Nesta quarta-feira (16), o cantor e compositor Thiaguinho, lançou sua nova musica, “Era Uma Vez”. A música é o primeiro material liberado do novo projeto de Thiaguinho, previsto para o primeiro trimestre de 2021.
Depois do sucesso da temporada de ‘tardezinhas’, esse novo projeto, com toda certeza, é desafiador e muito esperado pelo cantor. Com direção musical do produtor Prateado, parceiro de Thiaguinho há mais de 17 anos e também com os diretores responsáveis por “Era Uma Vez”, Benedita Zerbini e João Pedro Januário.
“Era uma vez / Uma cervejinha, um rum e / Um vinho francês / Duas almas lindas, machucadas talvez / Será que essa história bate com a de vocês” é um dos trechos que movimentam a nova música.
Após um ano sem lançar novos singles, ‘Era uma vez’, está disponível em todas as plataformas digitais e estará no próximo disco do cantor, previsto para 2021.
Devido a pandemia de covid-19 nosso natal será diferente este ano, mas algumas tradições não precisam ser deixadas de lado, e o encontro com o Papai Noel é uma delas, porém, esse ano será virtualmente.
“O abraço ficará para o ano que vem, mas a conversa, o carinho e a atenção de sempre estão garantidos também em 2020” diz o Papai Noel, Joel Honorato
Foto: Reprodução/Instagram
Neste ano, o Madureira Shopping -que é muito conhecido pelos eventos de fim de ano- precisou se reinventar, o centro comercial realizará algumas interações com os moradores da região de forma virtual, o papo e encontro com o Papai Noel vai acontecer por meio de videochamada.
Já que a recomendação é ficar em casa, e o bom velhinho é do grupo de risco do covid-19 o encontro precisou ser modificado. joel Honorato é o segundo Papai Noel negro que alegra o natal das crianças que frequentam o Madureira Shopping, infelizmente o ‘Obama Noel’, Aylton Lafayete, de 66 anos, faleceu no mês de maio deste ano, vítima de câncer. Em conversa com ‘O Globo’ Joel falou sobre a importância dessa representatividade para crianças negras:
“A representatividade é fundamental na formação da identidade de uma criança. Por muito tempo, o referencial de beleza e o padrão de sucesso estavam associados exclusivamente aos brancos. O trabalho que estamos fazendo aqui é de desconstrução dessa idealização.” disse Joel
O Papai Noel sempre aparece no Madureira Shooping pelas lives, as transmissões acontecem ao vivo às segundas e quintas, das 14h às 22h, e aos domingos, das 14h às 21h. As videoschamadas são transmitidas no telão do shopping e para as crianças fazerem seus pedidos, devem ligar para o WhatsNoel — 99409-4180
O curso “Acelerando Seu Corre” será online e gratuito, abriu inscrições para empreendedores afetados pela pandemia, sendo uma iniciativa da Universidade da Reconstrução Ancestral Amorosa (UNIRAAM) em parceria com a Wakanda Educação Empreendedora.
O curso é voltado especialmente para pessoas negras, indígenas ou LGBTQIA+, contemplando as áreas de gestão de negócios, gestão financeira e gestão dos canais digitais.
As inscrições seguem abertas até o dia 25 de dezembro e a imersão será realizada a partir do dia 11 de janeiro de 2021 através do Década Afrodescendente, edital lançado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) – Governo do Estado.
“Durante o Acelerando seu Corre, será possível escolher entre gestão, finanças e ferramentas para operar no digital. É pura mão na massa para começar a praticar imediatamente. As pessoas que empreender por necessidade precisam crescer, mas crescer do jeito certo, com estrutura e é pra isso que estamos aqui, para dar esse suporte”, explica Karine Santos, CEO da Wakanda Educação Empreendedora.
As pessoas interessadas em saber mais informações e realizar a inscrição devem acessar o link http://bit.ly/acelerandoseucorre . As vagas são limitadas.
