBC)
“Rhythm + Flow” (Netflix)
“The Real Housewives of Potomac” (Bravo)
“Tia Mowry: My Next Act” (WeTV)

Melhor Programa de Variedades (Série ou Especial)
“BET Awards 2024” (BET Media Group)
“Deon Cole: Ok, Mister” (Netflix)
“Jamie Foxx: What Had Happened Was…” (Netflix)
“Katt Williams: Woke Foke” (Netflix)
“Saturday Night Live” (NBC)

Programa Infantil de Destaque
“Craig of the Creek” (Cartoon Network)
“Descendants: The Rise of Red” (Disney+)
“Gracie’s Corner” (YouTube TV)
“Vila Sésamo” (Max)
“Snoopy Presents: Welcome Home, Franklin” (Apple TV+)

Melhor Performance de um Jovem (Série, Especial, Filme para TV ou Série Limitada)
Caleb Elijah — “Cross” (Amazon Prime Video)
Graceyn Hollingsworth — “Gracie’s Corner” (YouTube TV)
Leah Sava Jeffries — “Percy Jackson e os Olimpianos” (Disney+)
Melody Hurd — “Cross” (Amazon Prime Video)
TJ Mixson — “The Madness” (Netflix)

Apresentador de Destaque em uma Palestra ou Notícia/Informação (Série ou Especial) – Individual ou Conjunto
Abby Phillip — “NewsNight with Abby Phillip” (CNN)
Henry Louis Gates Jr. — “Finding Your Roots with Henry Louis Gates, Jr.” (PBS)
Jennifer Hudson — “The Jennifer Hudson” (Sindicado)
Joy Reid — “The Reidout” (MSNBC)
Sherri Shepherd — “Sherri” (Sindicado)

Apresentador de Destaque em Reality/Competição de Reality, Game Show ou Variedade (Série ou Especial) –
Individual ou Conjunto
Alfonso Ribeiro — “Dancing with the Stars” (ABC)
Keke Palmer — “Password” (NBC)
Nick Cannon — “The Masked Singer” (FOX)
Steve Harvey — “Celebrity Family Feud” (ABC)
Taraji P. Henson — “BET Awards 2024” (BET Media Group)

Melhor Atuação Convidada
Ayo Edebiri — “Saturday Night Live” (NBC)
Cree Summer — “Abbott Elementary” (ABC)
Keegan-Michael Key — “Abbott Elementary” (ABC)
Marlon Wayans — “Bel-Air” (Peacock)
Maya Rudolph — “Saturday Night Live” (NBC)

Melhor Série de Animação
“Disney Jr.’s Ariel” (Disney Jr.)
“Everybody Still Hates Chris” (Comedy Central)
“Gracie’s Corner” (YouTube TV)
“Iwájú” (Disney+)
“Marvel’s Moon Girl and Devil Dinosaur” (Disney Channel)

Melhor Performance de Narração de Personagem (Televisão)
Angela Bassett — “Orion and the Dark” (Netflix)
Cree Summer — “Rugrats” (Nickelodeon)
Cree Summer — “The Legend of Vox Machina” (Amazon Prime Video)
Dawnn Lewis — “Star Trek: Lower Decks” (Paramount+)
Keke Palmer — “The Second Best Hospital in the Galaxy” (Amazon Prime Video)

Melhor Série Curta ou Especial – Reality/Não Ficção/Documentário
“In the Margins” (PBS)
NCAA Basketball na CBS Sports (CBS)
“Roots of Resistance” (PBS)
“SC Featured” (ESPN)
“The Prince of Death Row Records” (YouTube TV)

Melhor Revelação Criativa (Televisão)
Ayo Edebiri — “The Bear” (FX/Hulu)
Diarra Kilpatrick — “Diarra From Detroit” (BET+)
Maurice Williams — “The Madness” (Netflix)
Thembi L. Banks — “Young. Wild. Free.” (BET+)
Vince Staples — “The Vince Staples Show” (Netflix)

CATEGORIAS DE GRAVAÇÃO

Artista Revelação Destacado
Doechii (Capitol Records/Top Dawg Entertainment)
Myles Smith (RCA Records/Sony Music Entertainment)
Samoht (Affective Music)
Shaboozey (American Dogwood/Empire)
Tyla (Epic Records)

Artista Masculino Destacado
Chris Brown (RCA Records/Chris Brown Entertainment)
J. Cole (Dreamville/Interscope Records)
Kendrick Lamar (pgLang, sob licença exclusiva da Interscope Records)
October London (Death Row Records/gamma.)
Usher (mega/gamma.)

Melhor Artista Feminina
Beyoncé (Columbia Records/Parkwood Entertainment LLC)
Coco Jones (Def Jam Recordings)
Doechii (Capitol Records/Top Dawg Entertainment)
GloRilla (Collective Music Group/Interscope Records)
HER (RCA Records)

Melhor Álbum Gospel/Cristão
“Heart of a Human” — DOE (Life Room Label/RCA Inspiration)
“Live Breathe Fight” — Tamela Mann (Tillymann Music Group)
“Still Karen” — Karen Clark Sheard (Karew Records/Motown Gospel)
“Sunny Days” — Yolanda Adams (Epic Records)
“The Maverick Way Reimagined” — Maverick City Music (Tribl Records)

Melhor Canção Internacional
“Close” — Skip Marley (Def Jam Recordings)
“Hmmm” — Chris Brown feat. Davido (RCA Records/Chris Brown Entertainment)
“Jump” — Tyla (Epic Records)
“Love Me JeJe” — Tems (RCA Records/Since ’93)
“Piece of My Heart” — Wizkid feat. Brent Faiyaz (RCA Records/Sony Music International/Starboy Entertainment)

Melhor videoclipe/álbum visual
“Alright” — Victoria Monét (RCA Records/Lovett Music)
“Alter Ego (ALTERnate Version)” — Doechii, JT (Capitol Records/Top Dawg Entertainment)
“Boy Bye” — Chlöe (Columbia Records/Parkwood Entertainment LLC)
“Not Like Us” — Kendrick Lamar (pgLang, sob licença exclusiva da Interscope Records)
“Yeah Glo!” — GloRilla (Collective Music Group/Interscope Records)

Álbum de destaque
“Alligator Bites Never Heal” — Doechii (Epic Records)
“Cape Town to Cairo” — PJ Morton (Morton Records/EMPIRE)
“Coming Home” — USHER (mega/gama.)
“Cowboy Carter” — Beyoncé (Columbia Records/Parkwood Entertainment LLC)
“Glorious” — GloRilla (Collective Music Group/Interscope Records)

