Google Doodle homenageia a sambista Jovelina Pérola Negra

0
Google Doodle homenageia a sambista Jovelina Pérola Negra
Foto: Divulgação/Google

O Google Doodle homenageou a Jovelina Pérola Negra, uma grande referência feminina no partido alto, que faria 78 anos neste 21 de julho. A ilustração na página inicial do site, mostra a cantora acompanhada de sua banda ao fundo, foi produzida pela artista carioca La Minna.

Nascida no Rio de Janeiro, Jovelina Faria Belfort cresceu cantando e dançando samba no bairro Belford Roxo. Um amigo que sugeriu o nome artístico Jovelina Pérola Negra, pela sua cor, seu estilo único de graciosas improvisações e uma voz profunda. 

A sambista trabalhou como empregada doméstica até os 40 anos e frequentava a escola de samba do Império Romano. Cantava nas festas de samba e pagode nos subúrbios do Rio de Janeiro.

Após ser descoberta por um produtor local, Pérola Negra gravou e compôs três músicas para o seu primeiro LP “Raça Brasileira“, em 1985, junto com outros artistas no subgênero do samba partido-alto. Entre as músicas compostas, que são famosas até hoje, foi “Bagaço da Laranja”, uma parceria com Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho, e “Feirinha da Pavuna”.

Jovelina Pérola Negra (Foto: Divulgação)

O sucesso foi tanto, que a gravadora RGE a convidou para gravar o seu primeiro LP solo no mesmo ano, auto-intitulado “Pérola Negra“, ainda mais aclamado. Assim como retratada no Doodle, seu álbum contém cavaquinho e ukulele. 

Ao longo da carreira, Jovelina lançou mais quatro discos individuais e experimentando diferentes gêneros, como o samba-canção, ritmo mais lento e ganhou um disco de platina. Com sucesso internacional, ela se apresentou em diversos países como Angola, França e Japão.

A carreira foi interrompida após onze anos de sucesso, quando faleceu devido devido a um infarto fulminante no dia 2 de novembro de 1998.

Em 2016, o Ministério da Cultura concedeu à sambista a Ordem do Mérito Cultural. Suas músicas estão disponíveis em todas as plataformas de streaming e em lojas de discos pelo mundo. 

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display