De carrinho de rua, para um restaurante com comida oriental referência na zona norte. Assim surgiu o Blackssoba, empreendimento do casal Karen Lima e Diego Evaristo.
Os dois decidiram largar o emprego e investir em um carrinho de yakissoba para fugir do padrão. “A ideia do Blackssoba veio pra sair um pouco do óbvio, as pessoas sempre optam pelo lanche e pensamos em sair um pouco do comum”, comentou o casal.
Aos poucos foram inovando e estudando mais sobre a culinária oriental, até que há um ano e meio expandiram e inauguraram o restaurante.
Hoje, um dos carros chefes da casa é o autêntico tempurá de legumes e camarão do Blackssoba, que surgiu para provar que mesmo sem formação em gastronomia eles são verdadeiros chefes.
“Fomos estudar mais uma vez e criamos o nosso tempurá, autêntico, diferente e saboroso. Fomos atrás da ‘perfeição’ de tanto duvidarem da nossa capacidade. Hoje vem gente de todo canto do país atrás desse Tempurá”.
Quem quiser experimentar o yakissoba ou o tempurá, o Blackssoba fica na Zona Norte, em São Paulo.
Na próxima quarta-feira, 9 de agosto, a Alma Preta Jornalismo irá apresentar seu primeiro manual de redação antirracista. O evento de lançamento está programado para ocorrer na cidade de São Paulo e será realizado na sede do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo (Siemaco), situado no coração do centro da cidade.
Fruto de três anos de estudo e trabalho com pesquisadores, jornalistas e estudantes, o livro “Manual de Redação: o jornalismo antirracista a partir da experiência da Alma Preta” é visto como um marco para a agência e uma contribuição para a discussão sobre o jornalismo brasileiro. O texto resgata a história de quase três séculos de imprensa negra no Brasil. “A Alma Preta assumiu um compromisso, de muitas mãos, de construir um manual de redação de uma agência de mídia negra. Foi um processo longo, de mais de três anos, de escuta de muitos profissionais, de leitura de muitos cadernos da imprensa negra do século XIX e XX”, aponta o editor-chefe da Alma Preta, Pedro Borges, um dos idealizadores do manual.
Foto: Divulgação
Borges salienta a consultoria permanente durante a pesquisa do manual com a historiadora Ana Flávia Magalhães Pinto, que além de presidir o Arquivo Nacional é professora da UnB; e com o jornalista Juarez Xavier, professor e vice-diretor da Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação (FAAC) da UNESP. “Eles foram fundamentais para o grupo apresentar para a sociedade um material denso, que permite uma reflexão sobre critérios de noticiabilidade, cuidados para a cobertura e termos adequados a serem utilizados — tudo a partir de uma perspectiva antirracista e libertadora”, ressalta Borges. “Quem ganha é a redação da Alma Preta e a imprensa de maneira geral”, acrescenta.
A jornalista Fernanda Rosário, que fez parte do grupo que escreveu o manual, aponta que o levantamento histórico feito pelo texto resgata a “negritude pioneira do passado” e informa o atual momento de discussão da área. “Além dessa consciência histórica que inspira o presente e os caminhos futuros, o manual se torna indispensável ao sistematizar e sugerir estratégias importantes de combate ao racismo no Jornalismo em tempos de hiperinformação”, conclui.
O manual condensa a visão editorial construída pela Alma Preta ao longo de oito anos de atuação como uma agência de jornalismo especializado. O texto, além de servir como referência interna, cria parâmetros para auxiliar jornalistas e comunicadores na cobertura da temática racial no Brasil. Será possível acompanhar o evento de lançamento do livro ao vivo através das plataformas de mídia social da Alma Preta, como o YouTube e o Facebook. O início está marcado para as 17h.
Beyoncé continua fazendo história. Nesta tarde de terça-feira (8) foram revelados os números da turnê ‘RENAISSANCE’ na América do Norte e os valores em arrecadação impressionam. Em apenas uma noite, a cantora faturou U$ 16,5 milhões no MetLife Stadium, em Nova Jersey, Estados Unidos. Com o feito, Beyoncé superou Madonna e se tornou a artista dona do show feminino de maior bilheteria da história.
Beyoncé. Foto: Reprodução.