Melhor Álbum de Trilha Sonora/Coleção
“Bob Marley: One Love (Trilha Sonora)” (Tuff Gong/Island Records)
“Genius: MLK/X (Músicas da Série Original)” (Hollywood Records)
“Reasonable Doubt (Temporada 2) (Trilha Sonora Original)” (Hollywood Records)
“The Book of Clarence (Trilha Sonora do Filme)” (Geneva Club sob licença exclusiva da Roc Nation Records, LLC)
“Wicked: The Soundtrack” (Republic Records)

Melhor música gospel/cristã
“Church Doors” — Yolanda Adams (Epic Records)
“Do It Anyway” — Tasha Cobbs (TeeLee Records/Motown Gospel)
“God Problems (Not By Power)” — (Tribl Records)
“I Prayed for You (Said a Prayer)” MAJOR. — (NowThatsMAJOR/MNRK Music Group)
“Working for Me” — Tamela Mann (Tillymann Music Group)

Melhor Álbum de Jazz
“Creole Orchestra” — Etienne Charles (Culture Shock Music)
“Epic Cool” — Kirk Whalum (Artistry Music)
“Javon & Nikki Go to the Movies” — Javon Jackson e Nikki Giovanni (Solid Jackson Records)
“On Their Shoulders: An Organ Tribute” — Matthew Whitaker (MOCAT Records)
“Portrait” — Samara Joy (Verve Records)

Melhor música de soul/R&B
“16 CARRIAGES” — Beyoncé (Columbia Records/Parkwood Entertainment LLC)
“Here We Go (Uh Oh)” — Coco Jones (Def Jam Recordings)
“I Found You” — PJ Morton (Morton Records/EMPIRE)
“Residuals” — Chris Brown (RCA Records/Chris Brown Entertainment)
“Saturn” — SZA (RCA Records/Top Dawg Entertainment)

Melhor Canção de Hip Hop/Rap
“Mamushi” — Megan Thee Stallion feat. Yuki Chiba (Hot Girl Productions LLC/Warner Music Group)
“Murdergram Deux” — LL Cool J feat. Eminem (Def Jam Recordings)
“Noid” — Tyler, the Creator (Columbia Records)
“Not Like Us” — Kendrick Lamar (pgLang, sob licença exclusiva da Interscope Records)
“Yeah Glo!” — GloRilla (Collective Music Group/Interscope Records)

Duo, grupo ou colaboração de destaque (tradicional)
Adam Blackstone & Fantasia — “Summertime” (BASSic Black Entertainment Records/Anderson Music Group/EMPIRE)
Leela James feat. Kenyon Dixon — “Watcha Done Now” (Shesangz Music, Inc. sob licença exclusiva da BMG Rights Management (US) LLC)
Maverick City Music feat. Miles Minnick — “God Problems (Not By Power)” (Tribl Records)
Muni Long & Mariah Carey — “Made for Me” (Supergiant Records/Def Jam Recordings)
Sounds of Blackness feat. Jamecia Bennett & Buddy McLain — “Thankful” (McLain Music, LLC)

Duo, grupo ou colaboração de destaque (contemporâneo)
Flo & GloRilla — “In My Bag” (Island Records)
GloRilla feat. Kirk Franklin, Maverick City Music, Kierra Sheard, Chandler Moore — “RAIN DOWN ON ME” (Collective Music Group/Interscope Records)
Usher & Burna Boy — “Coming Home” (mega/gama.)
Victoria Monét feat. Usher — “SOS” (Sex on Sight) (RCA Records/Lovett Music)
Wizkid feat. Brent Faiyaz — “Piece of My Heart” (RCA Records/Lovett Music)

Melhor Trilha Sonora Original para Televisão/Cinema
“Challengers (Trilha Sonora Original)” (Milan Records)
“Dune: Part Two (Trilha Sonora Original de Filme)” (WaterTower Music)
“Star Wars: The Acolyte (Trilha Sonora Original)” (Walt Disney Records)
“The American Society of Magical Negroes (Trilha Sonora Original de Filme)” (Back Lot Music)
“The Book of Clarence (Trilha Sonora Original de Filme)” (Milan Records)

CATEGORIAS DE DOCUMENTÁRIOS

Melhor Documentário (Filme)
“Daughters” (Netflix)
“Frida” (Amazon MGM Studios)
“King of Kings: Chasing Edward Jones” (Freestyle Digital Media)
“Luther: Never Too Much” (Sony Music Entertainment/Sony Music Publishing/CNN Films)
“The Greatest Night in Pop” (Netflix)

Melhor Documentário (Televisão)
“Black Barbie: A Documentary” (Netflix)
“Black Twitter: A People’s History” (Hulu)
“Gospel” (PBS)
“Simone Biles Rising” (Netflix)
“Sprint” (Netflix)

Melhor documentário de curta duração (filme)
“Camille A. Brown: Giant Steps” (American Masters e Firelight Media)
“Danielle Scott: Ancestral Call” (American Masters e Firelight Media)
“How to Sue the Klan”
“Judging Juries”
“Silent Killer” (Kaila Love Jones Films)

CATEGORIAS DE ESCRITA

Melhor Roteiro em Série de Comédia
Ashley Nicole Black — “Shrinking” – “Changing Patterns” (Apple TV+)
Brittani Nichols — “Abbott Elementary” – “Breakup” (ABC)
Crystal Jenkins — “No Good Deed” – “Letters of Intent” (Netflix)
Diarra Kilpatrick — “Diarra From Detroit” – “Chasing Ghosts” (BET+)
Jordan Temple — “Abbott Elementary” – “Smoking” (ABC)

Melhor Roteiro em Série Dramática
Azia Squire — “Bridgerton” – “Tick Tock” (Netflix)
Ben Watkins — “Cross” – “Hero Complex” (Amazon Prime Video)
Francesca Sloane, Donald Glover — “Mr. & Mrs. Smith” – “First Date” (Amazon Prime Video)
Geetika Lizardi — “Bridgerton” – “Joining of Hands” (Netflix)
Lauren Gamble — “Bridgerton” – “Old Friends” (Netflix)

