“Cabelo sujo, perigoso!”. Entre os tipos de violência que ocorrem contra as mulheres negras nas maternidades é o racismo obstétrico diante dos cabelos sintéticos, usados para tranças, dreads e extensões capilares, que além da importância estética, também carregam aspectos de identidade, ancestralidade e afirmação racial. Entretanto, é comum que as gestantes negras sejam impedidas pelos profissionais de saúde de usarem esses tipos de cabelo em caso de parto cesárea, causando muita preocupação.
A ginecologista e obstetra Larissa Cassiano explica como surgiu esse mito para a proibição do uso de cabelos sintéticos. “Muitos acreditam que cabelos sintéticos podem ser inflamáveis. Quando combinados com o bisturi elétrico, que conduz eletricidade, há uma suposição teórica de um potencial risco de incêndio”, escreveu a médica, na sua coluna no portal VivaBem UOL.
Porém, Dra. Larissa reflete em como essa preocupação não pode ser levada em consideração, diante de todos outros riscos, como “o próprio cabelo humano natural”. “Este argumento muitas vezes ignora o fato de que materiais como cabelos naturais, lençóis, gazes, compressas e até antissépticos à base de álcool, que estão presentes na sala cirúrgica, também são inflamáveis”, explica.
Dra. Larissa Cassiano (Foto: Divulgação)
No entanto, os pacientes precisam ter cuidado para não comparecerem ao procedimento com cabelos molhados, “visto que a água pura não conduz eletricidade, mas a água de torneira ou chuveiro, que contém íons, pode ser condutora e causar problemas quando usada em conjunto com aparelhos elétricos”.
A obstetra também ressalta que remover objetos metálicos e de baixa resistência, como jóias, brincos, piercings e botões, são fundamentais para o uso do bisturi elétrico, pois “podem ocorrer queimaduras em pacientes”.
E completa: “após conversas com diversos profissionais da área ao longo dos anos, bem como com pacientes, não ouvi e nem vi queimaduras associadas a cabelos sintéticos”.
“No entanto, considerando a ausência de estudos robustos e estritamente bastante difundidos, associada à falta de treinamento adequado em relação ao uso técnico do bisturi, algumas ideias envolvendo preconceitos raciais e o uso de cabelos sintéticos, o mito sobre o risco de incêndio de cabelos sintéticos se propagar”, finaliza.
A tapioca é um alimento prático e que pode ser afetivo como casa de mãe ou avó. As irmãs Josi (@pretajosireal) e Neiva (@neivapretinha) decidiram juntar a memória afetiva e representatividade para criar a “Tapioca das Pretas” (@tapiocadaspretas), em Goiás, que desde 2015 conquista os paladares com sua goma especial e um cardápio com mais de 20 tipos de tapiocas.
As duas irmãs se juntaram em um momento de dificuldade financeira e decidiram criar um carrinho de tapiocas diferenciadas. Até que em 2018, elas ganharam os holofotes no programa do Caldeirão do Huck e a demanda cresceu a ponto de precisarem expandir. Hoje em dia elas possuem um espaço próprio e já ganharam prêmios pelas tapiocas.
Um dos diferenciais do Tapioca das Pretas é o seu menu, cada tapioca é batizado com o nome de uma mulher negra que serviu como inspiração para as irmãs. Algumas mulheres que ganharam sua própria tapioca são Taís Araújo, Beyoncé, Alcione, Marielle Franco e Sheron Menezes, que é uma das favoritas dos clientes.
A Tapioca das Pretas, além da sua variedade no cardápio, também ganhou destaque pela sua massa de tapioca rosa (antes mesmo do filme da Barbie) que é um dos diferenciais da casa.
“Aqui na Unilever, eu tenho a oportunidade de aprender e crescer, além de poder me engajar em questões sociais importantes nas quais acredito e que estão alinhadas ao propósito da companhia”. Priscila Santos é uma jovem negra e retinta que depois de muitas portas fechadas, encontrou na Unilever a oportunidade de unir, no seu espaço de trabalho, seus ideais de vida com seus objetivos profissionais.
Ela é estagiária de Trade Marketing na empresa, que prorrogou até o dia 15 de setembro, próxima sexta, as inscrições para o Programa de Estágio 2024, que tem como foco a contratação de estudantes negros e com deficiência. Entre os diferenciais do programa estão a não obrigatoriedade de outros idiomas e a possibilidade do formato de trabalho híbrido, para funções em que seja possível desenvolver a atividade de tal maneira.
