Home Blog Page 307

Restaurante “Da Quebrada” celebra 1 ano com um cardápio especial, samba, Dj’s e apresentação circense

0
Foto: Renato Stocker

Há um ano, da parceria entre a Gastronomia Periférica e a Mãe Terra, nascia o “Da Quebrada”, restaurante que reúne comida boa, valores e consciência social no coração da Vila Madalena. Para celebrar o primeiro aniversário, neste sábado, dia 16, haverá uma programação especial com cardápio e drinks feitos especialmente para a festa, além de apresentações artísticas de samba, DJ’s e circo, das 11h às 21h.

“Estarmos aqui na Vila Madalena é reafirmar que precisamos estar em lugares diversos da cidade e mostrar nosso potencial para o mundo porque a gente pode ir e estar onde quiser. A ideia é que todo periférico ocupe de maneira consciente todos os lugares. Aqui no restaurante reunimos tudo que acreditamos: aproveitamento integral dos alimentos, comida sazonal, vegana e orgânica, consciência social e representatividade para as pessoas da periferia, especialmente as mulheres pretas”, pontua o gestor de novos negócios da Gastronomia Periférica, Edson Leite.

O restaurante será aberto ao público às 11h e às 12h começa o show do grupo de samba Sal do Quilombo. Das 14h às 16h30, o comando da festa é do DJ Zeca e, na sequência, das 17h às 21, DJ Anazu assume a pista. A última apresentação ficará por conta da trupe circense Serafim do Mundo.

Foto: Divulgação

No cardápio especial que estará disponível durante o evento, destaque para a caipirinha de limão com espuma de gengibre e melado de cana (R$ 30,00), peixinho e quiabo empanado com polenta frita (R$30,00), bobó de palmito (R$ 40,90) e pudim de tapioca com coco (R$ 15,80).

Para participar da festa, basta chegar a partir das 11h. Não serão feitas reservas.

SERVIÇO

O quê: Festa de 1 ano do restaurante “Da Quebrada”

Quando: 16/12, sábado, a partir das 11h

Onde: Rua da Harmonia, 271, -Vila Madalena

Programação: Cardápio e drinks especiais, samba, Dj’s e apresentação circense

Em celebração ao cabelo crepo das crianças negras, Seda lança protótipo de boneca de pentear com textura 4C

0
Foto: @asminascontent

Em um novo passo em torno do movimento ‘Um Princesa Puxa Outra‘, a Seda lança o protótipo de uma boneca de pentear com cabelo na textura 4C, a primeira do mercado com cabelo humano. A iniciativa representa um passo importante na busca por maior representação positiva das diferentes texturas do cabelo de pessoas negras dentro do universo infantil.

O movimento, que começou em Outubro deste ano, também apresentou uma parceria inédita entre Seda e o Walt Disney Animation Studios com o lançamento do vídeo campanha para a linha de produtos para cabelos infantis Juntinhos. No filme, foi possível ver a Princesa Tiana (do longa ‘A Princesa e o Sapo‘) soltando seus cabelos pela primeira vez em cena.

Gerando um relevante impacto positivo, em especial, na população negra, a campanha também trouxe o ator Lázaro Ramos e sua filha Maria Antônia, além da professora de balé Tuany Nascimento, fundadora do projeto Na Ponta dos Pés, ao lado de suas alunas. O movimento se tornou trend global no Tiktok, com mais de 6 mil reproduções na plataforma com vídeos de pessoas soltando seus cabelos como na campanha da marca.

Como propósito, a marca busca estimular a autoestima de pessoas negras através de seus cabelos, reforçando a importância do cuidado com os fios – que por muitos anos se mantiveram presos ou fora de sua textura natural, devido a uma série de preconceitos e padrões estéticos. A iniciativa de Seda quer reforçar a importância da relação de afeto e auto aceitação para pessoas negras e seus cabelos, reconectando com a ancestralidade representada pela coroa.

Ao lado de Adriana Barbosa, CEO da PretaHub e fundadora da Feira Preta, e Viviane Duarte, fundadora do projeto Plano de Menina, a marca promoveu um roda de conversa com bonequeiras afro centradas para entender as necessidades e os desafios que existem na indústria infantil do país, quando o assunto é representação positiva para criança negras.

Seda, junto da SOKO, agência responsável pela criação e desenvolvimento da campanha, criou o protótipo 3D da boneca em parceria com o Studio Tuk e a De Benguela, como forma de convidar a indústria para esse movimento, e produzir não somente esse mas também outros brinquedos afrocentrados em maior escala, ampliando a representação positiva de pessoas negras .