Em maio, a revista Forbes fez uma matéria destacando que a turnê ‘RENAISSANCE’ pode se tornar a mais lucrativa da história. A revista projetou que a série de espetáculos da cantora norte-americana pode arrecadar mais de U$ 2,5 bilhões. Os números médios para avaliação da Forbes foram feitos com base na alta vendagem de ingressos da cantora, bem como nos lucros adquiridos com outros produtos disponíveis para venda ao longo dos shows, como produtos personalizados e parcerias com patrocinadores.
Com um cenário repleto de novas tecnologias, robôs, luzes metalizadas e muita música, Beyoncé apresenta no espetáculo os sucessos do álbum ‘RENAISSANCE’, lançado em julho do ano passado. Pela primeira vez, a artista começou uma turnê sem a presença de visuais ou de clipes para os singles.
Os looks para a turnê são outro espetáculo a parte. Beyoncé utiliza mais de 10 trocas de roupas no show, que registrou quase 3 horas de duração. Num dos pontos altos do espetáculo, a cantora utiliza peças com propriedades fotocrômicas, que mudam de cor com a passagem da luz.
A Coalizão Negra Por Direitos, organização composta por mais de 200 grupos do movimento negro, lançou uma campanha de alcance nacional. O objetivo é alcançar um marco inédito na história do Brasil: a nomeação de uma jurista negra para uma das posições no Supremo Tribunal Federal (STF).
Coalização Negra Por Direitos. Foto: Marcos Brandão/Senado Federal.
Ao longo de 132 anos de existência do STF, nunca houve a indicação de uma ministra negra. Desde 1891, 167 indivíduos já ocuparam o cargo de ministro na suprema corte. No entanto, somente três desses ministros eram de origem negra e apenas três mulheres tiveram a oportunidade de assumir a mais alta posição no sistema judiciário brasileiro. Agora, uma nova oportunidade surge com a aposentadoria da ministra Rosa Weber, que completará 75 anos em 2 de outubro e, portanto, precisará deixar sua posição.
Manifestação realizada no último domingo, 6, na esquina da Avenida Paulista com a Rua Haddock Lobo, em São Paulo.
A campanha planeja mobilizações em diferentes regiões do país, incluindo manifestações de rua e atividades de conscientização nas redes sociais, utilizando as hashtags #SupremoTribunalDosBrancos, #BrancoSupremo e #MinistraNegraJá.
“Defender que uma ministra negra ocupe a próxima cadeira no STF é garantir a representação do maior grupo populacional do país, é fazer com que a justiça brasileira seja instrumento de garantia de direitos e cidadania para todas e todos. A população negra é afetada diariamente pelas decisões da justiça, cujo poder está nas mãos de homens brancos”, alertam as organizações nos textos da campanha.
Em março, o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, defendeu a indicação de uma mulher negra ao STF. “É fundamental que haja uma mulher negra no STF, uma pessoa negra, para que a gente discuta a democratização nos espaços de poder”, disse ele.
A maior exposição já realizada no Brasil que celebra artistas negros, intitulada “Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro”, abriu as portas no SESC Belenzinho, situado na zona leste da cidade de São Paulo. Com entrada gratuita, a produção representa um esforço de pesquisa que durou cinco anos e que resultou na seleção final de 240 artistas presentes dentro da exposição.
Foto: Camila Rivereto / Divulgação.
A mostra abrange mais de 300 obras, englobando pinturas, fotografias e instalações, todas produzidas ao longo de um espectro temporal que abarca desde o final do século XVIII até o século XXI. A exposição foi concebida sem uma estrita ordem cronológica, permitindo a união de distintas linguagens artísticas e estilos. A partir de 2024, parte das artes escolhidas circularão por espaços do SESC em todo o país.
“É uma exposição saturada, cheia, lotada. É uma resposta àquela pergunta: ‘Onde estão os negros na arte brasileira?’. Esse espaço diz: isso não é uma onda, nem algo recente. É uma lista interminável, e apenas uma pequena parte do que podemos mostrar”, disse o historiador gaúcho Igor Simões, um dos curadore-chefe da exposição, em entrevista para a Veja-SP. “Esta não é uma mostra celebratória, em nenhum momento. É profundamente crítica. Sendo a primeira deste tamanho no Brasil, há motivo para comemoração?”.