Nesta entrevista, Priscila conta como é a experiência de trabalhar na Unilever, uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, com marcas icônicas como OMO, Dove, Rexona, Hellmann’s e Kibon, entre outras. “A rotina de trabalho é bem flexível, com possibilidade de horários diferentes e trabalho remoto”, comenta a jovem.
CONFIRA A ENTREVISTA
Por que você quis fazer parte da Unilever?
Sempre quis um futuro diferente daquele que me era cogitado e sempre desejei fazer parte de algo maior. Sempre procurei ocupar um espaço onde pudesse crescer pessoal e profissionalmente, um lugar onde meus princípios e minha existência fossem respeitados.
Por muitos motivos e dificuldades, nunca encontrei um lugar onde pudesse alinhar meus ideais de vida com meus objetivos profissionais. Durante muito tempo, encontrei mais portas fechadas do que abertas, mas, mesmo assim, persisti e procurei por lugares onde pudesse dar continuidade à minha jornada de desenvolvimento.
Durante minha busca por um lugar que pudesse alinhar-se com meus objetivos, a Unilever foi uma das empresas que identifiquei ter preocupações e ideias compatíveis com as minhas, mostrando-se uma companhia guiada pelo propósito. Esse foi um dos muitos motivos que me fizeram querer fazer parte desta companhia.
Como fazer parte do time Unilever te impactou?
Trabalhar na Unilever tem sido uma experiência positiva, com muitos aspectos inspiradores e desafiadores. Existe um foco em questões sociais importantes e isso dá significado no meu trabalho, pois sinto que estou contribuindo com algo maior e que faz realmente sentido para mim.
No geral, trabalhar na Unilever tem impactado diariamente de forma positiva a minha vida pessoal e profissional. Aqui, eu tenho a oportunidade de aprender e crescer, além de poder me engajar em questões sociais importantes nas quais acredito.
Me conta como é o clima na empresa?
O clima na Unilever é bem dinâmico, colaborativo e inspirador. A empresa valoriza a diversidade, promove a inovação e possui um forte senso de propósito em questões sociais e sustentabilidade. Isso é um diferencial muito grande das demais empresas.
O que você gostaria de saber antes de entrar para o time e o que te surpreendeu depois que começou a fazer parte dele?
Eu queria realmente saber se as ações que eram divulgadas e mostradas eram reais, se realmente aquela cultura do ambiente de trabalho existia, se realmente existiam portas para o crescimento e o desenvolvimento. O que mais me surpreendeu foi descobrir que quase todas as minhas dúvidas tiveram respostas positivas e que ali realmente estava sendo praticado o que era proposto.
Que dica você daria para quem cogita fazer parte do time?
Esteja preparado para fazer parte de um ambiente em que você realmente será o protagonista da sua trajetória. Esteja aberto a mudanças, ao novo e tudo que lhe for apresentado durante a sua jornada.
Além disso, busque desenvolver habilidades criativas e inovadoras, pois a Unilever valoriza a busca por soluções inovadoras para os problemas. Ter um senso de propósito e estar alinhado com as questões sociais e sustentabilidade também será uma vantagem, pois esses temas são centrais na cultura da empresa. E não menos importante: SEJA VOCÊ!
Como é a rotina de trabalho?
A rotina de trabalho é bem flexível. As atividades diárias incluem reuniões de equipe, projetos individuais ou em grupo. As demandas são bem diversas, então não há risco de todos os dias você se deparar com a mesma coisa e entrar em uma rotina monótona.
Além disso, devido ao compromisso da empresa com questões sociais e sustentabilidade, é possível participar de iniciativas relacionadas a causas sociais, sustentáveis ou de responsabilidade corporativa. Isso vai do interesse da pessoa em questão, pois em nenhum momento somos ‘’forçados’’ a participar de nenhuma dessas ações. Também existe um acordo prévio sobre o tempo que você terá para se dedicar a cada coisa, dessa forma não há risco de deixar sua demanda de lado para fazer outras ações fora do seu escopo.
– Localidades das vagas: Brasília (DF), Pouso Alegre (MG), Igarassu e Recife (PE), Curitiba (PR), Aguaí, Indaiatuba, Valinhos, Vinhedo e São Paulo, (SP), além de Rio de Janeiro (RJ).
– Áreas de atuação: Comercial e Desenvolvimento de Negócios; Compras; Comunicação Institucional; Finanças; Jurídico; Logística; Marketing; Pesquisa e Desenvolvimento; Qualidade; Recursos Humanos; Supply Chain; Tecnologia da Informação; e Trade Marketing.
– Pré-requisitos: estar cursando o penúltimo ou último ano do ensino superior (Bacharelado, Tecnólogo e Licenciatura), com formação prevista para dezembro de 2024, ou dezembro de 2025. Não há exigência de cursos ou de idiomas.
