Google lança central de insights especial para o Dia da Visibilidade Trans

0
583
Cantora Urias, uma das personalidades trans brasileiras mais buscadas

O Google Trends lançou nesta sexta-feira (29), Dia Nacional da Visibilidade Trans, uma central de insights dedicada a data. A página destaca temas relevantes para o movimento, como a busca por direitos, o interesse por personalidades trans, e também o interesse de busca por desafios enfrentados pela comunidade trans no Brasil. 

A central busca ainda destacar o interesse por pessoas trans que romperam barreiras e conquistaram posições inéditas, como se observa no ranking de termos mais buscados associados à frase “Primeiro/a… trans”:

  1. Primeira modelo trans
  2. Primeira transexual brasileira
  3. Primeira miss trans
  4. Primeiro homem trans
  5. Primeira trans eleita
  6. Primeiro transexual brasileiro
  7. Primeira trans comissária
  8. Primeira mãe transexual
  9. Primeira doutora trans
  10. Primeira transexual mulher

Já as personalidades trans brasileiras mais buscadas, desde 2004, no Brasil, são:

  1. Thammy Miranda
  2. Laerte Coutinho
  3. Roberta Close
  4. Léo Áquilla
  5. Rogéria
  6. Urias
  7. Liniker
  8. Lea T
  9. Ariadna Arantes
  10. Luisa Marilac

Em 2020, as buscas por transexualidade dentro da vertical de política bateram recorde em novembro, mês das eleições municipais. Vereador em São Paulo, Thammy Miranda foi a pessoa trans eleita mais buscada em todo o país. Seu nome sozinho concentrou 53% das consultas realizadas pelas cinco pessoas trans eleitas mais buscadas desde novembro de 2020. Na sequência, aparecem Dandara (27%), Duda Salabert (11%), Maria Regina (5%) e Erika Hilton (4%).

Com o passar dos anos, o movimento trans conquistou cada vez mais espaço nas discussões dos brasileiros, em conjunto com a conquista de direitos como o nome social. Isso também se refletiu nas Buscas:

O direito ao nome social é um dos maiores em termos de interesse de busca dentro desse escopo. As perguntas mais buscadas sobre “nome social”, entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021, são:

  1. O que é o nome social?
  2. Como usar o nome social na escola?
  3. Como funciona o nome social do Enem?
  4. Como funciona o nome social em órgãos públicos?
  5. É aceitável usar o nome social na identidade?

Vale ressaltar que com o avanço das discussões sobre gênero, os termos “Cisgeneridade”, “Genderqueer”, “Identidade de gênero” e “Gênero binário” ganharam força na Busca. O gráfico abaixo ilustra o crescimento desses termos desde meados de 2015.

Não podemos esquecer, no entanto, que o Brasil é o país que mais mata transexuais no mundo. Ele é, também, o país que demonstra maior interesse de busca pelo termo “transfobia” nos últimos 12 meses, sendo seguido por Reino Unido, Nova Zelândia, Chile e Austrália

Comments