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Kizomba Design Museum traz experiência imersiva de cultura Kizomba, criada em Angola, para São Paulo

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Foto: Freepik

Durante os dias 6, 7 e 8 de setembro, São Paulo deve receber um evento inédito que reunirá música, gastronomia e performances trazidas pelo Kizomba Design Museum, uma plataforma transitória dedicada à preservação da história da cultura kizomba, criada em Angola, pelos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop) e a sua diáspora.

A primeira edição do evento vai acontecer em três espaços conhecidos do Centro de São Paulo. A Casa de Francisca, localizada no primeiro andar do Palacete Teresa, património histórico paulistano, deve receber a programação musical com apresentações de Paulo FloresBrankoDino d’SantiagoDjodjeKady, além da participação especial de Russo Passapusso e Roberto Barreto do BaianaSystem, entre outros.

Já o Edifício Copan, que abriga a livraria Magafauna, vai receber escritores e jornalistas como OndjakiYuliana Ortiz RuanoMarisa Moorman, a autora estadunidense e pesquisadora da cultura angolana, além de Semayat Oliveira e Kalaf Epalanga, autor do romance musical Também os Brancos Sabem Dançar e da coleção de crónicas e ensaios Minha pátria é a língua pretuguesa, lançado pela editora Todavia, para debates e palestras. O restaurante Cuia, da chef Bel Coelho,  localizado dentro da livraria, deve preparar um menu inspirado na culinária de países africanos que falam a língua portuguesa.

Outro espaço que sediará a experiência imersiva promovida pelo Kizomba Design Museum será a Galeria Pivô, onde serão suscitadas reflexões sobre a influência da moda e do design no universo da kizomba. Peças de roupas e acessórios estarão disponíveis para compra. A curadoria é assinada pelo designer luso-guineense radicado em Nova York, Armando Cabral. O projeto de decoração do espaço foi criado pela arquiteta Stephanie Ribeiro. AlEm frente à galeria, o coletivo Kizomba Yetu realizará apresentações de música e dança.

Fundado pelo produtor musical  Kalaf Epalanga e pelo diretor criativo Nástio Mosquito, o Kizomba Design Museum apresenta-se como um museu vivo, lançando um olhar profundo sobre a interseção entre a história da música kizomba e seu impacto social, econômico e político nas diásporas presentes nos países de língua portuguesa.

“É um momento emocionante reunir músicos talentosos e entusiastas da cultura kizomba nas maiores cidades de língua portuguesa, marcando a nossa presença significativa em simultâneo com a notável Bienal Internacional de Arte de São Paulo, cuja edição este ano representa uma espécie de renascimento cultural.”, comentou Kalaf Epalanga.

“Muitas manifestações culturais diaspóricas são enquadradas como elementos que servem como plataformas lúdicas de uma presença legal, ou ilegal, tolerada ou apropriada. Sabemos que esses gestos estéticos, gastronómicos e voltados para o entretenimento são plataformas factuais, financeiras e com potencial económico. O Kizomba Design Museum não é apenas uma celebração de cultura ou da sua identidade; é um gesto de cuidado, um gesto de doação a essa forma de arte e a justiça económica do mercado, alcançando a indústria da música, a indústria alimentícia e a indústria do entretenimento”, ressaltou Nástio Mosquito.

Shows de Beyoncé no Brasil continuam marcados para 2024, afirma jornalista

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Foto: Reprodução.

Nesta quarta-feira (23), Beyoncé confirmou o fim da turnê ‘RENAISSANCE’ com as datas nos Estados Unidos. O último show está agendado para o dia 1º de outubro em Kansas. Com o anúncio, fãs brasileiros lamentaram a ausência do Brasil na rota de shows da cantora norte-americana. No início de junho, rumores sobre a passagem da artista na América Latina ganharam força.

O jornalista José Norberto Flesch, famoso por dar furos de shows internacionais, chegou a declarar que Beyoncé viria ao país em 2024. Nesta tarde de quarta-feira, ele reforçou a informação e destacou que os shows continuam marcados.