Melhor Roteiro em Telefilme ou Especial
Brandon Espy, Carl Reid — “Mr. Crocket” (Hulu)
Bree West, Chazitear — “A Wesley South African Christmas” (BET+)
Juel Taylor, Tony Rettenmaier, Thembi L. Banks — “Young. Wild. Free.” (BET+)
Rudy Mancuso, Dan Lagana — “Música” (Amazon Prime Video)
Tina Mabry, Gina Prince-Bythewood, Cee Marcellus — “The Supremes at Earl’s All-You-Can-Eat” (Hulu/Searchlight Pictures)

Melhor Roteiro em um Filme
Barry Jenkins — “The Fire Inside” (Amazon MGM Studios)
RaMell Ross, Joslyn Barnes — “Nickel Boys” (Orion Pictures/Amazon MGM Studios)
Steve McQueen — “Blitz” (Apple Original Films)
Titus Kaphar — “Exhibiting Forgiveness” (Roadside Attractions)
Virgil Williams, Malcolm Washington — “The Piano Lesson” (Netflix)

CATEGORIAS DE DIREÇÃO

Melhor Direção em Série de Comédia
Ayo Edebiri — “The Bear” – “Napkins” (FX/Hulu)
Bentley Kyle Evans — “Mind Your Business” – “The Reunion” (Bounce TV)
Robbie Countryman — “The Upshaws” – “Ain’t Broke” (Netflix)
Tiffany Johnson — “How to Die Alone” – “Trust No One” (Hulu)
William Smith — “The Vince Staples Show” – “Brown Family” (Netflix)

Melhor Direção em Série Dramática
Carl Franklin — “Monstros: A História de Lyle e Erik Menendez” – “A Culpa é da Chuva” (Netflix)
Marta Cunningham — “Gênio: MLK/X” – “Protect Us” (National Geographic)
Marta Cunningham — “Gênio: MLK/X” – “Quem Somos” (National Geographic)
Paris Barclay — “Monstros: A História de Lyle e Erik Menendez” – “Brother, Can You Spare a Dime?” (Netflix)
Rapman — “Supacell” – “Supacell” (Netflix)

Melhor Direção em Telefilme, Documentário ou Especial
Kelley Kali — “Kemba” (BET+)
Marcelo Gama — “BET Awards 2024” (BET Media Group)
Shanta Fripp — “Black Men’s Summit” (BET Media Group)
Thembi L. Banks — “Young. Wild. Free” (BET+)
Tina Mabry — “The Supremes at Earl’s All-You-Can Eat” (Hulu/Searchlight Pictures)

Melhor Direção em um Filme
Jeymes Samuel — “The Book of Clarence” (Sony Pictures)
Malcolm Washington — “The Piano Lesson” (Netflix)
RaMell Ross — “Nickel Boys” (Orion Pictures/Amazon MGM Studios)
Reinaldo Marcus Green — “Bob Marley: One Love” (Paramount Pictures)
Steve McQueen — “Blitz” (Apple Original Films)

Trabalho literário de destaque – instrucional
“Black Joy Playbook: 30 dias para reivindicar intencionalmente seu prazer” — Tracey Michae’l Lewis-Giggets (Ink & Willow – Penguin Random House)
“Eu fiz uma coisa nova: 30 dias para viver livre (um livro que alimenta a alma)” — Tabitha Brown (William Morrow – HarperCollins Publishers)
“Amar seu vizinho negro como a si mesmo: um guia para fechar o espaço entre nós” — Chanté Griffin (WaterBrook – Penguin Random House)
“Autocuidado radical: rituais para resiliência interior” — Rebecca Moore (autora), Amberlee Green (ilustradora) (The Quarto Group/Leaping Hare Press)
“Dia de lavagem: passando o legado, os rituais e o amor pelo cabelo natural” — Tomesha Faxio (Clarkson Potter – Crown Publishing Group)

Obra literária de destaque – Poesia
“Bluff: Poems” — Danez Smith (Graywolf Press)
“Good Dress” — Brittany Rogers (Tin House Books)
“Load in Nine Times: Poems” — Frank X Walker (Liveright Publishing – WW Norton & Company)
“Song of My Softening” — Omotara James (Alice James Books)
“This Is the Honey: An Anthology of Contemporary Black Poets” — Kwame Alexander (Little, Brown and Company)

Trabalho Literário de Destaque – Crianças
“All I Need to Be” — Rachel Ricketts (Autora), Tiffany Rose (Ilustradora) com Luana Horry (Simon & Schuster Books for Young Readers)
“Cicely Tyson” — Renée Watson (Autora), Sherry Shine (Ilustradora) (Amistad Books for Young Readers)
“Crowning Glory: A Celebration of Black Hair” — Carole Boston Weatherford (Autora), Ekua Holmes (Ilustradora) (Candlewick Press)
“My Hair Is a Book” — Maisha Oso (Autora), London Ladd (Ilustradora) (HarperCollins Publishers)
“You Can Be a Good Friend (No Matter What!): A Lil TJ Book” — Taraji P. Henson (Autora), Paul Kellam (Ilustrador) (Zonderkidz – HarperCollins)

Trabalho literário de destaque – Jovens/adolescentes
“American Wings: Chicago’s Pioneering Black Aviators and the Race for Equality in the Sky” —
Sherri L. Smith e Elizabeth Wein (GP Putnam’s Sons Books for Young Readers)
“Barracoon Adaptado para Jovens Leitores A História do Último Cargo Negro” — Zora Neale Hurston, Ibram X. Kendi (Adaptado por), Jazzmen Lee-Johnson (Ilustrador) (Amistad Books for Young Readers)
“Black Star: The Door of No Return” — Kwame Alexander (Little, Brown Books for Young Readers)
“Brushed Between Cultures: A YA Coming of Age Novel Set in Brooklyn, New York” — Samarra St. Hilaire (Samarra St. Hilaire)
“Clutch Time: A Shot Clock Novel (Shot Clock, 2)” — Caron Butler e Justin A. Reynolds (HarperCollins Publishers)

Melhor Graphic Novel
“Big Jim and the White Boy: An American Classic Reimagined” — David F. Walker e Marcus Kwame Anderson (Ten Speed ​​Graphic – Penguin Random House)
“Black Defender: The Awakening” — Dr. David Washington, Sr. Zhengis Tasbolatov (Ilustrador), Sr. Billy Blanks (Prefácio) (Washington Comix)
“Gamerville” — Johnnie Christmas (HarperAlley – HarperCollins Publishers)
“Ghost Roast” — Shawneé Gibbs, Shawnelle Gibbs, Emily Cannon (Ilustrador) (Versify – HarperCollins Publishers)
“Punk Rock Karaoke” — Bianca Xunise (Viking Books for Young Readers)