Com 100% dos jornalistas negros na redação do Mundo Negro, a Silvia Nascimento, Head de Conteúdo, reflete como este é um perfil raro do jornalismo brasileiro que merece mais reconhecimento. “Mesmo sendo pioneiro em mídia negra na Internet, o Mundo Negro nunca ganhou nenhum prêmio. Eu considero nossa relevância e liderança ao longo dos 20 anos uma premiação da nossa comunidade, mas nossa trajetória merece algo especial, e um prêmio focado em jornalistas negros é algo de grande valor para gente”.
Pensando em como valorizar as diversidades nas redações, o Jornalistas&Cia, Neo Mondo, 1 Papo Reto e Rede JP estão realizando a primeira edição do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira. O objetivo é o reconhecimento de jornalistas negros e negras do Brasil e dos veículos de comunicação – especializados ou não – com maior aderência à cobertura de pautas raciais e à causa da luta antirracista, por sua contribuição histórica ao jornalismo brasileiro.
O prêmio também uma contribuição para o fomento de maior diversidade, equidade e inclusão nas redações jornalísticas do País, e, em consequência, das pautas e fontes presentes no dia a dia da atividade editorial. Além da valorização do jornalismo local e regional. A premiação também foi concebida para fazer parte do calendário do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
Segundo o estudo Perfil Racial da Imprensa Brasileira, realizado em 2021 pela newsletter Jornalistas&Cia sob a coordenação do Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas, menos de 20% dos jornalistas que atuam nas redações se declaram negros, E quando mais alto o cargo, menos a presença de profissionais negros ocupando essas posições. O jornalismo brasileiro hoje tem um recorte racial incompatível com o recorte racial da sociedade brasileira.
A votação será realizada em dois turnos, em eleição realizada entre os próprios jornalistas e também entre os profissionais das áreas afins como assessorias de imprensa e comunicação, estudantes e professores de jornalismo e colegas das áreas de publicidade, propaganda e marketing.
O prêmio conferirá aos eleitos troféus e certificados alusivos à conquista em solenidade e data a serem definidas oportunamente, levando-se em consideração o calendário de iniciativas das celebrações do Dia da Consciência Negra.
O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira não tem inscrições. Resultará de indicações espontâneas que se darão em um processo eleitoral com dois turnos de votação, o primeiro de livre indicação, de onde sairão os classificados; e o segundo, que elegerá os TOP 50 Profissionais Brasil; os TOP Campeões Regionais de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul; os TOP 5 Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo; e os TOP 5 Veículos de Comunicação.
Poderão ser votados no primeiro turno e no segundo turno jornalistas negros e negras em atividade em redações jornalísticas de qualquer região do País e de quaisquer plataformas editoriais (mídia impressa, eletrônica ou digital) e tipo (jornal, rádio, TV, revista, internet, blog, canal digital, podcast etc.), independentemente do porte, segmento ou especialização. E veículos jornalísticos – gerais ou especializados/segmentados – reconhecidos por atuar na cobertura de temas raciais e pelo empenho na luta antirracista no jornalismo brasileiro. Indicações que fugirem a esse escopo serão desconsideradas.
Primeiro Turno
O primeiro turno é de livre indicação e, nele, cada eleitor poderá indicar até cinco nomes de jornalistas nas categorias Profissionais Brasil e Profissionais de Imagem / Foto e Vídeo e de veículos de comunicação que mais admira. Os votos, ainda que parciais, ou seja, com menos de cinco indicações, serão considerados válidos.
Resultará dessas indicações a lista dos finalistas para o segundo turno até o limite de 100 que vão concorrer aos TOP 50 Profissionais Brasil; até o limite de dez profissionais que vão concorrer aos TOP 5 Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo; e até dez veículos de comunicação, que vão concorrer aos TOP 5 Veículos de Comunicação. Serão classificados os que obtiverem maior quantidade de votos.
Dos TOP 50 Profissionais Brasil e dos TOP 5 Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo sairão os TOP Campeões Regionais de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
A apuração e a proclamação dos resultados finais terão a curadoria das quatro organizações responsáveis pela premiação, a saber: Jornalistas & Cia, Neo Mondo, 1 Papo Reto e Rede JP.
Segundo Turno
O segundo turno começará com a votação zerada e será disputado pelos profissionais e veículos classificados no primeiro turno – até o limite de 100 nomes para a categoria Profissionais Brasil; dez profissionais para a categoria Profissionais de Imagem / Foto e Vídeo; e até dez Veículos de Comunicação. Eles serão relacionados em ordem alfabética na cédula de votação.