“Pessoal que está me perguntando sobre a postagem da Beyoncé: Ela postou que a turnê nos EUA acaba em setembro. Isso já era previsto. Os shows no Brasil estão marcados para 2024. Shows que ainda não foram anunciados oficialmente são tratados como shows que não existem. É assim mesmo“, destacou Flesch em sua publicação.

Sempre um mistério, nenhuma data oficial no Brasil foi confirmada até esse momento. “A temporada de virgem está sobre nós. Esta tour foi uma alegria e enquanto nos aproximamos do último mês, meu desejo de aniversário é comemorar com vocês vestindo suas mais fabulosas modas prata para os shows de 23/08 a 22/09″, publicou a cantora nas redes sociais. “Estaremos cercados em uma bola de discoteca humana brilhante todas as noites. Todos espelhando a alegria uns dos outros. Vejo você lá!”.

Paulo Vieira recusa convite da ONU para ir a Festa da Melancia: “Me chama na próxima”

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Foto: Reprodução

O humorista e apresentador, Paulo Vieira, teve seu trabalho reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O humorista publicou nesta terça-feira (22) que foi convidado para falar em uma das semanas mais importantes da agenda da ONU, mas teve que recusar por ter um compromisso na mesma data: a Festa da Melancia, em Uruana, Goiás.

Parece brincadeira, mas não é. O que acontece é que ele vai gravar a 3ª temporada de “Avisa Lá Que Eu Vou”, programa da Globo, e não pode desmarcar por conta da produção. “É uma equipe de 23 pessoas, uma produção gigante… não posso cancelar”, escreveu Vieira.

Mesmo levando na brincadeira o conflito de agenda, o Paulo Vieira se sentiu feliz por ter seu trabalho reconhecido. “Mesmo assim eu fiquei muito feliz que meu trabalho esteja sendo reconhecido. Muitos tentam me ‘marginalizar’ para uma noção vazia de humor, na tentativa de arrancar do que eu faço a inteligência. Isso pra não reconhecer que meu trabalho é, principalmente, político”, disse o apresentador. “Mas me chama na próxima, UNO!”, brincou.

Mas ao que tudo indica, a ONU entendeu seu compromisso. “Te esperamos na próxima oportunidade!”, respondeu na publicação.

Lizzo pretende processar ex-dançarinas que a acusaram de assédio sexual

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Foto: JAMIE MCCARTHY / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

Em mais uma reviravolta no caso, Lizzo pretende processar as três dançarinas que estão acusando a cantora de assédio sexual e ambiente de trabalho hostil. Segundo as informações divulgadas pelo TMZ nesta quarta-feira (23), a defesa da artista ainda revelou que conseguiu imagens das ex-dançarinas se divertindo em uma boate de topless, diferente do que teria dito a acusação.

Segundo o advogado de Lizzo, Marty Singer, fotos recém reveladas mostram as dançarinas “felizes festejando” nos bastidores de uma boate de topless, em Paris, durante uma turnê de Lizzo. 

Segundo Singer, a foto contradiz com o que as dançarinas disseram nas acusações que a cantora teria obrigado as ex-dançarinas a irem a festa de topless em Paris, já que na imagem elas estão felizes.

Na terça-feira (22), também surgiram novas informações a favor de Lizzo. As dançarinas teriam se inscrito para participar mais uma vez de uma turnê de Lizzo, em março. “Se elas [dançarinas] tivessem sido submetidos a uma conduta horrível por parte de Lizzo, como alegado no processo, por que elas teriam escolhido retornar?”, disse Singer.

Ainda na terça, Lizzo também foi vista publicamente desde quando começaram as acusações. Os advogados ainda não se pronunciaram após as novas revelações.

Will Smith compartilha grafite com seu rosto feito pelo artista brasileiro Fábio Gomes

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Foto: Reprodução

O ator norte-americano, Will Smith, compartilhou em suas redes sociais um grafite com um desenho de seu rosto feito pelo artista Fábio Gomes Trindade, de Goiás. Na publicação, o ator afirmou que se sente “honrado com o trabalho” realizado por Trindade. 