CATEGORIAS DE PODCAST

Notícia e podcast de informação excepcionais
“SundayCivics” (LJW Community Strategies)
“After the Uprising” (iHeartPodcasts, Double Asterisk)
“Into America: Uncounted Millions” (MSNBC)
“Native Land Pod” (iHeartPodcasts, Reasoned Choice Media)
“The Assignment with Audie Cornish” (CNN Audio)

Podcast de estilo de vida/autoajuda excepcional
“Balanced Black Girl” (Dear Media)
“Isso vai causar uma discussão?” (Seven14Seven Media)
“The R Spot com Iyanla” (Shondaland)
“Therapy for Black Girls” (iHeartPodcasts)
“Nós nem sempre concordamos com Ryan e Sterling” (ABF Creative e Indian Meadows Productions)

Podcast de Sociedade e Cultura de Destaque
“Baby, This is Keke Palmer” (Wondery)
“Club Shay Shay” (Shay Shay Media e The Volume)
“Higher Learning com Van Lathan e Rachel Lindsay” (The Ringer)
“We Don’t Always Agree with Ryan & Sterling” (ABF Creative e Indian Meadows Productions)
“What Now? com Trevor Noah” (Spotify Studios em parceria com Day Zero Productions e Fulwell 73)

Podcast de esportes, artes e entretenimento de destaque
“Naked Sports com Cari Champion” (The Black Effect Podcast Network)
“Nightcap” (Shay Shay Media e The Volume)
“Questlove Supreme” (iHeartPodcasts)
“R&B Money Podcast” (R&B Money)
“Two Funny Mamas” (Mocha Podcasts Network)

Podcast de destaque – Série limitada/formato curto
“About the Journey” (Marriott Bonvoy, AT WILL MEDIA e mntra)
“Squeezed with Yvette Nicole Brown” (Lemonda Media)
“Stranded” (Broadway Video)
“The Wonder of Stevie” (Audible, Higher Ground e Pineapple Street Studios)
“When We Win with Maya Rupert” (Lemonada Media)

Mulher agride motorista de Uber após ele recusar entrar na garagem de prédio

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Fotos: Reprodução

Uma passageira agrediu um motorista de Uber após ele se recusar a entrar na garagem do prédio onde ela mora, no bairro Horto Florestal, em Salvador. O caso ocorreu em 26 de dezembro e foi registrado em vídeo pelo motorista, identificado como Luan Felipe, e veio a público nesta terça-feira, 7 de janeiro, com uma entrevista do Luan e do advogado na TV Aratu.

Após a agressão, a mulher que não teve o nome divulgado, alegou ser a vítima, sem perceber que toda a situação havia sido gravada. Segundo o motorista, a passageira seria médica obstetra e insistiu para que ele entrasse na garagem do edifício, alegando que usava joias e temia ser assaltada. Diante da recusa, a mulher, que estava no banco de trás, tentou interferir na direção do veículo e agrediu o motorista com diversos tapas.

No vídeo, é possível ouvir a mulher gritando que não sairia do carro até que ele entrasse no estacionamento. “Eu nunca ouvi ninguém dizer isso para mim. Nem Uber, nem táxi”, afirmou ela, exaltada.

Durante a entrevista, Luan relatou o ocorrido. “Ela estava pedindo para que eu entrasse no condomínio dela, e ela relatou que estava com medo de ser assaltada, pois estava cheia de joias. Mas, eu falei que ela não iria ser assaltada naquela via, pois passa muita segurança de moto. Na portaria dela tinha segurança. Ela ficou agressiva com as palavras e gesticulando muito. Então, comecei a filmar. Ela tentou mexer no volante, me deu um tapa no rosto, e ficou me estapeando”.

Em seguida, Luan saiu do veículo e avisou à passageira que estava sendo filmada, informando que iria registrar um boletim de ocorrência. A denúncia foi feita na 6ª Delegacia Territorial, localizada no bairro de Brotas. Luan também entrou em contato com a Uber, que comunicou que a passageira seria bloqueada da plataforma.

Em nota para a imprensa, a Uber confirmou o banimento da passageira na plataforma: “A Uber lamenta o caso e considera inaceitável o uso de violência. A conta da usuária foi banida da plataforma. A empresa conta com um canal de suporte psicológico, desenvolvido em parceria com o MeToo, que foi disponibilizado ao motorista. Além disso, a Uber se coloca à disposição das autoridades competentes para colaborar com a investigação, nos termos da lei.”

Brasil registra o maior número de denúncias de trabalho escravo desde a criação do Disque 100

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Foto: Reuters/Adriano Machado

O Brasil atingiu, em 2024, um recorde de denúncias de trabalho análogo à escravidão, desde que o Disque 100 foi criado, em 2011. Segundo dados fornecidos pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania à GloboNews, foram registradas 3.959 denúncias no período de 12 meses.

De acordo com o governo federal, o país vem batendo recordes consecutivos de denúncias desde 2021. Foram 1.918 denúncias naquele ano, 2.089 em 2022 e 3.430 em 2023.

São Paulo lidera o ranking de denúncias de trabalho análogo à escravidão com 928, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro com 523 e 371. Rio Grande do Sul e Bahia registrou 220 e 211, respectivamente.

Além da maioria das denúncias serem na região Sudeste, o perfil da maioria das vítimas são de homens pretos e pardos, com idade entre 30 e 34 anos. 

O número de trabalhadores resgatados de condições análogas à escravidão, no entanto, diminuiu. Ainda segundo o levantamento da GloboNews junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, entre janeiro e novembro de 2024, foram realizados 1.273 resgates, uma queda de 60% em relação ao recorde de 3.240 registrado em 2023.

Até 4 de dezembro de 2024, o montante pago em verbas trabalhistas e rescisórias já ultrapassava R$ 12,6 milhões. Uma parte significativa desses resgates ocorreu em agosto, durante a Operação Resgate, que mobilizou 23 equipes de fiscalização, realizou 125 inspeções em 15 estados e no Distrito Federal, resultando no resgate de 593 trabalhadores e no pagamento de R$ 1,9 milhão em verbas trabalhistas e rescisórias às vítimas.