Abriram as inscrições para o “Empretece” programa que tem como objetivo fomentar a diversidade e inclusão de pessoas negras na liderança do Grupo Movile, ecossistema de empresas de tecnologia líder na América Latina.
Apesar de serem mais de 50% da população do país, segundo dados do IBGE, negras e negros não ocupam os mesmos espaços que a população branca no ambiente corporativo. Dentre profissionais contratados para cargos de liderança em São Paulo em 2019, apenas 3,69% eram pretos ou pardos. Dessa forma, para mudar esta realidade e aumentar a presença de pessoas negras nesses espaços, políticas afirmativas como o “Empretece” são necessárias
O novo programa de contratação exclusivo para profissionais negros e negras, conta com mais de 30 vagas em cargos de analista sênior à diretoria destinadas exclusivamente à iniciativa, que contempla diversas áreas de todas as empresas que compõem o ecossistema da Movile (iFood, Sympla, PlayKids, Zoop, Wavy, MovilePay, além da própria Movile). As inscrições são online e podem ser realizadas exclusivamente por pessoas negras até 17 de janeiro, no site
“No Brasil, grande parte das empresas ainda estão olhando para a diversidade racial como um todo, sem observar se todos os espaços estão sendo ocupados por profissionais diversos. Percebemos que ainda há muito a ser feito para trazer inclusão para as posições dos mais diversos níveis do Grupo Movile e, por isso, lançamos o Empretece, com o desejo de dar um passo adiante e criar um processo seletivo seguro e organizado para profissionais negros”
Afirmou Nathalya Carvalho, Líder do AfroMovile, grupo interno de etnia da empresa, ao explicar a necessidade de tomar medidas afirmativas, como o programa Empretece, para promover a diversidade em cargos de liderança no ambiente corporativo
Os cargos disponíveis são de analista sênior, especialista, coordenação, gerência e diretoria. O processo seletivo será integralmente online e candidatos(as) de todo o Brasil podem se inscrever. Algumas das vagas serão para regiões específicas, descritas no site, mas o trabalho também será iniciado de forma remota, devido à pandemia e ao direcionamento de todo o Grupo para o início de 2021.
O CEO da Movile, Patrick Hruby, ressalta a importância do programa para a redução da desigualdade de oportunidades e social. “Temos o sonho grande de impactar positivamente a vida de 1 bilhão de pessoas, e isso só será possível se conhecermos e respeitarmos a realidade de cada uma delas. Aqui no Grupo Movile, nós entendemos que equipes altamente diversas têm um grande diferencial, devido à sua capacidade de inovação. Muitos estudos mostram que empresas com uma maior diversidade racial em seu quadro possuem melhores resultados, e nós buscamos acelerar esse processo com o Empretece. Portanto, criamos políticas internas e estratégias para tornar os nossos ambientes cada vez mais diversos e que reflitam melhor a nossa sociedade”, reforça o executivo.
Sobre os passos para inscrição:
Após o preenchimento dos dados na inscrição, as pessoas interessadas começarão a participar das etapas de seleção, sendo a primeira uma checagem com os requisitos de cada vaga. Em dezembro e janeiro serão feitas as entrevistas com cada candidato(a) e os(as) selecionados(as) receberão as propostas em fevereiro, para início imediato.
Os profissionais contratados terão acesso a um programa de aceleração, composto por um onboarding robusto nos primeiros dias e trilhas de desenvolvimento de diversas competências – usando parceiros como Harvard, MIT e outros via EAD. Além disso, essas pessoas terão vaga garantida nos programas para formação e capacitação de lideranças do Grupo Movile e também acesso total ao MyAcademy, plataforma de e-learning que conta com mais de 40 mil cursos de parceiros como Udemy e Harvard.
As vagas oferecem remuneração compatível com o mercado e benefícios como vale-transporte, vale-refeição, assistência médica, seguro de vida, bolsa para aulas de inglês e flexibilidade de horários. Além do requisito básico dos candidatos serem negros, as vagas abertas possuem exigências específicas, de acordo com a área de atuação. Todos os detalhes podem ser consultados nas descrições das oportunidades no site da empresa.