Além de publicar a foto do mural com seu rosto, o protagonista de “Fresh Prince” também compartilhou imagens do processo de crianças do artista brasileiro, além de outras imagens de murais feitos por Fábio nas ruas da cidade de Trindade, GO. Willl Smith escreveu: “Uau!! @fabiogomestrindade, Estou honrado e sempre impressionado com o trabalho deles! Amo a beleza que você traz para as ruas de Goiás. E aí, Brasil?!”

Nos comentários da publicação do artista norte-americano, Fábio Gomes reagiu ao compartilhamento de seu trabalho: “tô muito emocionado”, escreveu.

Trabalho de Fábio que viralizou em 2021 / Imagem: Reprodução/Instagram

Essa não é a primeira vez que artistas internacionais e nacionais compartilham o trabalho realizado por Fábio. Em 2021, uma pintura que reproduzia a imagem de uma garotinha que tinha os cabelos preenchidos pelas flores de uma árvore. A foto utilizada foi inspirada na modelo mirim Egypt Sarai e viralizou na internet, sendo publicada por personalidades como Viola Davis, Cardi B, Tina Knowles, mãe de Beyoncé, por Taís Araújo, Cris Vianna e pelo vocalista do Guns’N’Roses, Slash.

Homem em situação de rua é agredido por seguranças do metrô na estação Tucuruvi, em São Paulo

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Foto: Reprodução

Na terça-feira (22), uma cena de agressão por parte de seguranças do Metrô foi amplamente compartilhada na internet. Um homem, identificado como uma pessoa em situação de rua e coletor de recicláveis, foi agredido por três seguranças na estação Tucuruvi, em São Paulo. O vídeo, compartilhado nas redes sociais, despertou indignação.

O incidente, compartilhado pelo padre Júlio Lancellotti, mostra a vítima sendo puxada, empurrada e agredida por seguranças. Nas imagens, uma das seguranças força o homem em um corredor, causando a abertura de sua mochila e derramando parte dos materiais recicláveis que carregava. Logo após, os outros dois seguranças utilizam cassetetes para golpear repetidamente a vítima.

O Metrô de São Paulo divulgou uma declaração afirmando que não tolera qualquer forma de violência ou discriminação e lamentando o incidente. A companhia informou que os agentes envolvidos nas agressões foram imediatamente afastados de suas funções. Além disso, um processo foi instaurado para investigar o ocorrido.

A vítima das agressões não foi identificada, e a Secretaria da Segurança Pública (SSP) declarou que não possui registro da ocorrência. No entanto, ressaltou que seriam necessários mais detalhes, incluindo o nome da vítima, para conduzir uma investigação completa.

O legado Léa Garcia e a relação do artista negro com o mercado publicitário

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Foto: Globo/Raphael Dias

Aos 90 anos de idade e mais de 70 de carreira, a trajetória artística de Léa Garcia inegavelmente conta com realizações que contribuíram para o reconhecimento e valorização do negro nas artes. Foi através do filme Orfeu Negro (1959), que se tornou a primeira atriz negra brasileira indicada ao prêmio de Melhor Interpretação Feminina no Festival de Cannes.

Há pouco mais de 1 ano, passei a colaborar de forma ativa na gestão de sua carreira junto ao seu filho e grande parceiro Marcelo Garcia. De imediato pensamos: os 90 anos precisam ser comemorados! Dona Léa não queria festa, mas aceitou e adorou a ideia de criamos o selo “Lea Garcia 90”, uma espécie de marca para representar as homenagens que faríamos na data comemorativa.

Imagem: Reprodução

Convidamos o artista sergipano Breno Loeser, que fez uma ilustração baseada em uma foto da personagem “Rosa”, icônica vilã interpretada por Dona Léa na novela Escrava Isaura (1976). Começamos a pesquisa para produção de um documentário, uma autobiografia e uma exposição com os seus trabalhos e poemas nunca publicados anteriormente.

Mesmo com toda sua história e relevância enquanto personalidade, Dona Léa Garcia nunca foi cogitada para uma campanha ou ação publicitária com nenhuma marca sequer. É de conhecimento público de que alguns artistas, em sua maioria brancos, optam por seguir apenas com o ofício da arte, sem ter suas respectivas imagens e trabalhos atrelados a grandes marcas. Já para os artistas negros, isso sequer é uma possibilidade, pois além de terem inúmeros percalços em relação as suas próprias carreiras, tampouco são cogitados para os trabalhos comerciais que se façam para além da sua arte. Em 2020, me lembro de uma notícia que me fez analisar ainda mais sobre a relação dos artistas pretos com as marcas. Era Teresa Cristina comemorando o seu primeiro patrocínio da carreira: ‘Sou invisível desde 1998’, disse a cantora.