Nesse turno, os eleitores escolherão seus preferidos, entre os jornalistas e os veículos de comunicação, até o limite de cinco nomes, classificando-os de 1º a 5º lugar.
Do mesmo modo, não será obrigatório votar em cinco nomes. Todos os votos, ainda que parciais, serão computados na apuração.
Os vencedores, ou seja, os que obtiverem as maiores pontuações no segundo turno, vão compor os TOP 50 Profissionais Brasil, os TOP 5 Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo; os TOP Campeões Regionais de Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sul e Sudeste; e os TOP 5 Veículos de Comunicação.
Como será a votação
A votação tanto no primeiro quanto no segundo turno será feita em ambiente digital, na plataforma especialmente desenvolvida pelos organizadores da premiação.
Ela exigirá de cada eleitor um pequeno cadastro, necessário para validação dos votos e para garantir a confiabilidade da votação. Esse cadastro constará de nome completo, empresa, cargo, e-mail e CPF do votante, sendo que cada pessoa só poderá votar uma única vez no primeiro turno e uma única vez no segundo turno.
Essas informações serão mantidas sob guarda e sigilo dos organizadores, por até um mês após o evento de premiação, sendo depois excluídas do sistema, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Sistema de pontuação
A pontuação seguirá os seguintes parâmetros:
Primeiro Turno
Todas as indicações valerão 1 ponto e a pontuação final de cada indicado será a soma das indicações recebidas.
Segundo Turno
As indicações valerão:
1º lugar – 100 pontos
2º lugar – 80 pontos
3º lugar – 65 pontos
4º lugar – 55 pontos
5º lugar – 50 pontos
Confidencialidade dos votos
A votação é secreta e inviolável e aos votantes é garantido sigilo absoluto de suas indicações. Todo o processo será conduzido por um moderno e seguro sistema de votação online desenvolvido e supervisionado pelos organizadores da premiação.
As Premiações
O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira terá o seguinte escopo:
TOP 50 Profissionais Brasil
Serão homenageados os 50 jornalistas negros e negras classificados no primeiro turno e que obtiverem, no segundo, as maiores pontuações – independentemente de função, plataforma, veículo ou região em que atuem.
Desses, os dez com as maiores votações integrarão o Pódio, recebendo um troféu alusivo à conquista, revelação que só será feita na cerimônia da premiação.
TOP 5 Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo
Serão homenageados os cinco profissionais de imagem negros ou negras (fotógrafos ou cinegrafistas) classificados no primeiro turno e que obtiverem, no segundo, as maiores pontuações – independentemente de função, plataforma, veículo ou região em que atuem.
Desses, o mais votado, considerado campeão de admiração do prêmio nesta categoria, receberá adicionalmente um troféu alusivo à conquista, revelação que do mesmo modo só será feita na cerimônia de premiação.
TOP Campeões Regionais
Serão homenageados os jornalistas que em cada uma das cinco regiões do País receberem as maiores votações na região em que atuam. Seus nomes sairão dos eleitos entre os TOP 50 Profissionais Brasil e dos TOP 5 Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo.
Todos eles receberão adicionalmente um troféu alusivo à conquista, revelação que do mesmo modo só será feita na cerimônia de premiação.
TOP 5 Veículos de Comunicação
Serão homenageados os cinco veículos de comunicação – especializados ou não – com maior aderência à cobertura de pautas raciais no País.
Desses, o mais votado, considerado o campeão de admiração do prêmio, também receberá um troféu alusivo à conquista, revelação que do mesmo modo só será feita na cerimônia de premiação.
Homenagens Especiais
O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira fará três homenagens especiais, todas elas definidas pelo Conselho Consultivo criado pelos organizadores da premiação. São elas:
Decano do Jornalismo – Troféu Luiz Gama
Que distinguirá um jornalista negro ou uma jornalista negra da imprensa brasileira por sua história profissional
Revelação do Ano – Troféu Tim Lopes
Que distinguirá um jovem jornalista negro ou uma jovem jornalista negra que tenha despontado na profissão entre os anos de 2022 e 2023
Personalidade do Ano – Troféu Gloria Maria
Que distinguirá uma personalidade da sociedade brasileira que tenha se destacado por sua atuação antirracista e em defesa da diversidade e inclusão
Calendário
O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira seguirá o seguinte calendário:
A deputada federal de São Paulo, Erika Hilton, foi considerada pela Time uma das 100 novas personalidades do Time 100 Next, que vão impactar a próxima geração, divulgada nesta quarta-feira (13). Ela está na lista junto com a deputada Duda Salabert, de Minas Gerais.