O ecossistema Movile reúne um grupo de empresas de tecnologia, que trabalha em conjunto para atingir crescimento exponencial no mercado global e impactar a vida de 1 bilhão de pessoas por meio dos seus aplicativos. Hoje, com mais de 4,4 mil funcionários, o ecossistema é formado por iFood, MovilePay, PlayKids, Sympla, Wavy, Zoop e Mensajeros Urbanos. A atuação conjunta dessas empresas garante a sinergia entre os negócios e promove a disrupção nas áreas de tecnologia, inovação, cultura e gestão. Além disso, o grupo apoia a Fundação 1Bi, com o objetivo de fomentar projetos de tecnologia para impacto social.
Com o livro infantil “Da Minha Janela”, Otávio Júnior, conhecido como Livreiro do Alemão, foi um dos vencedores do Prêmio Jabuti 2020, o maior prêmio de literatura do Brasil. O escritor foi premiado em primeiro lugar da categoria infantil.
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O escritor tem uma linda história com a literatura, quando tinha em torno de 9 anos, Otávio encontrou um livro no lixão da favela que despertou nele o desejo de ser escritor. E quase 30 anos depois ele vence em primeiro lugar o prêmio mais importante da literatura brasileira
“Este objeto mágico transformou a minha vida de uma forma arrebatadora”, contou sobre o livro “Don Gatón” que encontrou no lixão
Desde então Otávio colocou teve a literatura presente em todas as fases de sua vida, quando era garoto, quando jovem até a fase adulta, e além de escrever, Otávio decidiu despertar em outras pessoas periféricas o desejo pela literatura, criou no Complexo da Penha e do Alemão o projeto Ler é 10 – Leia Favela. “A ideia era promover a leitura. Eu compartilhava livros com quem vivia ali”, lembra Otávio.
O escrito já publicou 5 livros, sendo eles “O Garoto da Camisa Vermelha”, “O Chefão Lá do Morro”, “O Grande Circo Favela”, “Morro dos Ventos” e “Da Minha Janela”, sendo o último, o livro responsável pelo Prêmio Jabuti de Otávio.
A trajetória da maior casa de asè que já existiu em Maringá – e uma das maiores do estado do Paraná – tornou-se tema de filme. A partir de pesquisas, relatos e entrevistas com filhas e filhos de santo e frequentadores, o documentário conta a história da casa de candomblé Ilê Asè Oyá e também de sua Yalorixá, a Yá Sandiá – Mãe Lurdes.
“A nossa intenção é preservar a memória da Mãe Lurdes e do Ilê, enquanto espaço de reprodução e manutenção da cultura negra em Maringá”, destacam os realizadores.
O terreiro, localizado no Jardim Alvorada contou com toda a estrutura necessária para a prática do culto, desde o barracão – onde são feitos os xirês e as cerimônias abertas – até as casas dos orixás, árvores e folhas sagradas. Essas dimensões físicas denotam sua a importância e relevância social, cultural e religiosa.
O filme traz relatos importantes da biografia da sacerdotisa do Ilê Asè Oyá, que foi a principal referência local de candomblé e da cultura negra, marcando a história e o desenvolvimento das religiões de matriz africana em Maringá. “Aqui, não conhecemos muito sobre a história afro-brasileira, principalmente das religiões de matriz africana, como o candomblé. A Mãe Lurdes conquistou espaços institucionais na cidade, mas pouco se fala sobre ela”, destaca Felipe de Moraes, que assina a produção executiva do documentário e idealizou o projeto junto com Caio Emílio Soares.
Para os realizadores, os principais objetivos da produção audiovisual Ilê Asè Oyá são a preservação da memória oral ligada à ancestralidade, religiosidade, cultura afro-diaspórica e também o registro do patrimônio histórico cultural imaterial da cultura negra em Maringá. “O candomblé e as religiões de matriz africana de modo geral, utilizam-se da tradição oral como via de reprodução e transmissão dos saberes e da tradição. Quando um sacerdote morre e o trabalho feito por ele ou ela dentro de um axé não tem continuidade – como é o caso do Ilê Asè Oyá e da Yá Sandiá – todo aquele saber, toda aquela tradição, acaba morrendo junto. Por isso a necessidade de documentar e imortalizar a Mãe Lurdes e o Ilê. Esse projeto foi enquadrado na categoria de patrimônio cultural justamente pela abordagem documental do filme”, explica Caio Emílio, que assina a direção cinematográfica.