A Seda ainda anunciou que irá patrocinar bonequeiras ao lado da PretaHub para fomentar o empreendedorismo preto voltado para a autoestima de crianças; ao lado do Plano de Menina, elas irão realizar um workshop sobre cuidados com os cabelos, junto de um roda de conversa sobre autoestima para as alunas do Projeto na Ponta do Pés além de uma reforma na sala de ballet do projeto, fornecendo novos uniformes para as alunas e produtos gratuitos para o cuidado com os cabelos.

55 tons de pele e 8 tipos de cabelo: a diversidade brasileira é uma das maiores do mundo e um desafio para dermatologistas

0
Foto: Divulgação.

Você sabia que é possível encontrar no Brasil 55 dos 66 tons de pele mapeados pelo mundo? Os dados foram divulgados pelo Grupo L’Oreal no Brasil, durante o evento de lançamento da iniciativa “Dermatologia + Inclusiva”, que aconteceu no dia 14 de novembro e reuniu dermatologistas de diferentes lugares do Brasil para falar sobre a diversidade das peles brasileiras. 

Na ocasião, uma das divisões do grupo, a L’Oréal Beleza Dermatológica, também anunciou que lançará em março de 2024, um edital que deve premiar pesquisas que tratam a diversidade de peles e cabelos brasileiros.

Pesquisas mostram que, além dos 55 tons de pele encontrados no Brasil, existem 8 tipos de cabelo no mundo e que todos eles estão representados na população do nosso país. E com essa diversidade de peles, os profissionais de dermatologia e a indústria cosmética precisam atentar-se à necessidade de desenvolver produtos que atendam todos os tons de maneira adequada. 

“Cada pele possui suas particularidades, e isso sempre deve ser respeitado diante de uma queixa relatada. Ajustamos o tratamento a ser endereçado levando em consideração vários fatores, e o tom da pele é um dos principais”, afirmou a dermatologista Dra. Julia Rocha ao comentar sobre a importância de oferecer recomendações adequadas a cada tonalidade de pele.

Dra. Julia Rocha. Foto: Divulgação.

A especialista pontuou que uma gama maior de protetores solares que não deixam a pele com aspecto ‘esbranquiçado, russo ou acinzentado’ é uma demanda antiga de pessoas negras, em especial as de pele retinta, destacando as consequências da escassez de produtos para peles mais escuras. “O desconforto estético pode levar à não utilização ou à subutilização do protetor solar”.

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia mostram que 78,7% dos negros não usam nenhum tipo de protetor solar por acharem desnecessário e os negros e pardos são 30% das vítimas fatais de melanoma, ou câncer de pele. 

Além disso, outras patologias também podem ser causadas na pele negra pela exposição excessiva aos raios solares sem qualquer proteção: “O melasma, as hipercromias pós-inflamatórias,a ceratose seborreica e a dermatose papulosa nigra são condições dermatológicas muito frequentes na pele negra”, acrescentou a Dra. Julia Rocha. “O uso correto do protetor solar, é a base do tratamento e da prevenção dessas queixas, sendo uma etapa indispensável”, continuou ela.

“Pacientes negros estão mais predispostos ao surgimento de manchas. Existem estudos que demonstram que a pigmentação resultante de algumas condições dermatológicas como a acne, para muitos pacientes negros, torna-se um problema mais impactante que as lesões que precederam o surgimento da mancha. O que leva a um comprometimento na qualidade de vida dos mesmos”, ressaltou a Dra. Julia.

“Estudos mais recentes vêm demonstrando que nos pacientes com fototipo alto [peles mais escuras], ocorre uma pigmentação mais intensa e persistente relacionada à luz visível. As manchas são desencadeadas ou pioradas pela UVA – principalmente a UVA de longo comprimento – e pela luz visível em pacientes negros”, explicou a médica, que destacou como a fotoproteção inclusiva traz um olhar voltado para esta especificidade.  “Atualmente, a principal opção para a fotoproteção contra luz visível é o protetor com cor, que nem sempre flutua bem dentre todos os tons e subtons de pele. Além disso, os filtros com cor podem ajudar na camuflagem de eventuais manchas que possam afetar negativamente a autoestima”, detalhou.