O artigo 149 do Código Penal define trabalho análogo à escravidão como a “submissão de alguém a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou seu preposto.” As denúncias podem ser realizadas através do Disque 100 ou pelo sistema Ipê.

Meta: Liberdade de expressão ou permissão para o ódio?

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Foto: Anthony Quintano/Wikimedia Commons

Discurso do CEO da Meta confirma apoio a Trump, assume copiar Elon Musk e incentiva discursos racistas.

Um dia muito triste para pessoas negras e demais grupos minorizados que produzem conteúdo para as redes da Meta. Se antes a incompetência na moderação ou remoção de conteúdos de ódio era uma sensação, agora ela foi institucionalizada.

Em um vídeo publicado em seu perfil, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, afirmou que o excesso de moderação de conteúdo virou uma espécie de censura e que, a partir de agora, isso será revisto.

“Estamos mudando a forma como aplicamos nossas políticas para reduzir os erros que representam a maior parte da censura em nossas plataformas. Costumávamos ter filtros que escaneavam qualquer violação de política. Agora, vamos focar esses filtros em lidar com violações ilegais e de alta gravidade. E para violações de menor gravidade, vamos depender de alguém reportar um problema antes de agir. O problema é que os filtros cometem erros e removem muito conteúdo que não deveriam. Então, ao reduzi-los, vamos diminuir drasticamente a quantidade de censura em nossas plataformas. Também vamos ajustar nossos filtros de conteúdo para exigir uma confiança muito maior antes de remover qualquer conteúdo”, disse Zuckerberg.

Em seu discurso, ele indiretamente atacou o Brasil ao citar a América Latina como uma região onde a moderação de conteúdo supostamente fere a democracia. Zuckerberg estava provavelmente se referindo ao caso entre o X (antigo Twitter) e a Justiça brasileira, que ganhou destaque quando Elon Musk criticou publicamente decisões do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que determinou o bloqueio de contas na plataforma por disseminação de desinformação e ataques à democracia. Musk acusou a corte de censura e ameaçou descumprir ordens judiciais, alegando falta de transparência. O episódio gerou debate global sobre liberdade de expressão e o papel das plataformas digitais no cumprimento de determinações judiciais.

“Países latino-americanos têm tribunais secretos que podem ordenar que empresas removam conteúdos de forma silenciosa”, afirmou o CEO da Meta.

O X, inclusive, foi citado como a plataforma que ele usará como referência para a moderação de conteúdo da Meta, e Zuckerberg ainda mencionou sua parceria com Trump:

“Por fim, vamos trabalhar com o presidente Trump para enfrentar governos ao redor do mundo que estão atacando empresas americanas e promovendo mais censura.”

Toda essa defesa da liberdade de expressão esconde, na verdade, fortes interesses políticos que defendem a ideia de que “tudo pode ser dito”, com o objetivo de agradar eleitores com discursos que atacam grupos minorizados, minorias, juízes e a imprensa — tudo em nome de uma suposta liberdade de expressão, que tem desafiado constituições em diversos países.

Dentro de um recorte racial, é esperado que o número de racistas que veem pessoas negras como inferiores — considerando essa crença apenas como uma “opinião” — se sintam ainda mais encorajados a disseminar conteúdos desse tipo, já que a Meta passou a tratar a moderação como censura e certos discursos como irrelevantes.

A jornalista Luciana Barreto, em sua obra “Discursos de ódio contra negros nas redes sociais”, cita um estudo do professor Luiz Valério Trindade, que revela que 81% dos discursos de ódio racistas no Brasil são direcionados a mulheres negras.

“No discurso de ódio contra negros, palavras que remetem à eliminação e morte aparecem com frequência. Isso é muito grave, pois projeta uma conjuntura não só de ódio, mas também de eliminação”, afirmou Luciana em entrevista ao site Mundo Negro.

Depois do X, agora é a vez da Meta declarar seu apoio a Trump, o que, sem dúvida, impactará a experiência de pessoas negras ao consumir conteúdo nessas plataformas. Sair da Meta parece não ser uma opção viável, já que o Brasil é um dos maiores mercados da empresa. De acordo com o Statista, em janeiro de 2024, o Brasil contava com aproximadamente 134 milhões de usuários no Instagram, posicionando-se como o terceiro maior mercado da plataforma, atrás apenas da Índia e dos Estados Unidos.

Após exclusão inicial, cotistas negros denunciam novas barreiras no Concurso Nacional Unificado

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Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/Arquivo

Mais de 600 candidatos negros reintegrados ao Concurso Nacional Unificado (CNU) denunciaram falhas na organização do certame pela Fundação Cesgranrio, banca responsável pelo concurso. Após serem inicialmente excluídos por um erro na correção das provas discursivas, os participantes foram reintegrados por meio de um acordo firmado entre o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). No entanto, os candidatos alegam enfrentar dificuldades para enviar seus títulos, uma etapa essencial para seguir na disputa.

Segundo os participantes, o aviso de reintegração foi divulgado tardiamente, e muitos só tomaram conhecimento de sua inclusão no certame em 23 de dezembro de 2024, por meio de mensagens no WhatsApp. Esse atraso, aliado à falta de clareza no cronograma, prejudicou a organização dos candidatos, que denunciam que no dia 3 de janeiro, data disponibilizada pelo MGI para que os cotistas reintegrados pudessem enviar os títulos, o botão de upload não estava disponível no portal oficial.

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos afirmou em resposta ao Mundo Negro que no dia 23 de novembro de 2024 foi publicado um edital específico no Diário Oficial da União. De acordo com o MGI, o edital convocava os candidatos reintegrados para o procedimento de heteroidentificação e, em alguns casos, para o envio de títulos. No edital, ficou definido que os candidatos deveriam verificar, na área do candidato no portal do concurso, se estavam habilitados para realizar o upload dos documentos.

De acordo com o MGI, apenas os candidatos notificados pela Cesgranrio estavam aptos para enviar os títulos. O botão de upload de documentos ficou habilitado exclusivamente para esse grupo até o dia 3 de janeiro de 2025. Candidatos não notificados deveriam aguardar as próximas etapas do cronograma publicado no portal do MGI.

Problemas no sistema e comunicação deficiente

Apesar das informações oficiais, candidatos alegam que a comunicação foi falha e que muitos deles, que deveriam estar habilitados para enviar os títulos, não conseguiram acessar o sistema. Segundo um dos participantes, “o botão de envio dos documentos simplesmente não apareceu, e desde então estamos sem respostas concretas.”