Contemplado na categoria Patrimônio, “Ilê Asè Oyá – O filme” foi produzido com verba de incentivo à cultura, Lei Municipal 9160/2012 – Prêmio Aniceto Matti. A estreia do documentário “Ilê Asè Oyá – O filme” será no dia 20 de dezembro. A transmissão acontecerá às 20 horas, pelo YouTube.
SERVIÇO
“Ilê Asè Oyá – O filme” Estreia: 20/12/2020, às 20h, via YouTube
O gênero musical sertanejo é, sem dúvidas, um dos mais amados e tocados no Brasil. Desde a década 1920, compositores urbanos e rurais, lançam suas ‘modas’ que falam, normalmente, sobre o amor.
Diante de tanto embalos e sons que falam sobre sentimentos, vamos compartilhar a nova geração do sertanejo. Pessoas negras que veem pra brilhar, também, nesse público. Uma delas, é o cantor e compositor André Lus, que começou a compor desde os 6 anos de idade e hoje, com suas duas composições gravadas, no ano de 2020, deixa muita admiração em quem o escuta.
‘Solidão Invertida’ e ‘Monza Drinks’ são as últimas músicas que André gravou diante de um ano tão difícil. No mesmo ano de 2020 também teve a honra de ser convidado por Adhemar Rocha para participar no projeto da cantora Paulinha Soares, na música “O que é o amor?”, na qual teve participação, também, em sua composição.
Além de André, compositor negro no sertanejo, temos a baiana e poeta Patrícia Meira, que lançou sua mais nova música no ritmo musical, “Deus é mais”, produzida por Carol Vidal e Lika Rosa.
Patrícia se nomeia a primeira cantora preta do sertanejo atual e diz que “Esse som é um jeito descontraído e bem realista de mandar o ex embuste meter o pé da sua vida. A ideia é que mulheres que vivem em relacionamentos abusivos com seus companheiros ou companheiras não se privem de absolutamente nada”.
“Deus é Mais” é a primeira música da poeta, que foi finalista e destaque do Slam BR, Campeonato Brasileiro de Poesia Falada em 2018 e campeã do Campeonato Argentino de Poesia Falada em 2019. A música vem para, além de lançar Patrícia no mundo sertanejo, trazer uma sequência de lançamentos para 2021.
As músicas, tanto de André Lus, quanto de Patícia Meire, estão disponíveis nas plataformas digitais.
Os jovens foram pegos de surpresa com tiros enquanto andavam de moto no último sábado (12) em Belford Roxo (RJ), os policiais alegaram em depoimento, “atitude suspeita” dos jovens Edson (20) e Jhordan (18) e ainda negaram os disparos que podem ser vistos em vídeo.
DOIS JOVENS NEGROS FORAM ASSASSINADOS POR PMS, APÓS ABORDAGEM, EM BELFORD ROXO
Edson Arguinez Júnior, 20 anos, e Jordan Luiz Natividade, que ia completar 18 anos de idade.
Os corpos foram encontrados em um Pesque e Pague no bairro do Babi.
Após os vídeos da ação (que não mostram ‘atitude suspeita’ dos jovens) serem obtidos pela Polícia Civil, os PM’s foram presos em flagrante. As prisões foram confirmadas pela Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense.
Os policiais responsáveis pelo assassinato dos jovens foram o cabo Júlio Cesar Ferreira dos Santos (que cumpria uma medida protetiva da Lei Maria da Penha, por violência doméstica) e o soldado Jorge Luiz Custódio da Costa (não tinha anotações na corporação). Dois fuzis e duas pistolas foram apreendidas.