Exposição: Dos Brasis: arte e pensamento negro
ENTRADA GRATUITA
Local: Sesc Belenzinho (R. Padre Adelino, 1000 – Belenzinho)
Horário de funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 21h. Domingos e feriados, das 10h às 18h
Período expositivo: 3 de agosto de 2023 a 28 de janeiro de 2024
Nesta terça-feira (08), o MTV Video Music Awards (VMA) divulgou a lista dos artistas que concorrem ao prêmio na edição deste ano, que acontece no dia 12 de setembro. SZA emplacou como uma das artistas mais indicadas, enquanto Beyoncé foi indicada apenas a “Artista do Ano”.
Com seis indicações, SZA foi uma das artistas mais indicadas este ano, sendo superada apenas por Taylor Swift. A dona do hit “Kill Bill” concorre a “Vídeo do Ano”, mas não concorre a Artista do Ano.
Já Beyoncé, que está em turnê com o Renaissance Tour, foi indicada apenas “Artista do Ano”. Isso porque ela não lançou nenhum visual desde que lançou o álbum Renaissance, ano passado.
Doja Cat e Nicki Minaj também estão entre os artistas mais indicados, com cinco indicações cada. Kendrick Lamar, Metro Boomin e Rema tiveram três indicações.
Já Ice Spice, GloRilla e Flo Milli estão entre os 35 artistas que fazem sua estreia na premiação. Outros nomes indicados são Drake, DJ Khaled, Alicia Keys e Diddy.
Uma das novidades do VMA 2023 é que Afrobeats ganhou sua própria categoria. O estilo musical se tornou fenômeno mundial em 2022 e já se tornou categoria do Grammy também. Entre aos indicados da nova categoria estão Wizkid, Ayrastarr, Burna Boy e Rema.
Confira a lista completa:
Vídeo do Ano
Doja Cat – Attention
Miley Cyrus – Flowers
Nicki Minaj – Super Freaky Girl
Olivia Rodrigo – Vampire
Sam Smith & Kim Petras – Unholy
SZA – Kill Bill
Taylor Swift – Anti-Hero
Artista do Ano
Beyoncé
Doja Cat
Karol G
Nicki Minaj
Shakira
Taylor Swift
Música do Ano
Miley Cyrus – Flowers
Olivia Rodrigo – Vampire
Rema & Selena Gomez – Calm Down
Sam Smith & Kim Petras – Unholy
Steve Lacy – Bad Habit
SZA – Kill Bill
Taylor Swift – Anti-Hero
Melhor Videoclipe Latino
Anitta – Funk Rave
Bad Bunny – Where She Goes
Eslabon Armado & Peso Pluma – Ella Baila Sola
Grupo Frontera & Bad Bunny – un x100to
Karol G & Shakira – TQG
Rosalía – Despechá
Shakira – Acróstico
Artista Revelação
GloRilla
Ice Spice
Kaliii
Peso Pluma
PinkPantheress
Reneé Rapp
Melhor Colaboração do Ano
David Guetta & Bebe Rexha – I’m Good (Blue)
Post Malone & Doja Cat – I Like You (A Happier Song)
Diddy ft. Bryson Tiller, Ashanti, Yung Miami – Gotta Move On
KAROL G & Shakira – TQG
Metro Boomin ft. The Weeknd, 21 Savage, Diddy – Creepin’ (Remix)
Rema & Selena Gomez – Calm Down
Melhor Videoclipe de Pop
Demi Lovato – Swine
Dua Lipa – Dance the Night
Ed Sheeran – Eyes Closed
Miley Cyrus – Flowers
Olivia Rodrigo – Vampire
P!NK – Trustfall
Taylor Swift – Anti-Hero
Melhor Videoclipe Hip-Hop
Diddy ft. Bryson Tiller, Ashanti, Yung Miami – Gotta Move On
DJ Khaled ft. Drake & Lil Baby – STAYING ALIVE
GloRilla & Cardi B – Tomorrow 2
Lil Uzi Vert – Just Wanna Rock
Lil Wayne ft. Swizz Beatz & DMX – Kant Nobody
Metro Boomin ft. Future – Superhero (Heroes and Villains)
Nicki Minaj – Super Freaky Girl
Melhor Videoclipe Rock