Erika Hilton, primeira transexual a presidir a Câmara dos Deputados, está na lista de lideranças junto com a também deputada federal Duda Salabert, as duas são as primeiras transexuais a chegarem ao Congresso Nacional. A revista definiu a ascensão política delas como “repleta de ameaças de morte e ódio”.
“Salabert, que é apaixonada por lidar com questões como falta de moradia e transporte público, está em negociações para concorrer à prefeitura de Belo Horizonte, a sexta maior cidade do Brasil. E Hilton, que era trabalhadora do sexo, apresentou em Julho um projecto de lei que implementaria cotas para pessoas transexuais nas universidades, num esforço para diminuir a dependência económica das pessoas trans na prostituição”, escreveu a revista.
Erika Hilton foi para as suas redes sociais compartilhar a novidade e disse ser uma honra. “É uma honra e uma responsabilidade fazer parte desse novo imaginário que representa a mudança na sociedade e na representação política”, disse a deputada. Além das duas parlamentares, o astronauta Victor Glover, que será o primeiro homem negro a pisar na Lua em 2024, também foi considerado um dos novos líderes. As cantora Tems e o ator Tyler James Williams também estão na lista.
A versão polonesa do programa “Your Face Sounds Familiar” está sob investigação interna após uso de blackface para imitação de Beyoncée Kendrick Lamar, em competição onde os participantes se caracterizam como artistas para apresentações.
O cantor Kuba Szmajkowski e a atriz Pola Gonciarza escureceram as peles para a personificação dos artistas, prática historicamente racista originada nos Estados Unidos, ao performarem as músicas “Humble” de Lamar e “If I Were a Boy” de Beyoncé. Szmajkowski ainda venceu a competição no último sábado (9), valendo 10.000 PLN (R$ 11.421).
Kuba Szmajkowski (Fotos: Reprodução)
Desde a exibição do episódio, os fãs têm criticado os autores da prática de blackface nas redes sociais, mas ambos continuam com as publicações das caracterizações abertas ao público e não se pronunciaram a respeito.
Nesta terça-feira (12), a produtora Endemol Shine Poland emitiu um comunicado para o The Guardian, afirmando estar “muito surpresa” com a reação negativa. “A intenção de cada estrela que atua no show, assim como de toda a equipe de produção, é recriar a performance original da maneira mais precisa, ao mesmo tempo que homenageia o artista original”, completa.
Pola Gonciarza (Fotos: Reprodução)
Já um porta-voz da Benjiay Group, empresa da qual a produtora faz parte, disse ao The Hollywood Reporter, que lamenta o ocorrido. “Contradiz os valores globais do nosso grupo. Uma investigação interna subsequente está em andamento e as medidas apropriadas serão tomadas.”
Essa não é a primeira vez que o programa polonês entra em polêmica sobre blackface. No ano passado, o ator Tomasz Ciachorowski escureceu a pele para interpretar Kanye West. Na versão tcheca do programa, os participantes foram proibidos de fazer esse tipo de apresentação.
Em uma declaração apaixonada feita no Instagram, o ator e diretor Lázaro Ramos celebrou os 19 anos de casamento com a atriz Taís Araújo. Na publicação, Ramos compartilhou imagens de momentos vividos juntos pelo casal: “19 momentos do nosso mundinho para celebrar o dia de hoje”, escreveu ele.
“Estamos completando 19 anos de casamento e é incrível o quanto eu continuo te amando cada dia mais, mozinho.”, escreveu carinhosamente o diretor de “Um ano inesquecível: Outono!”. Ele celebrou a parceria com Taís e mencionou os dois filhos do casal: “Celebro o nosso amor, nossa parceria, nossos humores, nossa vida e nossos lindos frutos, João e Maria. Todos os dias nos escolhemos, renovamos nossos votos, nos reconstruímos e recasamos. Eu amo dividir essa vida com você e amo a gente”.
A atriz publicou um reles para celebrar a data ressaltando que o casal não é perfeito e que acredita no que é real. “19 anos…muita histórias, inúmeras conquistas, algumas crises, pq nada é perfeito. Aliás, a gente não acredita na perfeição. A gente acredita no que é real, no processo, no caminho e na construção. E a gente também acredita no desejo e no sonho. A gente deseja ficar junto e a gente sonha junto. E eu? Eu desejo vc e desejo realizar meus sonhos ao seu lado, mozinho. Feliz 19 anos e obrigada por ser esse companheiro tão incrível! Te amo!”.
