Home Blog Page 355

Filme pernambucano destaca a contribuição de mulheres negras no Maracatu Nação Leão Coroado

0
Foto: Divulgação - Leoas

Quase 200 anos depois da fundação do Maracatu Nação Leão Coroado , o filme “Leoas: o legado feminino no Maracatu Leão Coroado”, realizado com incentivo do Funcultura, foi lançado na última sexta-feira, 15, no Museu da Abolição, na cidade do Recife, em Pernambuco, para destacar o papel de protagonista das mulheres na Nação. O filme será disponibilizado em breve no canal oficial do Maracatu Leão Coroado no YouTube.

“Leoas é sobre reconhecer e valorizar a contribuição de várias mulheres, de diferentes gerações, no Maracatu Leão Coroado. É sobre a nossa história, nossas vidas, contadas por nós”, afirma Karen Aguiar, realizadora do filme e a primeira mulher a assumir a regência do Leão Coroado, em 2018, com a morte inesperada do seu avô, Mestre Afonso Aguiar. Na época Karen tinha 18 anos, e de lá para cá, ampliou sua atuação para além do baque, trabalhando também na salvaguarda dos saberes do maracatu e das pessoas que o fazem.

No filme, oito mulheres que desempenham papéis diferentes no maracatu (batuqueiras, baianas, rainha, presidenta) falam sobre suas experiências, sentimentos e medos que enfrentam na Nação, tocando em pautas que as atravessam, como negritude, religiosidade e a invisibilidade das mulheres dentro da tradição. “O projeto também se tornou um espaço para que a gente finalmente falasse o que tava guardado por trás de tanta força e cuidado com a Nação”, explica Karen. Para ela, o próprio fazer do filme mudou a visão das mulheres que fazem o Leão Coroado sobre si mesmas. “A percepção e confirmação de que nós somos as referências de nós mesmas caiu como um abraço”, pontua.

A ideia inicial do projeto era registrar os saberes de Dona Janete Aguiar no maracatu, esposa de Mestre Afonso e também costureira, administradora e Dama do Paço da Nação, mas que nunca teve o mesmo reconhecimento do marido. Dona Janete morreu antes que o projeto pudesse ser concretizado e Karen decidiu, a partir de Dona Janete, registrar os saberes e as histórias das outras mulheres que fazem o Leão Coroado, para conservar esse legado enquanto ainda há tempo.

“Eu espero que o Leoas doc seja um ponto de partida na história do registro e salvaguarda dos saberes das Nações. Que a gente passe a registrar os saberes não só dos mestres, mas que a gente registre as pessoas que fazem a Nação de fato. A pessoa que costura, a pessoa que cozinha, a pessoa que toca tambor há muito tempo, todas essas coisas”.

O Maracatu Nação Leão Coroado é o mais antigo em atividade ininterruptas desde sua fundação em 1863. Essa longa história, como na maioria dos grupos, sempre foi conhecida a partir da liderança masculina, a exemplo de Luiz de França, uma das maiores referências do maracatu em Pernambuco.

Serviço

Pré-estreia Leoas

Data: 15/03, às 19h

Local: Museu da Abolição (Rua Benfica, 1150 – Madalena, Recife)

Entrada gratuita

Atração do Lollapalooza, SZA adora a música brasileira e já publicou vídeo ao som dos Gilsons

0
Foto: AB + DM / Billboard

Um dos shows mais aguardados do Lollapalooza Brasil 2024 é da cantora SZA. A artista se apresenta no próximo dia 24 de março e a expectativa dos fãs está nas alturas. Com grandes sucessos, a artista vencedora do Grammy vai apresentar no Autódromo de Interlagos seu mais recente espetáculo, a turnê ‘SOS’, que inclui hits como ‘Good Days’ e ‘Kill Bill’.

Além das diversas influências do R&B e Blues, SZA é uma grande fã da música brasileira, em especial da Bossa Nova. A artista já declarou sua paixão pelo clássico ‘Garota de Ipanema’ e já revelou o desejo de utilizar a faixa como sample em uma de suas canções. Nesta semana, através Instagram, a cantora publicou uma série de fotos ao som da música ‘Samba de Benção’, clássico de Bebel Gilberto.

Na última semana, SZA também surpreendeu o público ao publicar um stories escutando a canção ‘Love Love’, do trio musical Gilsons. Será que teremos surpresas no palco do Lollapalooza? A cantora também vem se preparando com o lançamento de seu novo projeto, o disco ‘LANA’, uma versão deluxe do consagrado ‘SOS’.