Foo Fighters – The Teacher
Linkin Park – Lost (Original Version)
Red Hot Chili Peppers – Tippa My Tongue
Måneskin – The Loneliest
Metallica – Lux Æterna
Muse – You Make Me Feel Like It’s Halloween
Melhor Videoclipe Alternativo
Blink-182 – Edging
Boygenius – The Film
Fall Out Boy – Hold Me Like a Grudge
Lana Del Rey ft. Jon Batiste – Candy Necklace
Paramore – This Is Why
Thirty Seconds To Mars – Stuck
Melhor Videoclipe R&B
Alicia Keys ft. Lucky Daye – Stay
Chlöe ft. Chris Brown – How Does It Feel
Metro Boomin ft. The Weeknd, 21 Savage, Diddy – Creepin’ (Remix)
SZA – Shirt
Toosii – Favorite Song
Yung Bleu & Nicki Minaj – Love In The Way
Melhor Videoclipe K-Pop
Aespa – Girls
Blackpink – Pink Venom
Fiffty Fifty – Cupid
Seventeen – Super
Stray Kids – S-Class
Tomorrow X Together – Sugar Rush Ride
Melhor Videoclipe de Afrobeats
Ayra Starr – Rush
Burna Boy – It’s Plenty
Davido ft. Musa Keys – Unavailable
Fireboy DML & Asake – Bandana
Libianca – People
Rema & Selena Gomez – Calm Down
Wizkid ft. Ayra Starr – 2 Sugar
Melhor Videoclipe pelo Bem
Alicia Keys – If I Ain’t Got You (Orchestral)
Bad Bunny – El Apagón – Aquí Vive Gente
Demi Lovato – Swine
Dove Cameron – Breakfast
Imagine Dragons – Crushed
Maluma – La Reina
Melhor Fotografia
Adele – I Drink Wine
Ed Sheeran – Eyes Closed
Janelle Monae – Lipstick Lover
Kendrick Lamar – Count Me Out
Miley Cyrus – Flowers
Olivia Rodrigo – Vampire
Taylor Swift – Anti-Hero
Melhor Direção
Doja Cat – Attention
Drake – Falling Back
Kendrick Lamar – Count Me Out
Megan Thee Stallion – Her
Sam Smith & Kim Petras – Unholy
SZA – Kill Bill
Taylor Swift – Anti-Hero
Melhor Direção de Arte
Boygenius – The Film
Blackpink – Pink Venom
Doja Cat – Attention
Lana Del Rey ft. Jon Batiste – Candy Necklace
Megan Thee Stallion – Her
SZA – Shirt
Melhores Efeitos Visuais
Fall Out Boy – Love From the Other Side
Harry Styles – Music for a Sushi Restaurant
Melanie Martinez – Void
Nicki Minaj – Super Freaky Girl
Sam Smith & Kim Petras – Unholy
Taylor Swift – Anti-Hero
Melhor Coreografia
Blackpink – Pink Venom
Dua Lipa – Dance the Night
Jonas Brothers – Waffle House
Megan Thee Stallion – Her
Panic! at the Disco – Middle of a Breakup
Sam Smith & Kim Petras – Unholy
Melhor Edição
Blackpink – Pink Venom
Kendrick Lamar – Rich Spirit
Miley Cyrus – River
Olivia Rodrigo – Vampire
SZA – Kill Bill
Taylor Swift – Anti-Hero
Melhor Apresentação “Push” do Ano
August 2022: Saucy Santana – “Booty”
September 2022: Stephen Sanchez – “Until I Found You”
October 2022: JVKE – “golden hour”
November 2022: Flo Milli – “Conceited”
December 2022: Reneé Rapp – “Colorado”
January 2023: Sam Ryder – “All The Way Over”
February 2023: Armani White – “GOATED”
March 2023: Fletcher – “Becky’s So Hot”
April 2023: Tomorrow X Together – “Sugar Rush Ride”
A cantora Ciara, de 37 anos, surpreendeu o mundo ao anunciar sua quarta gravidez em um vídeo compartilhado em seu perfil do Instagram nesta terça-feira, 8 de agosto. No vídeo, a artista mostrou sua barriguinha de gestante enquanto dançava alegremente à beira de uma piscina. Acompanhada por uma trilha sonora de “How We Roll”, sua colaboração com Chris Brown, lançada no dia 4 de agosto.
