Os amantes de comidas típicas de São João, em Salvador, vão poder se deliciar com diferentes pratos na Rota Gastronômica Sabores do Interior durante as festividades do mês de junho. São 55 bares e restaurantes localizados no Centro Histórico da cidade baiana. Dois dos pratos que poderão ser encontrados são os da Chef Takuyra Costa, que preparou especialmente para ocasião o Camarão na Moranga e o Cuscuz do Sertão.
O Camarão na Moranga é acompanhado de arroz branco e pode ser encontrado no Boteco do Viajante pelo valor de R$ 68,00. Já o Cuscuz do Sertão é acompanhado de carne seca, queijo coalho, banana da terra e salada pode ser saboreado por Empório Café do Viajante pelo valor de R$ 39,00.
A Rota Gastronômica Sabores do Interior faz parte do São João do Centro Histórico de Salvador que acontece do dia 10 a 25 de junho na Praça Municipal até o Largo do Santo Antônio Além do Carmo, e traz pratos tradicionais juninos da Bahia.
Comemorando os 50 anos do Hip Hop, acontece neste domingo (25), em Los Angeles, a 23ª edição do BET Awards, a maior premiação da cultura preta do mundo. Para os brasileiros que quiserem acompanhar, vão poder assistir ao vivo pelo streaming gratuito Pluto TV e pela MTV. Representando o Brasil, L7nnon e MC Ryan são indicados.
A 23ª edição vai comemorar o 50º aniversário da criação do Hip Hop, movimento que começou nas ruas dos EUA e hoje está presente no Brasil e no mundo. Um dos homenageados da noite será o MC, produtor musical e ator Busta Rhymes, um dos grandes nomes do rap. Ele será homenageado com o Lifetime Achievement Award, prêmio dado para as pessoas que não apenas moldaram a cultura, mas também que foram líderes na elevação da indústria de maneira impactante.
Nesta edição, o Brasil tem dois artistas representando o país. L7nnon está concorrendo na categoria “Melhor Artista Internacional”, enquanto MC Ryan SP concorre na categoria “Escolha da Audiência: Melhor Artista Revelação Internacional”.
Drake é o artista mais indicado, com sete indicações. Logo em seguida vem Beyoncé, SZA, Lizzo, Nicki Minaj, Cardi B e Ice Spice. A premiação também vai contar com apresentações de Diddy, Soulja Boy, Tyga, Coco Jones e outros artistas.
A Black Entertainment Television, conhecida como BET, é reconhecida como a maior emissora voltada para a cultura negra. Atualmente, ela é propriedade da Paramount Media Networks, mas na última semana grandes, como Tyler Perry, Diddy, 50 Cent, Kenya Barris e Shaquille O’Nealse interessaram por comprar a BET Media Group.
A cerimônia acontece no dia 25 de junho, às 21h (horário de Brasília).
As inscrições para o Prêmio ‘Pretas Potências’ foram prorrogadas. Agora, candidatos de todo o Brasil poderão se inscrever até o dia 7 de julho (ATRAVÉS DESSE LINK). O edital criado pela Preta Hub vai distribuir R$ 1 milhão para profissionais e coletivos negros ligados à indústria criativa.
O ‘Pretas Potências’ vai contemplar 150 iniciativas criativas pretas. Serão 100 projetos realizados por artistas individuais e 50 por grupos ou coletivos artísticos nas categorias de: Música instrumental, Artes Cênicas, Artes visuais, Literatura, Audiovisual e Patrimônio imaterial.
Na categoria individual, os premiados vão receber R$ 5.000,00. Já na categoria coletivos, os premiados vão ganhar R$ 10.000,00. Uma comissão curatorial irá avaliar as propostas enviadas pelos inscritos.
Para participar do edital é preciso se autodeclarar preto ou pardo e ter estreado ou lançado um trabalho exclusivamente no início do período pandêmico, entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Podem se inscrever pessoas físicas e jurídicas.
Sobre a Economia Criativa
A economia criativa abrange setores como artes, design, moda, música, cinema, teatro, gastronomia, turismo cultural, entre outros. Segundo mapeamento da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a participação da indústria criativa no PIB brasileiro em 2020 foi de 2,91%, movimentando R$ 217,4 bilhões.
A Firjan divide a Economia Criativa em 13 segmentos, divididos em quatro áreas: Consumo, Tecnologia, Mídia e Cultura.
Sempre com novidades, a atriz, produtora e empresária Issa Rae anunciou nesta sexta-feira (23), em Cannes, na França, o lançamento de sua nova empresa de marketing, a Fête. O empreendimento fará parte da já existente empresa de entretenimento e produção da artista, a Hoorae. De acordo com Issa, a ideia é trabalhar com pequenos criadores negros, promovendo ligações e oportunidades com grandes marcas.