A verdade, é que infelizmente existem diversos fatores estruturais na indústria que historicamente reforçam a ideia de que “a imagem do negro não tem potencial enquanto figura comercial”, como já ouvi por vezes. Mesmo com os avanços na luta por direitos em relação a construção imagética do negro ao redor do mundo, como o memorável “Black Is Beautiful” — movimento criado na década de 60 pelo partido dos Panteras Negras nos Estados Unidos, que tinha como objetivo exaltar a beleza negra — a estrada que vem a provocar tal reconhecimento ainda é longa.

A defesa de que essas personalidades negras influentes não comunicam com quem tem poder aquisitivo, é uma das maiores estratégias de quem “comanda o jogo”. O que não faz o menor sentido se formos analisar estatisticamente. Desde os primórdios, por uma construção de semiótica puramente eugenista, a publicidade reforça a todo instante estereótipos políticos, sociais e raciais induzindo toda uma sociedade a crença de que “preto não pode comprar”, e assim justifica a ausência de representatividade nos comerciais e campanhas publicitárias. O que automaticamente produz impactos irreversíveis na população negra, uma ferramenta quase infalível de violência psicológica, que se monta também de forma muito sutil, fator este que dificulta por vezes o debate, a conscientização e a criação de estratégias para enfrentamento.

Imagino que todo artista preto já tenha se questionado quanto a remuneração de seu trabalho. Se antes os colonizadores determinavam a escravização desses corpos promovendo o trabalho braçal de forma “gratuita”, — fundamentando o modus operandi do capitalismo — hoje esse mesmo povo, num período pós-abolição, torna-se praticamente obrigado a agradecer por oportunidades de trabalho, mesmo as infinitamente desfavoráveis se comparadas a branquitude.

Infelizmente, vivemos num país em que o racismo conseguiu evoluir bastante em relação as suas práticas, que se tornam cada vez mais desestimulantes pra quem tá no front. Há quem use como forma de justificativa o discurso de que a culpa é da “estrutura racista” em que estamos inseridos, fator esse que deveria, no meu ponto de vista, servir como base pra implementação de políticas que condenassem a mesma. Quando questionados, dizem que o mundo está mudando e o mercado ainda está se adaptando.

São mais de 500 anos de luta e parece que nada foi suficiente para que a branquitude se desprendesse do seu ódio e estranhamento contra corpos não-brancos. Ainda estão aprendendo, estão curiosamente aprendendo a deixar de animalizar corpos que não se assemelhem aos seus. É uma desculpa completamente desprezível enraizada no preconceito e na incapacidade que se tem de não só humanizar, mas também de reconhecer e naturalizar a ascensão do povo preto.

Sobre o legado Léa Garcia, sinto muito que nem mesmo a sua grandeza artística, sua autenticidade, coragem e luta incessante foram suficientes a ponto de que fosse considerada rentável por grandes marcas. Meu desejo hoje, é na verdade um pedido de atenção para que estejamos atentos e possamos refletir para que, a partir disso, possamos identificar o quanto esse sistema torna-se cada vez mais ultrapassado e disfuncional.

Programa de aceleração de carreira para mulheres negras em cargos de liderança tem inscrições prorrogadas

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Foto: Freepik

As inscrições para o Programa Pacto Transforma – Mentoria e Aceleração de Carreiras Para Mulheres Negras, voltado para o fortalecimento de lideranças femininas negras que já atuam ou tenham acesso ao mercado corporativo, foram prorrogadas até o dia 7 de setembro.

O edital selecionará e acompanhará 30 mulheres negras comprometidas com a equidade racial, para a primeira posição de liderança ao longo de 12 meses. As selecionadas também terão mentorias, aceleração de carreira, construção de networking e aulas de inglês.