Diferenças importantes na recomendação de proteção solar com base nas diferentes tonalidades

A dermatologista afirmou que pessoas de pele clara estão mais propensas ao desenvolvimento de câncer de pele e queimadura solar devido à exposição à radiação UVB, enquanto pessoas de pele mais escura podem ter maior sensibilidade à radiação UVA, o que já diferencia o tratamento e a indicação de produtos voltados para a proteção da pele.

“Quanto à recomendação do protetor solar considerando-se o tom da pele, os estudos mais recentes vêm evidenciando pontos importantes. A radiação UVB afeta mais os indivíduos de pele clara, que por sua vez tornam-se com maior propensão ao desenvolvimento do câncer de pele e de queimadura solar.  Por outro lado, indivíduos de pele preta são mais sensíveis aos danos causados pela luz visível e pela radiação Ultravioleta A (principalmente a Radiação Ultravioleta A de longo comprimento). Esses subtipos de radiações são capazes de induzir o surgimento de manchas, principalmente na pele negra”, explicou. 

A médica explicou que o protetor solar com cor é uma boa opção diante das queixas dos pacientes de pele negra: “Sempre devemos optar pelo amplo espectro de proteção, e o protetor com cor, além de atuar contra as radiações UVA e UVB, a pigmentação presente, atua como uma barreira física e protege contra a luz visível”.

Esse é um conteúdo pago por meio de uma parceria entre L’Oréal e site Mundo Negro.

Nicki Minaj se recusa a lançar música com Kanye West e o rapper rebate: “eu apoiei a carreira dela, não entendo”

0
Foto: Getty Images

Nesta última quinta-feira (14), Kanye West utilizou as redes socias para pedir de forma a pública a Nicki Minaj que ela liberasse os vocais e versos da música ‘New Body’, gravada em 2018. Com diversos atrasos, a canção acabou não sendo lançada em formato oficial ao longo dos anos. Agora, Kanye quer incluir a faixa em seu novo álbum ‘Vultures’, projeto colaborativo com o rapper Ty Dolla Sign.

Acontece que Nicki Minaj lançou recentemente seu álbum ‘Pink Friday 2’ e com o foco total no projeto, não está disposta a lançar outra música. “Esse trem saiu da estação. Sem desrespeito de forma alguma. Acabei de lançar um novo álbum, por que lançaria uma música que já foi lançada há 3 anos?”, destacou Nicki, através de uma live nesta sexta-feira (15).

Kanye West mostrou perplexidade diante da atitude de Nicki. Ele afirma ter apoiado a carreira da rapper desde o início, e que agora não consegue entender por que ela não está interessada em lançar ‘New Body’. “Eu fiz aquela garota [Nicki] reescrever o verso dela três vezes [na música] ‘Monster’. Eu apoiei a carreira dela. Então não entendo”, destacou ele em vídeo.

O álbum ‘Vultures’ ainda não possui data de lançamento, mas Kanye já está realizando suas famosas audições que precedem seus lançamentos de discos.

Instituto AfroRec oferece mais de 250 bolsas de estudos no audiovisual para pessoas pretas

0
Foto: Reprodução

O Instituto Brasileiro de Cinema e Audiovisual Negro (AfroRec) está lançando mais de 250 bolsas de estudos integrais com objetivo de promover a profissionalização e empregabilidade de pessoas negras no audiovisual.

Chamada de “Ação no Cinema e Audiovisual”, as bolsas são voltadas para pessoas autodeclaradas negras profissionais ou aspirantes da cinematografia e audiovisual moradores de todos os estados do Brasil que queiram iniciar ou aprimorar suas técnicas. Os cursos serão realizados online.

Os interessados devem se inscrever através do formulário (CLIQUE AQUI) até o dia 18 de dezembro e os resultados serão divulgados no dia 22 de dezembro. A iniciativa é oferecida pela AfroRec em parceria com a escola Avmakers.

Ludmilla está na trilha sonora do filme “A Cor Púrpura”

0
Foto: Reprodução

Ludmilla foi confirmada para participar da trilha sonora do aguardado remake do clássico “A Cor Púrpura”. A estrela brasileira contribuirá com a faixa “Girls”, uma colaboração com Dyo e V. Bozeman.

Entre os nomes já confirmados na trilha sonora, encontram-se figuras de destaque como Alicia Keys, Jennifer Hudson, Megan Thee Stallion, Mary J. Blige e H.E.R..