Os dois se conheceram em 2004 nos Estúdios Globo. Na época, Taís gravava a novela ‘Da Cor do pecado’, em que fazia a protagonista, e Lázaro Ramos gravava a série ’Sexo Frágil’. Após o fim da gravação da novela, a atriz foi passar uma temporada nos Estados Unidos e quando voltou iniciou o romance com Lazinho. Eles se casaram e 2005. Juntos, os dois são pais de João Vicente, de 11 anos, e Maria Antonia, de 7.
Na última semana, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizaram o desembargador de Santa Catarina, Jorge Luiz Borba, e sua esposa Ana Maria Gayotto de Borba a se reencontrarem com Sonia Maria, após as acusações de manter a mulher de 50 anos em situação análoga a escravidão por 30 anos. Ela também voltou a morar com a família.
Segundo as informações do Defensor Público Federal William Oliveira, que tentou um habeas corpus para impedir a decisão do STJ, o reencontro entre o desembargador e Sonia aconteceu no dia 6 de setembro, um dia antes da decisão do STF.
Sônia Maria de Jesus, mulher negra de 50 anos, possui deficiência auditiva desde a infância e nunca foi ensinada libras, a lingua brasileira de sinais. Após denúncias em junho, o Ministério Público do Trabalho realizou uma busca na casa do desembargador e resgatou Sônia, que foi levada para um abrigo para mulheres vítimas de violência.
Segundo os depoimentos de três ex-funcionárias, Sônia era tratada como uma “escravinha” e os cachorros eram mais bem tratados do que ela. Ela também não possuia um quarto dentro da casa.
Até a decisão do STF e do STJ, ela estava tendo aulas de Libras, língua portuguesa, artes e educação física e estava demonstrando um aprendizado rápido.
Segundo a defesa do desembargador, ela sempre foi tratada como membro da família e negou todas as acusações de trabalho escravo. A defesa também afirmou que tentou ensinar libras para ela quatro vezes sem sucesso.
Na decisão do STJ, Sônia teria condições de tomar suas próprias decisões de se queria ou não voltar para a casa do desembargador. “Enquanto pessoa maior e capaz, e não ao Estado, a atribuição de escolher se deseja ou não voltar a ver Ana Maria Gayotto de Borba e Jorge Luiz de Borba, podendo optar, se assim desejar, por retornar ao lar que anteriormente habitava, caso seja constatada sua vontade inequívoca de assim fazê-lo”, escreveu o ministro relator do caso.
Sônia optou por voltar e desde a semana passada vive com a família do desembargador.
Nesta semana, o Metrópoles revelou que conseguiu depoimentos da família da biológica. Sua mãe, Deolina Ana de Jesus, passou anos procurando Sônia e dizia que era sua “missão de vida”. Ela deixou a filha com a sogra do desembargador, Maria Leonor Gayotto, por conta da violência doméstica, mas logo depois perdeu o contato com ela. Deolinda morreu em 2019.
A informação foi revelada pelas irmãs biológicas, que foram encontradas pela equipe de auditores e procuradores do Trabalho com ajuda da Defensoria Pública da União, ela é a mais velha de seis filhos. Suas irmãs querem contato com Sônia e se sentem revoltadas com tudo que ela passou.
A decisão de Mendonça também causou um climão entre ele e o Ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. Almeida chegou a mandar um email para o ministro do STF em que dizia que o caso de Sônia tem “fortes indícios de versões contemporâneas de escravidão”.
O e-mail acabou incomodando André Mendonça, que transformou o e-mail em petição, abrindo, na prática, um novo processo no STF sobre o caso e cobrou explicações de Silvio Almeida.
São Paulo acaba de reconhecer o dia 20 de novembro, data que lembra a morte do líder do maior quilombo das Américas, Zumbi dos Palmares, como um feriado estadual. A informação foi publicada no Diário oficial da União na manhã desta quarta-feira, 13.
Celebrada no Brasil desde os anos 70, a data já é considerada feriado em alguns municípios de São Paulo e agora se torna oficialmente um feriado no calendário estadual após o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionar o Projeto de Lei nº 370/2023, do Deputado Teonilio Barba (PT), instituindo o dia 20 de novembro como Dia Estadual da Consciência Negra e tornando-o um feriado.
O Dia da Consciência Negra também é considerado um feriado nos Estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro e em cerca de 1260 municípios brasileiros.
No texto do projeto, o deputado afirma que: “O estabelecimento do Dia Nacional da Consciência Negra em 20 de novembro, nos moldes atuais, deve ser considerado, sim, um avanço, mas o estabelecimento desta data como feriado nacional é de grande relevância para que essa parcela da sociedade, que representa mais da metade de nossa população, receba mais um aceno público e oficial de sua importância para o Brasil”.