“A visão é colaborar com empresas menores de propriedade de negros que têm experiência, mas nem sempre a oportunidade de trabalhar em iniciativas de marcas maiores”, disse Issa Rae em comunicado. “Queremos também apoiar jovens criativos e profissionais de marketing negros neste campo, assim como no entretenimento.”
Issa Rae : Foto: Reprodução HBO
Monique Francis, recém nomeada chefe de marketing da Hoorae, disse que a equipe reconheceu que poderia melhorar as próprias parcerias com marcas, oferecendo marketing em conjunto com seus serviços existentes. Ela destacou que a Fête servirá como um ‘ponto de entrada’ para todas as parcerias de marca em toda a empresa, trazendo orientação estratégica e sinergia para todas as nossas divisões sob a bandeira Hoorae.
“Querermos criar oportunidades para diversos talentos e ajudar as marcas a criar campanhas multiculturais e ambiciosas no processo”, disse Francis em comunicado. “Vimos uma necessidade em nossa empresa e em nossos parceiros para maiores integrações de marketing que a Fête trará para a mesa”. Sediada em Los Angeles, a empresa atualmente possui uma pequena equipe principal que será ampliada à medida que as parcerias forem consolidadas.
Durante os episódios de Casamento às Cegas Brasil 3, foi possível notar como Ágata Moura, 32,se mostrou uma mulher com o sonho de construir uma família negra.
Apesar de no início, ela ter conversado com Renan Justino, 30, apenas através das cabines, a intuição dela não falhou. “Ele nunca falou ‘meu tom de pele é tal’, ‘meu cabelo é tal’. Mas quando a gente começou a falar sobre algumas vivências, elas são muito específicas de pessoas negras. E eu sempre pensei numa família Obama“, chegou a dizer no segundo episódio, já apaixonada.
Ficou evidente a conexão entre eles, desde a primeira conversa. Duas pessoas negras que não gostariam de se limitar a um relacionamento com outra preconceituosa, pertencentes a religiões de matriz africana, que adoram samba, e que estavam dispostas a dar fim às aventuras de solteiros para um casamento.
“Casal mais lindo de todas as edições”, disse o próprio amigo Jarbas Andrade, que formou par com Bianca Sessa, nesta temporada, em uma foto publicada por Renan no Instagram.
Então, se houve alguma dúvida em relação ao futuro dos dois, no último episódio disponibilizado pelo reality show na quarta-feira (21), Renan e Ágata disseram sim um ao outro.
O sucesso do casamento deixou os fãs tão empolgados com o casal, que Ágata revelou nesta quinta-feira (22), que sonhou que tinha um filho. “Acho que é de tanto me pedirem pra fazer filhos nos últimos dias!”, brincou.
Hoje, 23 de junho, a inspiradora Elza Soares completaria 93 anos de idade. Em sua homenagem, foi lançado o novo álbum “No tempo da intolerância” nesta quinta-feira, disponível nas plataformas digitais e de música.
O álbum foi gravado em setembro de 2021, antes de falecer, e contém samba inédito deDona Ivone Lara, na voz da Elza na faixa “No compasso da vida”, além de letras de Rita Lee e Pitty. As músicas trazem muitas reflexões contra o governo Bolsonaro e busca por justiça social. Este é considerado um dos álbuns mais políticos da artista.
Falecida em janeiro do ano passado, Elza deixou um recado importante logo na introdução do disco: “Eu nunca disse que a luta tinha acabado”, e a música “No tempo da intolerância”, traz citação de Martin Luther King, discurso contra o machismo e a lgbtfobia.
O álbum ficou parado por um ano desde a gravação, até que todos os envolvidos se sentissem confortáveis para finalizar a obra. Eles já tinham as vozes gravadas, as ideias de Elza para as músicas, os escritos em seus cadernos.
Em entrevista ao Fantástico no último domingo (18), a equipe de Elza Soares afirmou que usou inteligência artificial para retratar a cantora em diferentes épocas, para cada videoclipe. O material completo ainda não foi divulgado.
O jogador de futebol Guilherme Quintino, de 20 anos, relatou ter sido vítima de racismo em uma loja da Zara localizada no Barra Shopping, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O jovem, que atualmente joga no Volta Redonda, denunciou a abordagem discriminatória e o constrangimento vivenciados ao ser impedido de sair da loja por um segurança.
🚨BRASIL: Guilherme Quintino, jogador do Volta Redonda, acusa loja de shopping no RJ de racismo.