O Ministério também destacou que no dia 23 de dezembro de 2024 foi disponibilizada uma área específica no portal do concurso para que os candidatos consultassem sua situação. Aqueles não convocados para o envio de títulos estavam apenas habilitados para participar da etapa de heteroidentificação.

Ainda assim, candidatos cotistas denunciam desassistência e confusão. Para facilitar a mobilização e troca de informações, grupos no WhatsApp e perfis no Instagram, como o @reintegrados.cnu, têm servido como canais de apoio.

Erro inicial e consequências
A confusão começou quando a Cesgranrio não corrigiu as provas discursivas dos cotistas negros de acordo com a regra que previa a análise de nove vezes o número de vagas disponíveis. Esse erro eliminou mais de 28 mil candidatos. Após pressão de movimentos negros e intervenção do MPF, foi firmado um acordo para reintegração, mas os problemas persistem.

Confira a nota completa do MGI:

No dia 23 de novembro, o MGI divulgou a informação de que haveria uma edição extra do Diário Oficial da União, com edital específico de convocação para o procedimento de heteroidentificação de candidatas e candidatos reintegrados que concorrem às vagas reservadas para pessoas negras no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conforme item 1 do edital (link: https://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-especifico-n-1-de-convocacao-para-o-procedimento-de-heteroidentificacao-e-decorrente-envio-de-titulos-603598122). Foram incluídos nesta convocação candidatos a cotas para negros a partir da recomendação do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro.

Já o item 2 do mesmo edital informava que no 23 de dezembro de 2024, os candidatos do CPNU convocados para nova etapa de heteroidentificação deveriam consultar, na área do candidato no endereço eletrônico do Concurso Público Nacional Unificado (cpnu.cesgranrio.org.br/login), se foram habilitados para o envio de títulos.

Importante ressaltar que apenas estavam habilitados a enviar os títulos aqueles candidatos e candidatas que foram notificados pela Cesgranrio para realizar tal procedimento, conforme consta no item 2.1 do edital, de forma que o botão de upload só ficou disponível para este grupo (até 03/01). Os demais candidatos reintegrados receberam o comunicado informando apenas da convocação para realização da banca de heteroidentificação, não estando habilitados para envio de títulos.

Aqueles candidatos que não receberam qualquer notificação referente a este edital específico de 23 de dezembro devem seguir o cronograma publicado no portal do MGI: https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/noticias/2024/novembro/mgi-anuncia-novo-cronograma-para-o-cpnu

Vencedor do ‘Que Seja Doce’, Marcos Wandebaster anuncia livro sobre bolos tradicionais brasileiros

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Chef confeiteiro Marcos Wandebaster (Foto: Reprodução/Instagram)

O chef confeiteiro Marcos Wandebaster, de 32 anos, é uma referência na confeitaria brasileira, combinando arte, ciência e tradição em seus doces. Nascido em uma família de mulheres negras cozinheiras, o fundador da CUMBUCA – Doçaria Brasileira, o cearense utiliza insumos locais, técnicas francesas e memórias afetivas para valorizar a confeitaria.

“Depois de ter trabalhado por 10 anos em confeitarias independentes, cafeterias, buffets e confeitarias de restaurantes de alta gastronomia, senti a necessidade de alinhar minhas pesquisas sobre as ciências da confeitaria e sobre culturas alimentares brasileiras, meus estudos criativos e minhas memórias afetivas e direcioná-las para onde pudesse me expressar artisticamente e chamar atenção para o potencial da confeitaria brasileira”, explica o chef confeiteiro em entrevista ao Mundo Negro e Guia Black Chefs. 

Vencedor do título de ‘Confeiteiro Mais Doce’ na 10ª temporada do reality show ‘Que Seja Doce’, exibida no ano passado no GNT e disponível para assinantes do Globoplay, Marcos agora se prepara para lançar um livro que explora as ciências dos bolos tradicionais brasileiros, destacando a diversidade cultural.

Foto: Divulgação

“Essas inquietações, juntas com a paixão por pesquisar e disseminar conhecimentos, me fizeram escrever as 100 primeiras páginas do meu livro que explora, além das nossas culturas alimentares, a química, a biologia, a física e a matemática por trás de cada reação para que os bolos aconteçam”, afirma. 

“Contudo, devido aos custos com as pesquisas e as elaborações editoriais, o livro encontra-se pronto para dar os próximos passos mediante a chegada de patrocínios e apoios”, relata ao destacar os desafios enfrentados por homens negros gays no mercado editorial.

Além de chef confeiteiro e empreendedor, Marcos também é consultor de confeitarias e cafeterias, pesquisador das Ciências da Confeitaria, das Culturas Alimentares brasileiras, artista visual e graduando em Gastronomia.

Foto: Divulgação

Como surgiu a ideia da CUMBUCA e o que ela representa para você no cenário gastronômico brasileiro?

A CUMBUCA – Doçaria Brasileira surgiu a partir de inquietações e inspirações na trajetória percorrida por minhas ancestrais até chegar a mim. Depois de ter trabalhado por 10 anos em confeitarias independentes, cafeterias, buffets e confeitarias de restaurantes de alta gastronomia, senti a necessidade de alinhar minhas pesquisas sobre as ciências da confeitaria e sobre culturas alimentares brasileiras, meus estudos criativos e minhas memórias afetivas e direcioná-las para onde pudesse me expressar artisticamente e chamar atenção para o potencial da confeitaria brasileira.

Utilizando insumos locais da estação, conhecimentos científicos e técnicas francesas clássicas e contemporâneas, a cozinha da CUMBUCA conta parte da história dos sabores brasileiros e mostra novas possibilidades de valorização das nossas memórias e da nossa gastronomia.

Foto: Divulgação

Qual é o diferencial da sua abordagem na criação de doces que une arte, ciência e tradição?

Quando decidi que queria me tornar Chef Confeiteiro percebi muito rapidamente que tudo, absolutamente tudo que acontece numa cozinha é CIÊNCIA! Essa foi a constatação que me fez pesquisar de forma autodidata as mais diversas possibilidades dos alimentos: gastronômica, nutricional, através da engenharia de alimentos, da antropologia, da história, da sociologia, da produção agrícola e das diversas dinâmicas de um serviço de alimentação.