Além de ressaltar que “A data também serve para debater a importância do povo e da cultura africana no Brasil, com seus respectivos impactos políticos no desenvolvimento da identidade cultural brasileira, seja por meio da música, da política, da religião ou da gastronomia entre várias outras áreas que foram profundamente influenciadas pela população negra”.
O Dia da Consciência Negra lembra o falecimento de Zumbi dos Palmares, líder de maior quilombo das Américas, o Quilombo de Palmares, localizado na Serra da Barriga, em Alagoas. Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695, aos 40 anos, depois de ser entregue as tropas do bandeirante Domingos Velho, que organizou um ataque ao quilombo, destruindo sua sede.
Zumbi tornou-se o líder de Palmares aos 25 anos e comandou o lugar com grande resistência.
Com apresentação de Nicki Minaj e o funk sendo representado, na noite desta terça-feira (12) aconteceu o MTV Video Music Awards (VMA), em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Mesmo SZA e Nicki sendo um dos artistas negros com mais indicações, cada uma levou para casa um VMA.
SZA, que tinha seis indicações no total, levou apenas o prêmio de Melhor R&B, com seu hit ‘Shirt’, mas a cantora não compareceu a premiação. A apresentadora da noite e indicada a cinco prêmios, levou para casa o prêmio de Melhor Hip-Hop, com ‘Super Freaky Girl’. Doja Cat ganhou em Melhor Direção de Arte, com ‘Attetion’ e Ice Spice como Artista Revelação. Beyoncé e Kendrick Lamar passaram a premiação em branco.
O hit viral ‘Calm Down’, do artista Nigeriano Rema com Selena Gomez, que se tornou a primeira música africana a bater 1 bilhão de streams no Spotify nesta semana, ganhou o prêmio de Melhor Afrobeats. Essa foi a primeira edição que a categoria foi inserida.
O Brasil e o funk também estiveram presentes no VMA. Karol G, vencedora do prêmio Melhor Colaboração do Ano, se apresentou no palco da premiação e cantou ‘Tá OK Remix’, do Kevin O Chris, com participação da cantora. Ele comemorou nas redes sociais.
Além da apresentação de funk da Karol G, Anitta também levou seu segundo VMAs em Melhor Latino com ‘Funk Rave’
Mas não foi uma noite apenas para o funk, a cultura Hip-Hop e seus 50 anos também foram celebrados na premiação. Nicki Minaj performou seus hits ‘Itty Bitty Piggy’ e ‘Red Ruby Da Sleeze’, Lil Wayne também subiu ao palco para cantar ‘A Milli’.
O rapper e empresário Diddy além de apresentar em celebração aos 50 anos do Hip-Hop, também foi homenageado pelo VMA com o prêmio Ícone Global.
Confira a lista completa do VMA 2023:
Vídeo do Ano
Doja Cat – Attention
Miley Cyrus – Flowers
Nicki Minaj – Super Freaky Girl
Olivia Rodrigo – Vampire
Sam Smith & Kim Petras – Unholy
SZA – Kill Bill
Taylor Swift – Anti-Hero
Artista do Ano
Beyoncé
Doja Cat
Karol G
Nicki Minaj
Shakira
Taylor Swift
Música do Ano
Miley Cyrus – Flowers
Olivia Rodrigo – Vampire
Rema & Selena Gomez – Calm Down
Sam Smith & Kim Petras – Unholy
Steve Lacy – Bad Habit
SZA – Kill Bill
Taylor Swift – Anti-Hero
Melhor Videoclipe Latino
Anitta – Funk Rave
Bad Bunny – Where She Goes
Eslabon Armado & Peso Pluma – Ella Baila Sola
Grupo Frontera & Bad Bunny – un x100to
Karol G & Shakira – TQG
Rosalía – Despechá
Shakira – Acróstico
Artista Revelação
GloRilla
Ice Spice
Kaliii
Peso Pluma
PinkPantheress
Reneé Rapp
Melhor Colaboração do Ano
David Guetta & Bebe Rexha – I’m Good (Blue)
Post Malone & Doja Cat – I Like You (A Happier Song)
