Para celebrar a Semana do Afroempreendedor, o Google está lançando iniciativas de apoio à comunidade negra, que incluem treinamentos e apoio financeiro por meio do Google.org, braço filantrópico do Google. Além de anunciar a nova edição do Black Ads Academy, voltado para ajudar afroempreendedores a usar o marketing digital para navegar neste momento de incerteza, a empresa vai destinar cerca de R$ 2,5 milhões a ONGs focadas em projetos para combater a violência policial e o genocídio de pessoas negras no Brasil.
As novidades têm o intuito de ajudar os 14 milhões de empreendedores negros no Brasil – que estão dentre os mais afetados pela pandemia da COVID-19, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
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“As dificuldades trazidas pelo momento atual, somadas ao racismo estrutural, fazem com que os empreendedores negros formem uma das comunidades mais impactadas pela pandemia da COVID-19”, afirma Christiane Silva Pinto, gerente de marketing de produto para pequenas e médias empresas do Google Brasil. “As iniciativas anunciadas hoje tem o objetivo de valorizar o esforço diário dos afroempreendedores que lutam todos os dias para manter seus negócios vivos.”
Confira abaixo os detalhes dos principais anúncios
Black Ads Academy:
Em setembro, o Google realizará a nova edição do Black Ads Academy, um projeto idealizado pelo Google com o objetivo de desenvolver habilidades em Marketing Digital e criar oportunidades para empreendedores e profissionais negros no mercado de publicidade.
Neste ano, o projeto contará com a parceria das organizações sem fins lucrativos Diver.SSA, FA.VELA e Instituto GUETTO, que serão responsáveis pelos workshops sobre empreendedorismo e desenvolvimento de carreira. Além disso, o programa será realizado no ambiente digital, permitindo a participação de candidatos de todo o país. Para se inscrever, gratuitamente, basta acessar o preencher o formulário até o dia 08/09.
Treinamento na Google Academy:
A Google Academy, hub de educação e conteúdos on-line sobre publicidade digital, receberá uma sessão de treinamento focada nos desafios e necessidades específicas dos afroempreendedores brasileiros. O treinamento ao vivo será ministrado por especialistas de produto do Google em parceria com os AfroGooglers e estará disponível para acesso a partir de 2 de setembro.
Para participar, os interessados devem acessar o site oficial e se inscreverem por meio do formulário. Depois, basta se conectar no dia e horário agendado. Vale ressaltar que todos os conteúdos ficam disponíveis na plataforma, para acessar posteriormente.
Doação do Google.org para ONGs:
O Google.org, braço filantrópico do Google, vai destinar cerca de R$ 2,5 milhões a organizações não governamentais brasileiras focadas em projetos relacionados à justiça racial e em garantir um ambiente seguro para pessoas negras no Brasil. Em breve, as ONGs selecionadas para receber o apoio financeiro serão anunciadas.
Compromissos com equidade racial:
Além dos anúncios, o Google também lança nesta data a versão em português do site de compromissos com a igualdade racial, com as últimas atualizações dos esforços da empresa no mundo todo. Além disso, durante toda a semana, as redes sociais do Google Brasil receberão uma série de publicações além do Manifesto #CoisaDePreto, pela valorização do Afroempreendedor.
Os anúncios realizados somam-se a outras iniciativas de apoio aos empreendedores negros anunciadas recentemente pelo Google no Brasil, como o fundo de R$ 5 milhões para startups fundadas e lideradas por empreendedores negros no Brasil, anunciado em julho pelo Google for Startups. Esta é a primeira vez que o Google investe financeiramente em startups no país e a expectativa é que, inicialmente, sejam realizados cerca de 30 investimentos nos próximos 18 meses, sem qualquer contra-partida. Mais informações sobre o funcionamento do fundo e o processo de seleção das startups serão reveladas no início de setembro.
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