Ele estava com a namorada no local quando foi abordado por um segurança que pediu para ver sua sacola.
Segundo informações compartilhadas pelo jornal O Globo, Guilherme contou que foi abordado pelo segurança da loja que o impediu de sair do local e o obrigou a mostrar onde estavam as peças que havia escolhido para compra. Acompanhado de sua namorada, Juliana Ferreira, o jogador experimentou algumas roupas e decidiu adquirir um casaco e uma calça de moletom, que ele colocou na sacola disponibilizada pela loja para clientes no período de compras. No entanto, com a possibilidade de promoções no dia seguinte, decidiram voltar para finalizar a compra depois.
Ao se dirigirem à saída da loja, foram abordados pelo segurança, que questionou Guilherme sobre uma sacola que ele teria em mãos. O jogador afirmou que deixou a sacola no setor masculino, mas o segurança exigiu que ele o levasse até o local onde a sacola estava. Guilherme ressaltou que sua namorada, uma mulher branca, não foi questionada em nenhum momento.
Guilherme descreveu a situação como constrangedora e afirmou que se sentiu acuado durante os cerca de 40 minutos em que foi abordado pelo funcionário da loja. Ele também mencionou a falta de explicação por parte dos funcionários durante toda a ocorrência. “Eu fui completamente constrangido, me senti acuado, saí de cabeça baixa. Minha namorada percebeu que eu estava abalado e falou que não era possível aquilo passar em branco. Eu estava sem condições de falar nada, então, ela tomou as rédeas da situação”, contou.
A namorada de Guilherme, Juliana, tomou a iniciativa de relatar o incidente à gerente da loja, porém, assim como os demais funcionários, ela não ofereceu qualquer explicação. A resposta recebida foi a sugestão de entrar em contato com o jurídico da Zara, que apenas se desculpou. Foi Juliana quem gravou o vídeo que está repercutindo nas redes sociais.
O caso foi registrado na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). A Zara informou que está investigando o ocorrido e ressaltou que a abordagem descrita não está de acordo com as práticas e valores da empresa. O Barra Shopping também se manifestou, lamentando o incidente e repudiando qualquer tipo de discriminação, colocando-se à disposição das autoridades para esclarecimentos.
Guilherme expressou sua indignação diante do ocorrido e ressaltou que ninguém merece passar por situações semelhantes, enfatizando a importância de lutar contra o racismo e garantir que outras pessoas não enfrentem essa realidade. “Por esses dias eu não quero sair de casa, quero ficar mais tranquilo, mas isso que aconteceu não deve ser um empecilho para mim e nem para nenhum negro frequentar a loja que deseja. Somos pessoas trabalhadoras e honestas, acusadas cotidianamente de forma errada. Ninguém merece passar por isso, eu sei que qual é a dor e estou lutando para que não aconteça com outra pessoa”,, disse ele.
A denúncia de Guilherme destaca a necessidade contínua de combate ao racismo e reforça a importância de espaços inclusivos e igualitários em todas as áreas da sociedade.
Markus Klinko, o fotógrafo responsável pela capa do álbum “Dangerously in Love” de Beyoncé, compartilhou algumas informações dos bastidores do icônico ensaio fotográfico.
Em uma entrevista ao Insider, em comemoração ao próximo aniversário de 20 anos do lançamento do álbum, Klinko revelou que a cantora acabou pegando emprestada uma peça de roupa dele para a sessão de fotos – a calça jeans que ele estava usando naquele dia.
Klinko mencionou como Beyoncé havia se inspirado em uma imagem que ele havia capturado anteriormente de Laetitia Casta, intitulada “The Web” (A Teia), para o ensaio. Na foto, a modelo francesa está deitada em uma teia de aranha cravejada de joias e vestindo fios de material cintilante.
“Ela disse que realmente amava aquela imagem e se poderíamos fazer algo parecido, mas menor, com ela. E eu não sabia muito bem como interpretar isso”, explicou ele ao Insider. “Essa imagem é muito azul, principalmente azul, azul escuro. Quando ela disse isso, eu realmente não soube imediatamente o que fazer a respeito.”
Klinko disse que, quando chegou ao ensaio, a mãe de Beyoncé, Tina Knowles-Lawson, que era sua estilista na época, havia levado uma blusa estilo teia incrustada de diamantes que ajudaria a replicar a imagem de uma maneira própria.
“Ela trouxe essa blusa de diamantes e eu imediatamente reconheci como uma oportunidade”, disse Klinko. “Eu mencionei isso para Beyoncé e disse: ‘Bem, aqui está. Isso é o que devemos fazer’.”
