Evento em São Paulo celebra juristas negras em meio a campanhas por uma Ministra Negra no STF

0
Evento em São Paulo celebra juristas negras em meio a campanhas por uma Ministra Negra no STF
Foto: Freepik

No próximo sábado (07), a Rede Feminista de Juristas – deFEMde promove um evento em São Paulo para celebrar juristas negras em meio às tensões da campanha que pede para Lula a indicação de uma ministra negra no STF.

A Rede Feminista de Juristas faz parte da Campanha #MinistraNegraJá, que busca a indicação de uma ministra negra no STF no lugar da ministra Rosa Weber, que se aposenta esse mês. Além disso, a deFEMde também tem como objetivo pressionar o Governo de São Paulo a nomear uma mulher negra para o Tribunal de Justiça de São Paulo.

Notícias Relacionadas


O evento tem como objetivo “celebrar as supremáveis e promover um espaço de aquilombamento na comunidade jurídica negra e antirracista em São Paulo”. O momento vai contar com bate-papo, arte e lembranças para as juristas. 

“Queremos elevar nossas vozes e fazer valer nossa demanda; mas queremos, sobretudo, dar o melhor de nós a todas elas. Até na luta, é preciso ternura”, comenta Amanda Vitorino, Liderança em Mobilização Estratégica da deFEMde.

A deputada estadual do Movimento Pretas, Monica Seixas, do PSOL, também vai participar do encontro. “Esse evento é de muita importância para nós. O povo negro precisa se levantar e expor a ausência de igualdade na sociedade, inclusive no judiciário. Para quebrar a desigualdade racial  enraizada em nossa sociedade a presença de uma ministra negra no judiciário é essencial”, afirma a deputada.

O encontro conta com diversas entidades e convidados, entre eles a Associação Brasileira de Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transsexuais e Intersexo (ABMLBTI), Movimento ELO – Incluir e Transformar, Instituto da Advocacia Negra Brasileira (IANB), Associação Nacional de Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC), Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro de Limeira (COMICIN), Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica em São Paulo – ABMCJ-SP, Rede FemiJuris e outras organizações.

O evento acontece no sábado, às 14h, na Casa da Ari, no Butantã. “Estamos expostas e vulneráveis a todo tempo e precisamos garantir espaços de acalanto, onde possamos nos sentir apreciadas e acolhidas. Espero que nossos supremáveis consigam absorver as energias boas que queremos reunir em torno delas”, comenta Amarílis Costa, Liderança Política e de Advocacy da deFEMde.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display