Clara Moneke muda visual e aparece caracterizada como Caridade, personagem da nova novela das 18h na Globo

0
Foto: Globo/Manoella Mello.

A atriz Clara Moneke chamou atenção da internet nesta manhã de sábado (16) ao revelar a primeira imagem de sua participação na novela ‘No rancho fundo’. A nova produção das 18h da TV Globo estreia em 15 de abril. Moneke vai dar vida à Caridade, descrita pelo jornal O GLOBO como uma grande fofoqueira, que trabalha como garçonete.

Moneke conquistou o Brasil através de sua personagem Kate, da novela ‘Vai Na Fé’. Agora, a atriz promete novos voos e uma nova faceta de seu trabalho artístico. “Depois de ter minha primeira filha, Katelicia tô muito empolgada pra apresentar uma outra faceta minha pra vocês com a minha nova personagem Caridade, uma mulher braba, arretada e batalhadora demais“, publicou Moneke.

De acordo com o Gshow, ‘No rancho fundo’ é uma comédia romântica que se passa no sertão do Cariri e conta a história dos Leonel Limoeiro, família chefiada por Zefa Leonel (Andrea Beltrão), e os encontros e desencontros amorosos da mocinha Quinota (Larissa Bocchino).

Aos 59 anos, Lenny Kravitz dá dicas para cuidar do corpo: “É tudo uma questão de longevidade”

0
Foto: Reprodução/Instagram

A dois meses de completar 60 anos, Lenny Kravitz revelou em entrevista para a revista norte-americana CR, a sua rotina e os cuidados com o corpo: “Sinto que estou onde deveria estar mental, física e espiritualmente, e esse é um lugar difícil de alcançar. Demorei a minha vida inteira para chegar neste ponto”, disse na entrevista.

Mas Kravitz tem focado em melhorar a sua qualidade de vida para além do físico. “Estou realmente me esforçando para me tornar mais forte. Tenho treinado bastante, como um atleta de elite. Porque agora é tudo uma questão de longevidade. E também preparando minha mente. Tudo isso funciona junto”.

Cena do videoclipe “TK 421” (Foto: Reprodução/Youtube)

Para o artista, é preciso muito empenho para haver mudanças. “Você tem que aparecer e fazer o trabalho. E eu estou dedicado a isso. Estou fazendo tudo que faço [como artista], mas ainda estou me levantando e fazendo aquele treino pesado. Todos nós ficamos emocionados. Ficamos cansados. E queremos remediar isso talvez consumindo coisas que não são saudáveis para nós: comida, álcool, drogas, isso, aquilo, que seja. É sobre aprender quando você sente aquele vazio, sente aquela carência, vá lanchar algo espiritual”.

Em outubro do ano passado, o artista apareceu nu no videoclipe “TK 421“, por um ideia da diretora Tanu Muiño, e impressionou muito os fãs, já atraído muitos elogios. “Ela veio [para minha casa] de manhã e falou: ‘Tire suas roupas e levante. Vamos começar o seu dia’. Tão simples, e funcionou. Sabe por quê? Foi divertido. Eu não estava me levando a sério”.

‘The Piano Lesson’: Filme estrelado por Samuel L. Jackson é um dos mais aguardados do ano

0
Foto: Julietta Cervantes.

Com previsão de estreia para o segundo semestre de 2024, o filme ‘The Piano Lesson’, da Netflix, deve se tornar um dos maiores destaques da nova temporada de premiações. Estrelada por Samuel L. Jackson, a produção baseada na peça do dramaturgo August Wilson explora a experiência afro-americana ao longo do século XX. Ambientado na década de 1930, o filme deve mergulhar nos temas da herança, memória e a busca por uma identidade negra dentro do contexto das tradições familiares e da história dos Estados Unidos.

A peça ‘The Piano Lesson’ foi indicada para vários prêmios Tony e ganhou o Prêmio Pulitzer em 1990. A cantora Erykah Badu também foi confirmada no elenco do longa-metragem.

Samuel L. Jackson na peça ‘The Piano Lesson’. Foto: Divulgação.

A história de ‘The Piano Lesson’ gira em torno de uma disputa familiar pelo destino de uma valiosa herança: um piano artisticamente esculpido com figuras que retratam a história da família Charles. O piano não é apenas um instrumento musical, mas também um símbolo carregado de história, dor e orgulho, representando anos de sofrimento e resistência sob a escravidão. Berniece e Boy Willie, irmãos com visões distintas sobre o futuro do piano, representam as tensões entre preservar a memória de seus antepassados e a necessidade de progredir e garantir a própria sobrevivência e sucesso no presente.

Com grande expectativa por parte da crítica, ‘The Piano Lesson’ deve se tornar um dos grandes destaques da temporada de premiações em 2024.