No entanto, Klinko observou que Beyoncé não era fã da peça. “Ela disse que não gostou”, explicou. “Ela achou que não funcionou porque sua mãe queria combiná-la com saias longas. Beyoncé disse: ‘Vai ficar muito parecido com um baile de formatura ou um tapete vermelho, e eu não quero isso’.”
Ele continuou: “Beyoncé disse: ‘Bem, nós não trouxemos nenhum jeans. Não trouxemos nada’. Eu disse: ‘Você pode experimentar minha própria calça jeans que estou usando’. Ela disse: ‘Ok, vamos tentar’. E foi isso que fizemos.”
Quase 20 anos depois, Klinko revela que ainda tem a calça jeans depois que a cantora de “Crazy in Love” a devolveu em perfeitas condições.
“Foi muito fofo, porque Beyoncé as levou depois da sessão de fotos. E então, em nossa próxima sessão para a Pepsi, ela as trouxe de volta e as tinha embrulhado e limpas a seco”, contou ele ao Insider. “Ela me devolveu e disse: ‘Muito obrigado e por favor, não as venda no eBay'”.
O álbum de 2003, que ganhou cinco prêmios no Grammy de 2004, foi o álbum de estreia solo de Beyoncé.
O apresentador Marcão do Povo foi condenado a 1 ano e 4 meses de prisão, em regime aberto, além do pagamento de R$ 30 mil de indenização à Ludmilla, pelo crime de injúria racial.
De acordo com informações do G1, a prisão foi substituída por pena restritiva de direitos, que ainda vai ser decidida pelo juízo da execução criminal. Entre as punições previstas, ele poderá realizar prestação de serviços comunitários e pagamento de valores a instituições sociais.
O julgamento foi realizado nesta quinta-feira (22), em decisão da 1ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, que analisou um recurso apresentado pela defesa da cantora. Por 3 votos a 0, os desembargadores decidiram pela condenação.
A presença de mulheres negras na liderança é algo que precisamos enaltecer sempre pelo tamanho do desafio que é estar em ambientes de decisão com todos os recortes de raça e gênero que tornam esse trabalho uma vitória constante.
Neste ano, o Mundo Negro quer celebrar mais uma vez essas trajetórias com a segunda edição da “Powerlist Mulheres Negras transformando histórias” que seleciona e reconhece o trabalho de 10 mulheres que conquistaram relevância e geraram impacto social em suas comunidades através da atuação em diferentes segmentos.
Diferente do ano passado, em que a cerimônia de premiação ocorreu no Rio de Janeiro, a Powerlist 2023 acontecerá dentro do II Fórum Pacto das Pretas, realizado no dia 25 de julho, data de celebração do Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, no Teatro Sesi, em São Paulo. O evento possui grande relevância para mulheres negras no setor corporativo e foi criado como uma estratégia da associação Pacto de Promoção da Equidade Racial para que suas vozes sejam ouvidas.
CEO do site Mundo Negro, Silvia Nascimento é responsável por criar a Powerlist. A diretora de conteúdo do site afirmou que “A primeira Powerlist foi o início de algo muito especial para além do que eu imaginava. As 10 mulheres do ano passado se tornaram amigas, se empoderam entre si e obviamente se sentiram inspiradas a fazer mais por sua comunidade. Divulgar a lista deste ano em parceria com Pacto das Pretas vai ser uma oportunidade do Mundo Negro amplificar a importância deste tipo de reconhecimento em espaços com outras mulheres poderosas, potentes, além daquelas que estão iniciando suas carreiras”, celebrou.
Ednalva Ap. Moura dos Santos, Gerente de Relações Institucionais e Líder do Coletivo Pacto das Pretas, falou sobre a importância da união entre Pacto das Pretas e Mundo Negro para a divulgação da Powerlist. “Além dos painéis temáticos e o lançamento do Programa de Mentoria e Aceleração de Carreiras de Mulheres Negras, teremos a felicidade e a oportunidade de unir esforços com o reconhecido Mundo Negro na premiação da Powerlist Mundo Negro, prestigiando 10 mulheres que fazem a diferença nos diferentes segmentos que atuam profissionalmente”.
O Pacto das Pretas é um evento gratuito e o primeiro lote de ingressos já esgotou. O segundo lote foi disponibilizado no site da Sympla. Clique aqui para pegar o seu.
O evento terá a presença de Rachel Maia, Presidente do Conselho Consultivo da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial e de Luana Ozemela, Vice-presidente de Impacto Social, do iFood, embaixadoras do Pacto das Pretas. Além de Isabel Fillardis como apresentadora.