O programa é realizado por meio de uma parceria entre o Pacto pela Equidade Racial, B3, a Bolsa de Valores do Brasil, ADP Brasil e Fundação Dom Cabral.

Em novembro de 2022, o Pacto de Promoção da Equidade Racial lançou uma pesquisa inédita intitulada “A mulher negra no mercado de trabalho brasileiro: desigualdades salariais, representatividade e educação entre 2010 e 2022”. A pesquisa foi desenvolvida por um grupo de trabalho formado por representantes das empresas signatárias do Pacto, mais especialistas e economistas.

De acordo com o estudo lançado, o rendimento da mulher negra é 81,6% mais baixo do rendimento do homem negro, enquanto na comparação entre mulheres brancas e homens brancos este número é de 76,8%. Outro recorte da pesquisa indica que a mulher negra recebe cerca de 71% do rendimento médio de uma mulher branca no Nordeste, mas no Sudeste a diferença é de cerca de 62% de uma mulher branca.

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Fim da ‘Renaissance World Tour’! Beyoncé anuncia fim da turnê sem show no Brasil

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Foto: Reprodução

Será que ela não vem mais? Beyoncé usou suas redes sociais na noite desta terça-feira (22) para falar sobre o fim da “Renaissance World Tour”, que passou pelos EUA e Europa. Ela postou em seus stories que a turnê está chegando no seu “último mês”, o que acabou chateando os fãs brasileiros que aguardavam um show no Brasil.

“A temporada de virgem está sobre nós. Esta tour foi uma alegria e enquanto nos aproximamos do último mês, meu desejo de aniversário é comemorar com vocês vestindo suas mais fabulosas modas prata para os shows de 23/08 a 22/09! Estaremos cercados em uma bola de discoteca humana brilhante todas as noites. Todos espelhando a alegria uns dos outros. Vejo você lá!”, escreveu a cantora que faz aniversário no dia 04 de setembro. O último show da turnê está agendado para o dia 1 de outubro.

Em abril,o jornalista José Norberto Flesch confirmou que Beyoncé viria para o Brasil em 2024 para fazer uma turnê por aqui. O tratamento da dona de “Break My Soul” também deu mais esperanças sobre sua vinda com o tratamento especial e carinho aos fãs brasileiros no show. Muitas vezes ela comentou sobre os brasileiros presentes e outros acabaram ganhando um “upgrade” em seus ingressos por estarem com a bandeira do Brasil.

A notícia do “último mês” acabou se tornando assunto na madrugada no X (antigo Twitter), com muitos fãs reclamando e outros fazendo piada sobre. Alguns ainda possuem esperança, mas outros acordaram tristes com a notícia.

Os fãs tinham apenas um sonho: participar do concurso Everybody On Mute, quando o público precisa ficar em silêncio.

Família e amigos pedem doação de sangue para Mc Marcinho

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Foto: Divulgação

Família e equipe do Mc Marcinho, 45, publicaram uma nota nas redes sociais, pedindo por doação de todos os tipos sanguíneos para o artista. O músico segue internado no Hospital Copa D’or, na zona sul do Rio de Janeiro, na luta contra problemas cardíacos.

“Nosso príncipe mais uma vez precisa da sua ajuda! Se puder fazer a sua doação de sangue para esses dados, seremos eternamente gratos”, escreveram.

Logo em seguida, diversos amigos do funk começaram a divulgar a campanha, incluindo o cantor Buchecha. “Estamos pedindo com urgência galera, por favor. Reúna sua família, seus amigos”.

Segundo o último boletim médico divulgado nesta segunda-feira (21), Marcio André Nepomuceno Garcia ainda necessita de cuidados intensos e respirando com ajuda de aparelhos.

Dono de grandes hits do funk como “Glamurosa” e “Rap do Solitário”, Mc Marcinho é portador de cardiopatia e doença renal crônica e segue internado desde 27 de junho. Dias depois, ainda no hospital, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e foi submetido a uma cirurgia para implante de coração artificial.

Em março deste ano, o artista revelou que estava debilitado e precisou realizar uma cirurgia para substituir um marco-passo às pressas, que havia sido implantado em 2021. Na época, a equipe do Mc informou que o estado de saúde era estável e o procedimento havia sido bem sucedido. 

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