O filme, agendado para ser lançado no Brasil em janeiro de 2024, promete não apenas uma trilha sonora excepcional, mas também uma narrativa poderosa e envolvente. Com um elenco estelar, incluindo Halle Bailey, HER, Danielle Brooks, Taraji P. Henson, Corey Hawkins e Ciara, o projeto é dirigido por Blitz Bazawule e produzido por ninguém menos que Oprah Winfrey.

“Não há nada que tenha sido mais importante ou vital para mim, cultural ou artisticamente, do que A Cor Púrpura. É uma base sólida de poder espiritual e emocional para mim. Cada mulher e homem, cada pessoa que já se sentiu invisibilizada e desvalorizada, esta é a sua história”, expressou Winfrey anteriormente em suas redes sociais, ressaltando a importância e a relevância do filme.

A história de “A Cor Púrpura” se desenrola no início do século XX, no sul dos Estados Unidos, sendo um relato vívido da vida de Celie, uma mulher negra que enfrenta uma série de desafios e adversidades ao longo de sua jornada. O filme mergulha em temas complexos e relevantes, como abuso, racismo, empoderamento feminino e a busca pela autodescoberta, oferecendo uma narrativa impactante e essencial.

Ouça a faixa:

Em nota, Infraero diz que “não houve uma inspeção nos cabelos” de Luciane Dom; Cantora nega: “Eu sei o que ouvi”

0
Foto: Reprodução

A Infraero emitiu uma nota negando as acusações feitas pela cantora Luciane Dom, que afirmou ter tido seu cabelo black power inspecionado durante uma revista aleatória ocorrida no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, na última quinta-feira, 14. No comunicado, o órgão diz: “Após averiguação interna, foi constatado por imagens de câmeras de segurança que não houve uma inspeção nos cabelos”.

Na amanhã de quinta-feira, Luciane Dom fez uma publicação nas redes sociais onde afirmava ter sido selecionada para uma revista aleatória no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, minutos antes de seu embarque. Segundo ela, uma funcionária pediu para inspecionar seu cabelo: A mulher me diz ‘tenho que olhar seu cabelo’. Eu olho pra ela aterrorizada com a violência desse ato. Ela chama o superior. Meu dia acabou”, contou.

Na nota emitida pela Infraero, o órgão afirma que: “A cantora Luciane Dom foi selecionada aleatoriamente para uma inspeção manual. Após averiguação interna, foi constatado por imagens de câmeras de segurança que não houve uma inspeção nos cabelos”. Além de informar que as imagens das câmeras só podem ser acessadas pela Polícia Federal: “De acordo com a Instrução Suplementar IS 107.001-J, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as gravações só podem ser compartilhadas com a Polícia federal, mediante solicitação de representantes do órgão”.

A Infraero afirmou ainda que “repudia quaisquer formas de discriminação, que comportamentos como injúria racial e racismo não são tolerados nos aeroportos sob sua administração e está à disposição das autoridades competentes para os esclarecimentos que façam necessários”.

Após o órgão emitir a nota oficial sobre o caso, Luciane apagou as publicações que denunciavam a abordagem. A cantora publicou um story no Instagram dizendo: “Eu sei o que ouvi hoje no scam. Foi tudo muito rápido e sutil, o racismo de todo dia não se vê nas câmeras de segurança. Peço que parem o assédio e a reprodução dessa violência. Vamos seguir.”

O relato de Luciane viralizou nas redes sociais, mobilizando até mesmo o Ministério da Igualdade Racial que, segundo a ministra Anielle Franco, estava se mobilizando para averiguar o caso.

BeyGOOD realiza almoço no restaurante Preto Cozinha para vencedores das bolsas doadas por Beyoncé

0
Foto: Reprodução/Instagram

Hoje, 14 de dezembro, o restaurante Preto Cozinha, em São Paulo, recebeu a Ivy McGregor, diretora da fundação BeyGOOD e Yvette Noel-Schure, publicista da Beyoncé, junto com os vencedores das bolsas de R$ 25 mil doadas pela própria Queen B para empreendedores brasileiros, revelou o fã-clube Beyoncé Access.

Segundo a publicação da página, cada vencedor recebeu um certificado: “Parabéns! Estamos absolutamente entusiasmados por você ter se juntado a nós no almoço de impacto para pequenas empresas da Black Parade Route da BeyGOOD. Sua presença tornou o evento ainda mais especial e agradecemos seu apoio”.

