Grupo de 45 empresas se compromete a gerar 10 mil novas vagas de liderança para pessoas negras

0
347

Compromisso também prevê capacitação para 3 milhões de pessoas até 2030. Investimento será de R$ 15 milhões por ano, nos próximos 3 anos.

Apostando na atuação conjunta de empresas para combate ao racismo, o MOVER, Movimento pela Equidade Racial, uma iniciativa que reúne, atualmente, 45  grandes empresas do país e multinacionais pretende gerar 10 mil novas posições de liderança para pessoas negras e criar oportunidades para 3 milhões de pessoas nos próximos anos por meio de ações práticas. O investimento soma R$ 15 milhões por ano, nos próximos 3 anos.

Formado por Alcoa, Aliansce Sonae, Align, Ambev, Americanas, Arcos Dorados-McDonald’s, Atento, Bain & Company, BRF, Cargill, Coca-Cola Brasil, Colgate-Palmolive, CSN, Danone, Descomplica, DHL Supply Chain, Diageo, Disney, EF, General Mills, Gerdau, GPA, Grupo Boticário, Grupo Carrefour Brasil, Heineken, JBS, Kellogg, Klabin, Kraft Heinz, L’Oréal Brasil, Lojas Renner, Magalu, Manserv, Marfrig, MARS, Michelin, Mondelëz International, Moove, Nestlé, PepsiCo, Petz, Sodexo, Tenda, Vale e Via, o MOVER, tem como premissa construir juntos. “Nós pretendemos transformar o agora, onde fazer é melhor do que falar e onde ouvir é a melhor forma de aprender. Para mudar o agora, é preciso movimento. Assim como é necessário aproximar todo mundo para essa conversa. As questões raciais não são apenas para pessoas negras, são sobre pessoas brancas também”, diz o manifesto assinado por todas as empresas.

No documento, todas as companhias envolvidas assumem um compromisso público como agentes de transformação para evoluir coletivamente na jornada antirracista, de forma propositiva, com toda a sua cadeia de valor, juntando forças. A união das empresas no MOVER conta com a participação ativa dos CEOs na tomada de decisão e visa acelerar os processos de transformação existentes nas companhias integrantes e impactar efetivamente a sociedade. Para isso, o movimento busca agregar mais empresas interessadas em juntar-se à iniciativa para ampliar as ações e debates e que queiram aprender e compartilhar experiências e boas práticas e transformar o hoje para um amanhã melhor.

Pautado por ações transversais, o movimento envolve processos, estruturas, mudança cultural e investimentos em capacitação, treinamento e geração de empregos e metas progressivas até 2030, por meio de três pilares: Liderança, Emprego e Capacitação e Conscientização.

No pilar Liderança, o compromisso do MOVER é trabalhar para a geração de 10 mil novas posições para pessoas negras em cargos de liderança (supervisão, coordenação, gerência, diretoria e C-levels) até 2030, por meio de modelos inclusivos de recrutamento e desenvolvimento. No campo de Emprego e Capacitação, as ações planejadas têm como meta gerar oportunidade para 3 milhões de pessoas, por meio da oferta de cursos, apoios e networkings com pessoas empreendedoras negras, entre outras ações. Já no pilar Conscientização, o Movimento pretende ser uma plataforma e ferramenta de apoio na meta de ter uma população conscientizada quanto ao racismo, com comunicação em mídias e pontos de venda, além de desenvolver o Guia de Comunicação.

O grupo empregará o potencial de impacto com colaboradores – juntas, as 45 empresas empregam 1,2 milhão de pessoas – para realizar iniciativas importantes dentro e fora das empresas, exercendo impacto em diversos segmentos da sociedade, como educação, empreendedorismo e geração de emprego e renda. Uma das ações internas do MOVER é criar princípios orientadores com ações transversais, envolvendo processos, estruturas e mudança cultural.

O manifesto completo e informações sobre as três frentes da iniciativa estão disponíveis no hotsite do MOVER (www.somosmover.org).

Comments