‘The Big Cigar’: série sobre Huey P. Newton, co-fundador dos Panteras Negras, ganha primeiras imagens

0
Foto: Apple TV+

Estrelado por André Holland (‘Moonlight’), a série ‘The Big Cigar’, que irá mostrar a vida de Huey P. Newton, co-fundador do Partido dos Panteras Negras, teve suas primeiras imagens reveladas nesta quinta-feira (14). Uma delas se trata da clássica fotografia em que o revolucionário aparece sentado em uma cadeira que se assemelha a um trono.

Com os primeiros episódios dirigidos por Don Cheadle (‘Hotel Ruanda’), a produção estreia em maio, no Apple TV+. A série conta como o líder conseguiu escapar para Cuba enquanto era perseguido pelo FBI, com a ajuda do produtor de Hollywood, Bert Schneider, para evitar um processo por assassinato.

Em outras imagens divulgadas nas redes sociais do Apple TV, também revela Newton em interação com outros personagens, interpretados por Tiffany Boone (‘Hunters’), Glynn Turman (‘Rustin’) e Olli Haaskivi (‘Oppenheimer’).

Outros grandes nomes também integram o elenco: Moses Ingram (‘Star Wars’), Jordane Christie (‘Underground – Uma História de Resistência’), entre outros.

‘The Big Cigar’ estreia os dois primeiros episódios no dia 17 de maio no Apple TV+ e os demais serão liberados individualmente, toda sexta-feira, até 14 de junho.

Oprah revela por que saiu do ‘Vigilantes do Peso’: “Eu queria poder falar sobre tudo, sem conflitos”

0
Foto: Roy Rochlin/Getty Images.

Oprah Winfrey chamou atenção da mídia, ao anunciar, no início de março, sua saída do ‘Vigilantes do Peso’. Ela atuava no conselho da empresa desde 2015. Em nova entrevista para a ABC, a apresentadora explicou o motivo de sua saída. Ela relatou que desejava ‘poder falar sobre tudo o que quisesse’ sobre questões de perda de peso e que seu vínculo com a empresa acabava sendo um fator limitante.

“Decidi [deixar o conselho do Vigilantes do Peso] porque esse assunto era muito importante para mim e eu queria poder falar sobre tudo o que eu quisesse. O Vigilantes está agora no negócio de ser uma empresa de saúde do peso, que também administra medicamentos para peso. Eu não queria que gerasse nenhum tipo de conflito de interesses”, relatou Oprah.

Foto: GILBERT FLORES/VARIETY VIA GETTY IMAGES.

Além dos quase 10 anos como uma das principais defensoras do programa alimentar, que, de acordo com Oprah, a ajudou a perder 18 quilos, ela também detinha 10% das ações da Weight Watchers International, que foi a responsável por divulgar que a apresentadora não se candidatará à reeleição para o conselho administrativo e que doará suas ações para o Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana com o objetivo de “eliminar qualquer conflito de interesse percebido” sobre sua decisão de usar medicamento para perder peso.

Depois que a saída da principal representante da marca foi divulgada, a empresa sofreu uma queda de 25% em suas ações.

No final do ano passado, Oprah Winfrey voltou a abordar na mídia a sua luta contra o peso. Em uma conversa sobre “O Estado do Peso”, transmitida em dezembro no Oprah Daily, Winfrey mencionou suas experiências pessoais e como a imprensa falava sobre seu corpo, ela também falou sobre os novos medicamentos para perda de peso que estão despertando interesse do público. “Mesmo quando comecei a ouvir sobre os medicamentos para perda de peso, ao mesmo tempo eu estava passando por uma cirurgia no joelho e senti: ‘Tenho que fazer isso sozinho’. Porque se eu tomar a droga, essa é a saída mais fácil.”, relembrou ela que também ressaltou que era hora de falar sobre o uso de medicamentos que ajudam a combater a obesidade: “Espero que esta conversa comece de forma desavergonhada”.

Produtores brasileiros rejeitaram shows de Kanye West em SP, RJ, BA e BH, diz site

0
Foto: Matt Sayles / Invision / Associated Press.

Parece que não teremos shows de Kanye West no Brasil por tão cedo. Uma nova reportagem do site The US Sun, relatou que o rapper foi rejeitado por produtores brasileiros. Em fevereiro, Ye publicou um stories no Instagram relatando seu desejo de se apresentar no Corcovado, Rio de Janeiro.

De acordo com o site, após as diversas declarações polêmicas de Kanye, nenhuma marca deseja se vincular ao artista e que, nesse momento, não há nenhuma chance dele se apresentar no Brasil. De acordo com a matéria, Kanye tinha a intenção de recriar o lendário show dos Rolling Stones, ocorrido em 2006 na praia de Copacabana no Rio de Janeiro. Contudo, seu pedido aparentemente foi negado, devido à sua controversa reputação.