E completa: “O almoço de hoje marcou o início de uma jornada no sentido de apoiar as pequenas empresas, oferecer educação e proporcionar oportunidades de subvenção que visam promover o sucesso a longo prazo, o crescimento sustentável e a riqueza geracional. Como forma de agradecimento, preparamos este presente como um lembrete de que você carrega grandeza dentro de você”.

https://www.instagram.com/p/C02oSMfISDc/?utm_source=ig_web_copy_link

A fundação realizará treinamento online, programas educacionais de alto nível e redes globais para os vencedores acessarem, aprenderem e expandirem os seus negócios, causando impacto positivo em suas comunidades. Nos próximos meses, serão realizados check-ins virtuais, eventos regionais e anúncios de novas oportunidades de subsídios, conta Beyoncé Access.

Um dos vencedores do programa se chama Felipe Amaral, dono da loja Rezaria, com produtos e camisetas relacionados à Umbanda.

Preto Zezé, diretor da ONG CUFA (Central Única das Favelas), também esteve no almoço hoje. O fã clube lembra que em 2013, quando foi realizado o último evento oficial da BeyGOOD, a fundação apoiou a CUFA durante a passagem de Beyoncé no Brasil com a ‘The Mrs Carter Show World Tour’. Para alimentar mais as expectativas dos fãs, um dos convidados postou um story com a frase: “SPOILER: ELA VEM SIM!”

Tyler, the Creator deve pagar US$ 50 mil por usar música de Gilberto Gil sem autorização

0
Fotos: Frazer Harrison/Getty Images e Divulgação

O rapper norte-americano Tyler, the Creator terá que pagar uma indenização ao cantor Gilberto Gil, no valor de US$ 50 mil (cerca de R$ 245 mil), por ter usado a música do baiano, ‘Duplo Sentido’, sem autorização. A informação foi divulgada pela coluna da Mônica Bergamo, na Folha de São Paulo

No dia 6 de dezembro, Tyler lançou uma campanha publicitária de sua marca de roupas, Golf Le Fleur, com a canção composta por Gil em 1973. A propaganda se tratava da nova coleção de roupas de grife intitulada “Season 2 by Le Fleur”. O vídeo havia sido publicado no Instagram, mas foi removido na quarta-feira (13), após repercussão pedido do brasileiro e repercussão do caso.

Segundo Bergamo, o acordo entre os cantores foi mediado pela Sony nos EUA e no Brasil. A advogada Letícia Provedel, que representa Gil, e a Gege Produções Artísticas, que administra a carreira do músico e é comandada por Flora Gil, esposa do músico, também participaram das tratativas.

O rapper ligou para Gil na terça-feira para se desculpar pelo ocorrido e afirmou que era um fã do artista. Na ligação, Tyler informou que não sabia que a canção ‘Duplo Sentido′ estava sem autorização.

Causa da morte de Andre Braugher, o Capitão Holt de ‘Brooklyn Nine-Nine′, é revelada

0
Foto: Chris Pizzello/Invision/Associated Press

Andre Braugher, o eterno Capitão Holt da série de comédia ‘Brooklyn Nine-Nine′, teve a causa da morte revelada nesta quinta-feira (14). Segundo o The Hollywood Reporter, a estrela faleceu devido a complicações de um câncer no pulmão, informação confirmada por seus assessores.

Braugher faleceu na última segunda-feira (12), aos 61 anos. No dia, família e equipe havia informado apenas que uma doença tinha tirado a vida do ator de forma breve. 

Diversos famosos e amigos do elenco de B99, prestaram suas homenagens ao ator, inclusive o ator Terry Crews, que interpreta o Sargento Terry Jeffords.

“Não posso acreditar que você se foi tão cedo. Estou honrado por ter conhecido você, rido com você, trabalhado com você e compartilhado 8 anos gloriosos observando seu talento insubstituível. Isso dói. Você nos deixou muito cedo. Você me ensinou muito. Serei eternamente grato pela experiência de conhecer você. Obrigado por sua sabedoria, seus conselhos, sua gentileza e sua amizade. As mais profundas condolências à sua esposa e família neste momento difícil. Você me mostrou como é uma vida bem vivida”, escreveu no Instagram.

Conhecido por suas atuações premiadas em séries como “Homicide: Life on the Street”, “Men of a Certain Age” e “Brooklyn Nine-Nine”, Braugher deixou um legado marcante. Apesar de suas incursões em comédias, ele será sempre lembrado principalmente por seu papel como Detetive Frank Pembleton em “Homicide: Life on the Street”, onde recebeu um Emmy.

error: Content is protected !!