Dessa forma, consigo fazer uma costura de conhecimentos de diversas áreas que se intercruzam nos bastidores da produção de um doce. Até mesmo a camada artística é baseada na ciência, como a formação das cores e as silhuetas das formas. Assim, abordar a confeitaria pensando as tradições das culturas alimentares, como executar os pratos corretamente e inová-los tendo a ciência como base, aconteceu organicamente. 

Hoje traduzo os anos de pesquisas, trabalhos e conhecimentos científicos, técnicos e historiográficos em doces de apresentações contemporâneas com a essência e os sabores que estão nas nossas memórias afetivas. 

Foto: Divulgação

O que você deseja explorar nesse livro sobre os bolos tradicionais brasileiros?

Apesar de termos diversos tipos de bolos feitos por diferentes técnicas para celebrarmos os mais distintos momentos no Brasil, ainda há poucos estudos científicos que esmiúçam as ciências envolvidas nesse ofício. Outra questão pertinente é a pluralidade de culturas alimentares no território brasileiro que favorece o nascimento de inúmeras criações de doces e bolos regionais, e, ainda assim, a população brasileira desconhece a extensão das suas culturas doceiras.

Essas inquietações, juntas com a paixão por pesquisar e disseminar conhecimentos, me fizeram escrever as 100 primeiras páginas do meu livro que explora, além das nossas culturas alimentares, a química, a biologia, a física e a matemática por trás de cada reação para que os bolos aconteçam.

Contudo, devido aos custos com as pesquisas e as elaborações editoriais, o livro encontra-se pronto para dar os próximos passos mediante a chegada de patrocínios e apoios. Essa pergunta também abriu espaço para pontuar uma realidade pouquíssima falada: o não reconhecimento de homens negros gays, principalmente do Nordeste e do Norte brasileiro no mercado editorial. 

Por mais elaborados e exclamativos que sejam nossos projetos intelectuais, o racismo que ampara a homofobia e a xenofobia ainda impede nossos corpos de serem vistos como produtores de intelectualidade, logo, conseguir patrocínio e apoio às produções se torna uma tarefa quase impossível e extremamente frustrante. Aproveito aqui a oportunidade para dizer: Empresas, apoiem nossos projetos! Nós, homens negros gays, produzimos nas mais diversas áreas e somos invisibilizados em todas elas. Já passou da hora da sociedade conhecer e reconhecer nossas narrativas na produção de conhecimento!

Foto: Divulgação

Como foi participar e vencer a 10ª temporada do reality ‘Que Seja Doce’? O que essa experiência trouxe para sua carreira?

Como iniciei minha carreira na cozinha de casa impulsionado pelas histórias de minhas ancestrais e mais velhas, ter a oportunidade de honrá-las num programa de TV, entregando o troféu nas mãos de tia Luciêne, minha sous chef na competição, minha mentora na cozinha, na literatura e na produção de conhecimento, foi uma importante confirmação de que minha gastronomia tem lugar no mercado da confeitaria brasileira.

Do início ao fim da competição (incluindo as etapas preliminares), fui fiel ao que acredito enquanto movimento de confeitaria. 

Pensei, preparamos e servimos doces que carregavam pluralidades dos sabores brasileiros, desde a utilização do Brigadeiro no clássico Bolo Ópera, nas frutas amarelas e na Cajuína (espumante cearense a base de caju) na prova dos Girassóis de Van Gogh e na castanha de caju, na flor de sal e no cumarú na prova do Céu Estrelado de Van Gogh.

Além da experiência de cozinhar numa competição de um famoso e importante programa de TV e de conhecer pessoas incríveis, o ‘Que Seja Doce’ me proporcionou uma vitrine para o meu trabalho e virou chaves na minha carreira. 

Quando ganhamos um Título de ‘Melhor Confeiteiro’ numa renomada competição para o cenário da gastronomia nacional, ganhamos também confiança em dar passos muito mais firmes e ousados. 

De troféus em mãos, fui em busca das próximas conquistas, passando em primeiro lugar numa competição para assumir a vaga de Confeiteiro numa das cozinhas mais disputadas de Fortaleza (CE) e, meses depois, abrindo a CUMBUCA – Doçaria Brasileira. 

Por ter ganhado o Reality e levado o nome da cidade onde nasci, a reconhecimento nacional, fui homenageado em novembro deste ano pela Câmara dos Vereadores de Guaiúba (CE).

No momento estou a todo vapor na cozinha da CUMBUCA, disponível para Consultorias, no processo de escrita do Livro e ansioso pelos desafios que me esperam nesse ano que irá iniciar.

Taís Araujo tem primeiras imagens reveladas no filme ‘Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa’

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Fábio Braga

Fotos oficiais da Taís Araujo como Dona Goiabeira no filme “Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa” foram divulgadas, nesta segunda-feira, 6 de janeiro. Com participação especial, sua personagem é uma árvore que tem uma forte ligação com Chico Bento e compartilha sua sabedoria com o protagonista vivido por Isaac Amendoim. O longa estreia nos cinemas na próxima quinta-feira, dia 9.

A personagem, que desde sua primeira aparição no trailer teve sua identidade mantida em segredo, foi revelada durante sessão exclusiva do filme na CCXP, em dezembro do ano passado.

Foto: Fábio Braga

Taís Araujo contou que ficou em êxtase com o convite para participar do filme, principalmente porque o Chico Bento é parte da rotina de sua família. Ela também ressaltou a importância do longa: “A gente pode ter um progresso inteligente, pensando na nossa continuidade, e que uma árvore de pé vale muito mais que uma árvore no chão. Acho a mensagem linda e muito importante”.

O figurino da Dona Goiabeira, que realça sua identidade brasileira, é uma criação do estilista Ronaldo Fraga, conhecido por levar as diversas caras do Brasil para suas peças.

“Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa” foi produzido pela Biônica Filmes, com coprodução da Mauricio de Sousa Produções, Paris Entretenimento e Paramount Pictures.

Montagem contemporânea de Hamlet, com Rodrigo França, chega a São Paulo nesta quinta-feira

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Foto: Marcio Farias

Após temporada no Rio de Janeiro, o monólogo “Eu sou um Hamlet”, protagonizado pelo ator e diretor Rodrigo França, estreia em São Paulo na próxima quinta-feira, 9 de janeiro de 2025, no auditório do Sesc Pinheiros.

Com direção de Fernando Philbert, o espetáculo traz uma releitura contemporânea da obra de Shakespeare, destacando questões sociais e raciais. Com tradução assinada por Aderbal Freire-Filho, Wagner Moura e Barbara Harrington, a peça ficará em cartaz no Sesc até o dia 22 de fevereiro.

