Helaine Martins, criadora do ‘Entreviste um Negro’, morre aos 41 anos

0
Helaine Martins, criadora do ‘Entreviste um Negro’, morre aos 41 anos
Foto: Reprodução Instagram

A jornalista sofreu uma parada cardiorrespiratória no último sábado (3). Enterro será na próxima terça (6).

A jornalista Helaine Martins, criadora do projeto Entreviste um Negro, faleceu no último sábado, ao sofrer uma parada cardiorrespiratória. Helaine tinha 41 anos e morava em São Paulo. O Entreviste um Negro era um de seus principais projetos profissionais – ao lado da Agência Mandê – e tinha o objetivo de tornar o jornalismo mais inclusivo, com a presença de profissionais negros como fontes de matérias jornalísticas em todos os temas, não apenas quando o assunto fosse racismo e questões raciais.

“A Helaine Martins conseguiu colocar em prática o anseio de todos os jornalistas negros e não negros, que reconhecem a existência de potências negras que possam falar de temas que não seja apenas racismo e preconceito. O Entreviste um Negro é sem dúvida um dos principais projetos de comunicação do jornalismo contemporâneo”, diz Silvia Nascimento, editora-chefe do Mundo Negro, que foi parceiro do projeto de Helaine durante três anos.

Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Pará, trabalhou como assessora de comunicação em órgãos de governo no Pará, mas foi em São Paulo que solidificou sua trajetória profissional como redatora freelancer de vários veículos, sempre pautando conteúdos voltados para a narrativa de histórias de vida e impacto social, em especial gênero, raça e educação.

Recentemente, ela havia se tornado editora do Expresso Na Perifa, projeto do jornal Estadão em parceria com a 99, empresa de tecnologia ligada à mobilidade. A iniciativa foi ao ar no último dia 2 e oferece conteúdo jornalístico feito a partir do olhar de quem mora na periferia.

“O Expresso Na Perifa representa o desejo e compromisso de romper com a ideia diariamente reforçada de uma periferia estereotipada, estigmatizada, com uma história única”, afirmou ela ao Estadão na última semana.

O velório de Helaine será na próxima terça-feira (6), no Cemitério Memorial Santo André, em Santo André (SP).

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display