‘Negro não pode andar de moto?’, perguntou a mãe de Edson Júnior em declaração a UOL no velório dos jovens que ocorreu na última segunda-feira no Cemitério Municipal Belford Roxo (RJ)
“Eles não podiam andar de moto só porque são negros? Eu tô colocando a minha cara a tapa porque o seu filho pode ser o próximo”, completou Renata
O major Ivan Blaz, porta voz da Polícia Militar, afirmou, nesta segunda-feira 14, que a abordagem da corporação em Belford Roxo (RJ), que levou à morte dois jovens negros foi “extremamente errada”.
Edson e Jhordan são mais duas vítimas da necropolítica e do genocídio que já assassinou dezenas de outros jovens negros somente neste ano.
O publicitário fundador da Black Influence, Ricardo Silvestre foi eleito hoje como um dos profissionais do ano da comunicação brasileira pelo Meio & Mensagem.
Ricardo Silvestre é especialista em mídia digital, com experiência nas maiores agências de propaganda do Brasil, criou a Black Influence para gerar impacto social e aumentar a representatividade negra na publicidade brasileira
“Sobre as pequenas alegrias da vida adulta, fui eleito pelo @meioemensagem como um dos profissionais do ano da comunicação brasileira!” Publicou o publicitário.
O ano de 2019 também foi um ano de muitas nomeações para o publicitário, Ricardo foi eleito pela YOUPIX como uma das 15 pessoas que ajudaram a construir o mercado de conteúdo e influência no Brasil com sua agência e no mesmo ano foi eleito pelo Papel e Caneta como um dos 30 jovens que lutaram para mudar a indústria da comunicação em 2019 com a Black Influence
⠀“Para 2021, seguimos com o nosso objetivo de ajudar marcas e anunciantes a se comunicarem de maneira saudável, genuína, assertiva, diversa e antirracista.” Postou a conta do Black Influence no Instagram
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Sobre a Black Influence:
Agência de publicidade que conecta marcas à maioria da população e dos consumidores brasileiros, através de pessoas e plataformas com poder de influência na comunidade negra e nas periferias
A cantora e compositora Bela Maria, que participou da primeira edição do The Voice Kids Brasil e foi até as quartas de finais do programa, aos 14 anos, lançou, no começo do mês de dezembro, sua nova música ‘O Que Tu Faz Comigo’, que mostra o quanto “eu já cresci e não sou mais a menininha Bela, sou uma mulher e cantora”.
Bela, que canta desde os cinco anos de idade, começou sua vida profissional aos 12. A cantora já participou do máquina da fama, no SBT, e surpreende-se que, até hoje, as pessoas a veja como a mesma criança que subiu nos palcos nacionais da rede globo.
“Estou tentando desvincular essa ideia, quero quebrar a expectativa do fofo ou destinado ao público infantil. Quero que as pessoas olhem para mim e digam ‘que mulher’, quero passar uma representatividade de força, então, essa imagem em estar vinculada ao The Voice Kids atrapalha a imagem da artista que estou me tornando”, explica a cantora.
A jovem, que está com 18 anos de idade, trabalha com música em eventos e diz que sempre sonhou em ver as pessoas escutando o que ela mesma produz. “Não consigo me encaixar em apenas um estilo musical, preciso viajar por todas as áreas que gosto de escutar pra me enxergar das muitas formas que sou, por isso componho de tudo um pouco”, conta a compositora.
A artista não perde a oportunidade de mostrar o quanto cresceu em seus trabalhos nas redes sociais (@belamariaoficial), mostrando tanto suas músicas autorais quanto covers que faz de seus cantores inspirações e já apareceu cantando de Beyoncé a músicas de seu estado natal, Pernambuco.
Com a direção de Pedro José Uchôa e a produção da ‘Que Tau? Produções’, a artista está soltando aos poucos uma coletânea videoclipes produzidos em casa durante a pandemia que darão vida aos novos singles. No total, ela já lançou duas musicas autorais nesse período “Mal Resolvido” e “O que tu faz comigo”.