Na adaptação, que é fruto de uma colaboração criativa entre Jonathan Raymundo, Philbert e França, as falas do príncipe dinamarquês ganham novos contornos ao serem interpretadas por um ator negro. O espetáculo reflete sobre o impacto da segregação e da violência social, inserindo o dilema da identidade racial em um contexto universal.

“Shakespeare foi popular em sua época ao se comunicar com todos, de nobres aos populares. Não será diferente em nossa montagem. Quero que a tia do Complexo do Alemão saia do teatro contemplada, assim como a madame do Leblon”, afirma França.

A peça aborda temas como o mito da democracia racial, a luta por justiça e a resistência frente a um sistema que oprime negros, LGBTs, pobres e outros grupos marginalizados. “Nosso Hamlet questiona como chegamos a um mundo de tensões e busca respostas nos ancestrais para enfrentar essa batalha”, explica o diretor Fernando Philbert.

Para França, interpretar Hamlet é significativo por desafiar estereótipos de elenco. “O texto reflete o ser humano, mas ganha outra dimensão quando vivenciado por um ator negro. Nossos fantasmas ainda clamam, e os diversos ‘Hamlets’ brasileiros só querem justiça. Não podemos dispersar, pois os meninos estão morrendo lá fora”, conclui o ator.

SERVIÇO

Data: de 9 de janeiro até 22 de fevereiro, às quintas, sextas e sábados.

Horários: às 20h, e feriados, às 18h.

Os ingressos variam de R$15 a R$50.

Endereço: Rua Paes Leme, 195 – Pinheiros

2025: 7 Tendências em Educação & Tecnologia — O Futuro que Estamos Construindo Hoje

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Foto: Freepik

Piscamos e já estamos em 2025, discutindo futuros possíveis para o mundo. Todos os dias, novas ferramentas, metodologias e plataformas surgem, prometendo revolucionar a forma como aprendemos e ensinamos. Mas em 2025, quais dessas tendências vão transformar nossa visão de mundo, trabalho e sociedade?

Como profissional que acompanha de perto essas mudanças, vejo três forças dominantes que irão moldar o futuro da educação: personalização, acessibilidade e inteligência artificial aplicada.

  1. Personalização como regra, não exceção
  2. Acessibilidade além do acesso
  3. IA aplicada como parceira do educador
  4. Universidades Corporativas como curadoras de conhecimento.
  5. Educação Prospectiva, preparando-se para o desconhecido.
  6. Educação como uma solução sistêmica para crises globais.

A desigualdade social se manifesta de diversas formas, e o acesso à educação e a tecnologia são uma delas. Historicamente, as classes sociais mais altas têm mais facilidade em garantir um ensino de qualidade para seus filhos e conectividade, seja por meio de escolas particulares ou por morarem em regiões com melhores infraestruturas. Essa disparidade se acentua quando consideramos a desigualdade racial, que impede que muitos estudantes negros e pardos tenham as mesmas oportunidades educacionais. A distância entre escolas, especialmente em áreas rurais, e a falta de políticas públicas adequadas agravam ainda mais esse cenário.

Pesquisa recente do Cetic, o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, revela que, apesar dos avanços na conectividade das escolas brasileiras, ainda há um caminho significativo a ser percorrido para garantir que a infraestrutura de Internet e os recursos tecnológicos estejam disponíveis e sejam efetivamente utilizados para fins educacionais. A formação de professores e a elaboração de políticas públicas são fundamentais para superar os desafios existentes e promover uma inclusão digital mais equitativa e eficaz nas escolas do Brasil. A valorização dos professores, já que esta categoria sofre diretamente com o sucateamento da educação, aqui faço uma ressalva que precisamos olhar também estas pessoas na universidade, já que exigimos que eles apliquem diversas orientações para alunos, sem que tenham recebido formações suficientes.

A pesquisa recente do ano de 2023, aponta que 94% das instituições de Ensino Fundamental e Médio estão conectadas à rede, mas apenas 58% contam com computador e Internet para uso dos estudantes.

Precisamos articular políticas públicas para a educação, em especial nos primeiros anos de vida, isso trará uma base melhor para os estudantes. Também garantir que crianças e jovens permaneçam na escola com materiais e alimentação saudável. Além disso, outro ponto fundamental é a criação de canais de escuta, entre comunidade, alunos e professores, fortalecendo assim as redes de ensino, além é claro do aumento de investimentos urgentes na educação pública.

A tecnologia pode ser um caminho de diminuição das desigualdades, levando conteúdos de qualidade para todos.

Primeiro Globo de Ouro: Zoe Saldaña celebra prêmio como Melhor Atriz Coadjuvante em Emilia Pérez

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Foto: David Fisher/Shutterstock

Além de Fernanda Torres, a atriz Zoe Saldaña também fez história ao receber o primeiro Globo de Ouro da carreira. A atriz, que interpretou a personagem Rita Mora Castro, no filme “Emilia Pérez” venceu a premiação na categoria “Melhor Atriz Coadjuvante” e fez um discurso emocionado: “Meu coração está cheio de gratidão”, afirmou.

A atriz não conteve as lágrimas durante seu discurso no Globo de Ouro 2025, destacando: “Meu Deus. Sei que não tenho muito tempo, e tenho dislexia, então tendo a esquecer quando estou realmente ansiosa, e estou cheia de adrenalina, mas meu coração está cheio de gratidão. Muito obrigada ao Globo de Ouro por celebrar nosso filme e homenagear as mulheres de Emilia Pérez . Muito obrigada”.

Zoe Saldña celebra primeiro Globo de Ouro – Foto: Getty Images

Ela também celebrou os colegas de elenco, incluindo Selena Gomez, que concorria na mesma categoria: “Esta é a primeira vez para mim, e estou tão abençoada por estar compartilhando este momento com Selena [Gomez] e Karla [Sofía Gascón] e Jacques [Audiard] e todos os meus colegas indicados. Estou impressionada com vocês, sua força, sua complexidade, seu talento inegável. Sei que é uma competição, mas tudo o que testemunhei foi apenas nós aparecendo um para o outro e celebrando um ao outro, e é tão lindo”, afirmou.

Emilia Pérez foi o filme que recebeu o maior número de indicações, somando 10. O filme venceu em categorias como melhor filme e filme em língua não inglesa e melhor canção original.

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