O bebê a caminho será o terceiro fruto da união de Ciara com o zagueiro do Denver Broncos e estrela da NFL, Russell Wilson, de 34 anos. O casal já tem um filho de 3 anos, chamado Win, e uma filha de 6 anos, chamada Sienna Princess. Além disso, Ciara é mãe de Future Zahir, de 9 anos, fruto de seu relacionamento anterior com o rapper Future.
Foto: Reprodução/Instagram
“Você me olha assim de novo, a gente faz outro filho… Você é meu coração, eu sou sua costela”, escreveu Ciara na legenda do vídeo, demonstrando a profunda conexão e amor entre ela e Russell. Em resposta, Russell compartilhou o mesmo vídeo, entusiasmado, e acrescentou: “Papai”.
A notícia da gravidez chega pouco após o casal ter celebrado sete anos juntos. A artista, que tem mais de 35 milhões de seguidores em sua conta no Instagram, conseguiu manter a gravidez em segredo durante o segundo semestre, optando por usar roupas largas em suas aparições públicas.
Além de seu sucesso na música, com sete álbuns de estúdio e grandes hits como “Level Up” e “Like a Boy”, Ciara também é uma mãe dedicada e uma figura inspiradora para muitos. Fontes próximas à cantora relataram que ela manteve sua energia elevada ao longo da gravidez, até mesmo filmando um videoclipe durante os últimos estágios de sua gestação. Segundo essas fontes, ela tem uma incrível capacidade de equilibrar sua carreira e vida familiar, sempre buscando ser uma mãe presente e amorosa.
Desde que tornou pública a informação de que tinha alopecia, Jada Pinkett Smith compartilhou com o público a decisão de raspar a cabeça conforme foi perdendo o cabelo. Na última segunda-feira, 7, a apresentadora do “Red Table Talk” publicou um post no Instagram celebrando o crescimento dos fios.
Na publicação, Pinkett Smith postou duas selfies, uma mostra a atriz com a cabeça raspada e na segunda ela aparece com os cabelos curtos tingidos de loiro, em uma demonstração de que os fios estão crescendo. Na legenda Jada escreveu: “Este cabelo aqui está agindo como se estivesse tentando voltar. Ainda tenho alguns pontos problemáticos, mas – veremos✨”.
A alopecia é um distúrbio que causa a perda de cabelo. A batalha de Jadda Pinkett Smith com a alopecia ganhou destaque quando ela revelou, durante um episódio do “Red Table Talk” em 2018, que estava enfrentando a queda de cabelo. Ela descreveu o momento em que percebeu o problema, compartilhando: “Eu estava no chuveiro um dia e tinha apenas punhados de cabelo em minhas mãos e pensei, ‘Oh meu Deus, estou ficando careca?'”.
A atriz e apresentadora escolheu enfrentar o desafio cortando seu cabelo e compartilhando sua jornada com seus seguidores nas redes sociais. Ela afirmou: “Meu cabelo tem sido uma grande parte de mim. Cuidar do meu cabelo tem sido um ritual lindo e poder escolher ter cabelo ou não. E então, um dia, pensar: ‘Oh meu Deus, talvez eu não tenha mais essa escolha'”.
Em 2021, ela compartilhou um vídeo no Instagram em que mostrava uma das manchas em seu couro cabeludo causadas pela alopecia. Na ocasião, Pinkett Smith disse aos fãs: “Mas você sabe que mamãe vai colocar alguns strass aí. Vou fazer uma pequena coroa para mim. É isso que mamãe vai fazer”.
Homens, principalmente homens negros, acabam caindo em um padrão de masculinidade que muitas vezes os impedem de serem eles mesmos ou são julgados pela sociedade se não corresponderem isso. Mas Will.i.am, 48, conhecido pelo grupo Black Eyed Peas, foge da masculinidade tóxica. Em uma entrevista, ele revelou que não tem vergonha de ser “super feminino”.
“Chegando a maioridade, não tive um homem em minha vida ou um pai em minha vida para me guiar por isso. Minha mãe fez isso, o que provavelmente me deixou até ultra feminino, que não tenho vergonha de ser super feminino”, disse Will.i.am em entrevista ao The Diary of CEO.