Foto: /Patrick McMullan/Getty Images

A publicação declarou ainda que a equipe de Kanye também tentou possibilidades de shows em Belo Horizonte e São Paulo, mas as possibilidades também foram rejeitadas.

Em outubro de 2022, a adidas anunciou o fim de sua colaboração comercial com West. A decisão foi tomada em decorrência de comentários antissemitas promovidos por Ye nas redes sociais. “Após um estudo aprofundado, a empresa tomou a decisão de encerrar imediatamente a colaboração com Ye”, disse a empresa alemã. “A Adidas não tolera antissemitismo e qualquer outro tipo de discurso de ódio. Os comentários e ações recentes de Ye foram inaceitáveis, odiosos e perigosos, e violam os valores da empresa de diversidade e inclusão, respeito mútuo e justiça”.

IZA cancela show no BBB 24 por problema de saúde: “Repouso absoluto pelos próximos sete dias”

0
Foto: Reprodução / Redes Sociais.

A cantora IZA cancelou sua participação no Big Brother Brasil 24. Ela era uma das artistas mais esperadas pelo público no programa. Por problemas de saúde, o show que a artista realizaria no reality show da TV Globo nesta sexta-feira (15) foi substituído por Lexa e Duda Beat.

A equipe de IZA não revelou o motivo do cancelamento, mas informou que a artista precisará de ‘repouso absoluto pelos próximos sete dias’. “Além do show no BBB, ela também cancelou a apresentação que faria no domingo (17), em Aracaju, por orientação médica”, informou a equipe da cantora. Ludmilla vai substituir IZA no espetáculo da capital de Sergipe.

Sem maiores informações sobre o atual estado de saúde de IZA, em outubro de 2023, ela foi diagnosticada com pneumonia. A cantora se recuperou e realizou uma série de atividades, shows e trabalhos artísticos desde então.

CSW 68: Natalia Paiva, Diretora Executiva do Mover, alerta sobre riscos anti-ESG e destaca importância do coletivo na promoção da diversidade nas empresas

0
Foto: Divulgação / Pacto Global da ONU - Rede Brasil

Enquanto o mundo acompanha uma reação anti-ESG em diferentes setores que pode impactar negativamente os avanços na área de Diversidade e Inclusão, a 68ª Sessão da Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres (CSW), promovida pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil, que está acontecendo em Nova York, nos Estados Unidos, reúne lideranças femininas que estão pensando sobre estratégias para que o mundo cresça em acesso e oportunidades, em especial, para as minorias sociais. Diretora Executiva do Movimento pela Equidade Racial (Mover), Natália Paiva, falou sobre a importância do coletivo nesse processo para que essa agenda continue gerando impactos positivos dentro das empresas.

Na tarde da última quinta-feira, Natália Paiva integrou a mesa temática “Lideranças Femininas: Desafio e Boas práticas no setor privado brasileiro”, onde alertou para o risco do movimento anti-ESG: “Tem esse fato de diminuição da pauta ESG como um todo e dentro dela está a diversidade e com seus diversos recortes. Então é um alerta para gente repensar as estratégias e pensar principalmente como que no coletivo a gente vai ganhar mais força, que é uma das propostas do Mover. A gente precisa muito pensar em estratégias para seguir impactando”.

“Porque o que um CEO pensa ao investir em diversidade? O risco e o retorno. É um risco não investir e tem um potencial retorno ao ter esse investimento. E está diminuindo o risco. O risco está, inclusive, indo para o outro lado, principalmente de empresas que tem sua sede aqui nos Estados unidos, que é o epicentro desse novo backlash (Anti-ESG)”, detalhou.

A Diretora Executiva também reforçou a importância de acompanhar os movimentos anti-ESG para desenvolver estratégias mais assertivas para comunicar os benefícios da diversidade dentro das organizações: “Então é importante a gente ter ciência disso e é importante pensar em estratégias que passem inclusive por novas narrativas. Então como a gente consegue reposicionar ou comunicar de maneira diferente a pauta de diversidade para a gente seguir dentro de um quadro que é necessário que a gente tenha? Do ponto de vista do Mover, qualquer pessoa negra é elegível a alguns programas do Mover, que vai desde bolsa de inglês. Esse ano a gente vai disponibilizar 50 mil bolsas de inglês, programas de formação de liderança, além de programas presenciais, que são programas de longo impacto, qualquer pessoa pode se inscrever”.

error: Content is protected !!