Diddy ft. Bryson Tiller, Ashanti, Yung Miami – Gotta Move On
KAROL G & Shakira – TQG
Metro Boomin ft. The Weeknd, 21 Savage, Diddy – Creepin’ (Remix)
Rema & Selena Gomez – Calm Down
Melhor Videoclipe de Pop
Demi Lovato – Swine
Dua Lipa – Dance the Night
Ed Sheeran – Eyes Closed
Miley Cyrus – Flowers
Olivia Rodrigo – Vampire
P!NK – Trustfall
Taylor Swift – Anti-Hero
Melhor Videoclipe Hip-Hop
Diddy ft. Bryson Tiller, Ashanti, Yung Miami – Gotta Move On
DJ Khaled ft. Drake & Lil Baby – STAYING ALIVE
GloRilla & Cardi B – Tomorrow 2
Lil Uzi Vert – Just Wanna Rock
Lil Wayne ft. Swizz Beatz & DMX – Kant Nobody
Metro Boomin ft. Future – Superhero (Heroes and Villains)
Nicki Minaj – Super Freaky Girl
Melhor Videoclipe Rock
Foo Fighters – The Teacher
Linkin Park – Lost (Original Version)
Red Hot Chili Peppers – Tippa My Tongue
Måneskin – The Loneliest
Metallica – Lux Æterna
Muse – You Make Me Feel Like It’s Halloween
Melhor Videoclipe Alternativo
Blink-182 – Edging
Boygenius – The Film
Fall Out Boy – Hold Me Like a Grudge
Lana Del Rey ft. Jon Batiste – Candy Necklace
Paramore – This Is Why
Thirty Seconds To Mars – Stuck
Melhor Videoclipe R&B
Alicia Keys ft. Lucky Daye – Stay
Chlöe ft. Chris Brown – How Does It Feel
Metro Boomin ft. The Weeknd, 21 Savage, Diddy – Creepin’ (Remix)
SZA – Shirt
Toosii – Favorite Song
Yung Bleu & Nicki Minaj – Love In The Way
Melhor Videoclipe K-Pop
Aespa – Girls
Blackpink – Pink Venom
Fiffty Fifty – Cupid
Seventeen – Super
Stray Kids – S-Class
Tomorrow X Together – Sugar Rush Ride
Melhor Videoclipe de Afrobeats
Ayra Starr – Rush
Burna Boy – It’s Plenty
Davido ft. Musa Keys – Unavailable
Fireboy DML & Asake – Bandana
Libianca – People
Rema & Selena Gomez – Calm Down
Wizkid ft. Ayra Starr – 2 Sugar
Melhor Videoclipe pelo Bem
Alicia Keys – If I Ain’t Got You (Orchestral)
Bad Bunny – El Apagón – Aquí Vive Gente
Demi Lovato – Swine
Dove Cameron – Breakfast
Imagine Dragons – Crushed
Maluma – La Reina
Melhor Fotografia
Adele – I Drink Wine
Ed Sheeran – Eyes Closed
Janelle Monae – Lipstick Lover
Kendrick Lamar – Count Me Out
Miley Cyrus – Flowers
Olivia Rodrigo – Vampire
Taylor Swift – Anti-Hero
Melhor Direção
Doja Cat – Attention
Drake – Falling Back
Kendrick Lamar – Count Me Out
Megan Thee Stallion – Her
Sam Smith & Kim Petras – Unholy
SZA – Kill Bill
Taylor Swift – Anti-Hero
Melhor Direção de Arte
Boygenius – The Film
Blackpink – Pink Venom
Doja Cat – Attention
Lana Del Rey ft. Jon Batiste – Candy Necklace
Megan Thee Stallion – Her
SZA – Shirt
Melhores Efeitos Visuais
Fall Out Boy – Love From the Other Side
Harry Styles – Music for a Sushi Restaurant
Melanie Martinez – Void
Nicki Minaj – Super Freaky Girl
Sam Smith & Kim Petras – Unholy
Taylor Swift – Anti-Hero
Melhor Coreografia
Blackpink – Pink Venom
Dua Lipa – Dance the Night
Jonas Brothers – Waffle House
Megan Thee Stallion – Her
Panic! at the Disco – Middle of a Breakup
Sam Smith & Kim Petras – Unholy
Melhor Edição
Blackpink – Pink Venom
Kendrick Lamar – Rich Spirit
Miley Cyrus – River
Olivia Rodrigo – Vampire
SZA – Kill Bill
Taylor Swift – Anti-Hero
Melhor Apresentação “Push” do Ano
Agosto 2022: Saucy Santana – “Booty”
Setembro 2022: Stephen Sanchez – “Until I Found You”
Outubro 2022: JVKE – “golden hour”
Novembro 2022: Flo Milli – “Conceited”
Dezembro 2022: Reneé Rapp – “Colorado”
Janeiro 2023: Sam Ryder – “All The Way Over”
Fevereiro 2023: Armani White – “GOATED”
Março 2023: Fletcher – “Becky’s So Hot”
Abril 2023: Tomorrow X Together – “Sugar Rush Ride”