Quando homens são muitos femininos a sociedade espera que eles se interessem por homens, mas o músico e produtor deixou claro que isso não é verdade. “Eu gosto de garotas. Nunca foi atraída por homens. Sinto atração por mulheres, mas sou feminino”.
Segundo o artista, a influência da sua mãe é um dos motivos para esse lado feminino e não vê problemas na forma como ele age. “Então, crescendo nos anos 90, nós pensávamos: ‘Você é gay?’. Muita gente me questionava porque eu era feminino. Eu ainda sou feminino. Eu sento do jeito que eu sento, eu ajo do jeito que eu ajo, meus maneirismos são da minha mãe”, complementou.
Mas infelizmente, a sociedade atual ainda vê problemas com homens que não reproduzem a masculinidade esperada, muitas vezes tóxica, e com ele não foi diferente. O vocalista do Black Eyed Peas relembrou que aos 18 anos acabou sofrendo uma “distorção” por ser diferente, o que atrapalhou a sua criatividade. Mas ele conseguiu superar e transformar esse momento difícil na música “Be Nice”, em 2019.
“Não há nada de errado em ser emotivo. Quando você é criativo, você é sempre sensível, você é hipersensível. Isso faz parte da criatividade. Você sente demais e eu sinto demais”, reforçou.
Na última segunda-feira (07), viralizou na internet o vídeo de uma briga generalizada. Quatro homens brancos começaram a bater em um trabalhador negro e, logo em seguida, várias pessoas negras se juntaram para bater nos brancos. Entre elas está Aaren, um adolescente que viralizou por ter nadado para ajudar o estivador negro. Ele foi apeliddo de “Aquaman Negro”.
O jovem identificado como Aaren tem 16 anos e se tornou um dos principais personagens da briga generalizada. Logo no começo do vídeo, é possível ver ele nadando para onde está acontecendo a briga enquanto uma mulher narra tudo. Em um dos vídeos, um homem diz “agora tudo vai se resolver que o Aquaman Negro está chegando”.
Melhor narração de toda a confusão que um branquelo americano arrumou se recusando a tirar seu barquinho do cais para atracar um barco gigante e resolveu atacar o segurança negro. Perdi tudo quando: "Agora vai resolver tudo que o Aquaman Preto vai chegar". https://t.co/hEpuP34fJt
— {F.NORTE} – Ironia é luxo hoje em dia (@fnorte) August 7, 2023
Em um dos comentários, um internauta disse “um homem negro nadando deveria ter sido uma pista para eles, para que eles soubessem, ‘ei, essa pode ser uma luta diferente’”.
A black man swimming should’ve been a clue to them to let them know hey this might be a different fight https://t.co/DprDDpMO0K
Outros sugeriram que os novos vingadores (apenas de Wakanda) surgiram.
Em um comunicado, Makina Lashea, representante da família do jovem, disse que a família está orgulhosa da ação do menino e do apelido que ele ganhou na internet.
“Diante da adversidade, Aaren altruisticamente veio em socorro de um colega, demonstrando coragem além de sua idade. Estamos imensamente orgulhosos de suas ações e dos valores que ele exemplifica, sendo uma inspiração para todos nós”, escreveu Makina.
“Nós, a equipe de publicitários, seus pais, juntamente com sua família extensa, queremos estender nossa mais sincera gratidão a cada um de vocês por seu apoio inabalável durante esse período”, continuou o comunicado.
O comunicado ainda diz que as mensagens vão deixar um “impacto duradouro” em Aaren, mas que no momento a família prefere o anonimato do jovem. “Suas mensagens e gestos de agradecimento não passaram despercebidos e deixaram um impacto duradouro em Aaren e sua família. Enquanto navegamos na jornada que temos pela frente, pedimos gentilmente o anonimato para que Aaren processe e reflita sobre o turbilhão de emoções que está experimentando. Garantimos que ele continuará sendo uma força do bem no mundo”, finalizou.
Após a briga, a Polícia de Montgomery disse que emitiu mandados de prisão para os homens brancos envolvidos na briga. Mas a polícia já informou que está avaliando as imagens e pode emitir mais mandatos.